O Eng. Agrícola Fernando Echeandia apresenta a Branica SAC e seus objetivos

Autor: Milayne Ferraz - Data: 11/11/2020

A Revista Aue Irrigação tem a grata satisfação de apresentar a seus leitores um profissional de alto nível, responsável por projetos de irrigação, o Engenheiro Agrícola Fernando Echeandi!

Vamos aprender com ele!

Fernando Echeandia


AuE Irrigação: Conte-nos sobre a sua empresa. Como começou a sua carreira?

Eng. Agrícola Fernando Echeandia: O nome da nossa empresa é Branica SAC, o seu principal objetivo é o desenho, venda e instalação de sistemas de irrigação para a agricultura e jardinagem. Nós estamos dedicados a esta atividade há 10 anos, inicialmente como pessoas independentes, e depois, devido ao crescimento da demanda foi necessário transformar-nos em uma sociedade chamada Branica SAC ou Branica Riegos, que opera na região de Nor-Oriente do Peru, especificamente na região de San Martin, com sede na cidade de Tarapoto, na selva peruana.

AuE Irrigação: Como você escolheu esta profissão? Quais são os seus maiores desafios e as suas maiores alegrias?

Eng. Agrícola Fernando Echeandia: Eu sou engenheiro agrícola e minha formação me dirigiu para me dedicar a esta atividade da engenharia de recursos hídricos, com o desenvolvimento de sistemas de irrigação. Nós concentramos nossos esforços no fornecimento de soluções de irrigação para pequenos agricultores, principalmente de cacau, que têm sido seriamente afetada pela falta de chuvas e redução da produtividade. Esta é um dos nossas maiores alegrias, poder fornecer soluções práticas e acessíveis de irrigação.

AuE Irrigação: Como você estava trabalhando antes de usar o software? Qual foi sua maior dificuldade e o que ganhou com o uso de HydroLANDSCAPE em termos de tempo e de qualidade?

Eng. Agrícola Fernando Echeandia: Inicialmente, trabalhava com planilhas em Excel desenhadas por nós, mas não tínhamos um processo de desenho integrado, tínhamos a desvantagem de processar as informações por partes, ou seja, com AutoCAD separadamente da forma de planilha, o que não foi prático e exigiu mais tempo. Agora, com o uso de HydroLANDSCAPE o processo de desenho se concentra em uma única ferramenta que contém todas as informações, e todo o processo é muito mais rápido e com resultado confiável.

AuE Irrigação: Por que você teve a idéia de usar o HydroLANDSCAPE? No processo de adaptação quão útil foi o curso?

Eng. Agrícola Fernando Echeandia: Chegou no momento em que precisávamos agilizar o processo de desenhar e começamos a procurar ferramentas (softwares) para nos ajudar. Nesse processo, identificamos várias ferramentas, incluindo HydroLANDSCAPE, que experimentamos e decidimos ficar com este software. Tivemos um processo de aprendizagem e adaptação através de um curso bem estruturado por 15 dias, durante o qual fomos acompanhados passo-a-passo pelos profissionais da AuE Software, e resolvendo nossas dúvidas. Agora, já estamos usando o software e quando temos um problema ou uma preocupação, recorremos para o Suporte On Line da AuE, que nos dá a solução rapidamente.

AuE Irrigação: Entre os projetos realizados, qual você acha que foi o melhor? Conte-nos sobre estes projetos.

Eng. Agrícola Fernando Echeandia: Nós não poderíamos escolher um único projeto, porque todos eles têm algo que o fazem destacar, no entanto, os resultados de alguns nos marcou com satisfação.

 Sistema de irrigação por micro aspersão para mudas de rapé


Sistema de irrigação por micro aspersão para mudas de rapé


Foi instalado um novo viveiro para um grande produtor de rapé. O novo viveiro e o sistema de irrigação permite uma irrigação igual e eficiente, que gerou um gramado com melhor desenvolvimento e mais uniforme em tamanho.

 Sistema de irrigação por gotejamento para um pequeno lote de maracujá


Sistema de irrigação por gotejamento para um pequeno lote de maracujá


 Instalação de um sistema de nebulização para um orquidário


Instalação de um sistema de nebulização para um orquidário


Em seguida, a apresentação de um dos nossos projetos mais recentes, desenhados também com HydroLANDSCAPE e pronto para execução.

 Sistema de irrigação por gotejamento cacau num terreno de 2,18 hectares


Sistema de irrigação por gotejamento, numa plantação de cacau, num terreno de 2,18 hectares



AuE Irrigação: Qual é o seu ponto de partida na concepção dos seus projetos?

Eng. Agrícola Fernando Echeandia: Antes do projeto hidráulico, achamos que o ponto de partida para o desenvolvimento de um bom projeto é uma boa e detalhada informação recolhida pelo setor que vamos irrigar. Este começa com uma visita para reconhecer o solo, o cultivo ou espécie de plantas, as características agronômicas, clima (evaporação diária, precipitação), o volume de água disponível, a qualidade da água e do solo. O segundo passo é fazer o levantamento topográfico, perimetral e altimétrico do terreno e todos os detalhes necessários: localização da fonte de água, distância da fonte de água, orientação da plantação. A precisão e riqueza da informação prévia é fundamental para o desenvolvimento do desenho e um sistema bem calculado.

AuE Irrigação:Como vocês tem lutado com a atual situação econômica? Você faz alguma coisa diferente para ter mais visibilidade que sua concorrência?

Eng. Agrícola Fernando Echeandia: É uma pergunta muito importante. Atualmente as mudanças climáticas estão mostrando maior número de soluções concorrentes de irrigação (competição). Nós escolhemos uma estratégia personalizada com os nossos clientes e potenciais clientes:

  • Ouvir ao cliente: ele sabe melhor o problema que tem e o que ele necessita. Isso ajudará a dar uma solução exata para sua necessidade real.

  • Mostrar ao cliente todas as possíveis alternativas em qualidade e preço, vantagens e desvantagens de cada opção e sempre ser claro na definição da nossa posição sobre a opção mais conveniente.

  • Rapidez na apresentação da oferta.

  • Acompanhamento e suporte pós-venda.

  • Estabelecer parcerias com os nossos fornecedores: Exclusividade ou volume de compras vs preço e suporte técnico.


AuE Irrigação: Qual seria a sua recomendação para as pessoas que estão começando na sua área?

  • A nossa primeira recomendação é começar com o tamanho que tenham, ou seja, passando de menos a mais, e gradualmente crescer de acordo com o desenvolvimento da sua atividade.

  • Ter muita paciência e dedicação.

  • Prepare-se bem, com formação contínua, e conhecer o mercado e os concorrentes.

  • Utilizar um software apropriado, como o HydroLANDASCAPE.


AuE Irrigação: Este ponto é livre. Nós criamos este espaço para que o Senhor escreva uma matéria ou texto numa frase escolhida por nós. O tema é "Como um sistema de irrigação projetado perfeitamente e desenhado, pode ajudar ao impacto ambiental e social?".

Eng. Agrícola Fernando Echeandia: A água é um recurso vital para a vida no planeta e para o desenvolvimento das atividades econômicas, mas ao mesmo tempo é um recurso escasso que cada ano que passa está se aproximando de uma disponibilidade de delicada condição, devido à mudança de clima em que todos países estão envolvidos. Nossa tarefa, de uma perspectiva profissional e ética, é dar soluções que sejam eficientes em primeiro lugar, para usar este recurso de forma racional, sem desperdício e que seja economicamente viável para fazer uso dele. A única forma de combinar essas condições é fornecer propostas de irrigação bem calculadas para que o dimensionamento das peças seja precisa no trabalho de distribuição de água e entrega das mesmas plantas, bem como precisas no seu valor econômico. A precisão no desenho permitem que o investimento seja em tamanho adequado e seu retorno no menor tempo possível, o que, juntamente com o aumento da produtividade, resultam em maiores rendimentos para os agricultores e suas famílias, cumprindo o objetivo social da nossa atividade.

Contato:
Branica Riegos
Facebook da Branica Riegos



Veja também:
O Tecnólogo em Irrigação Fabiano Ferrarato e o HydroLANDSCAPE
Apresentamos o projetista Vítor Oliveira, da Casa da Lavoura, Barreiras, BA
Kleber Zanotello, KF Irrigação Comercial Agrícola Ltda: sua experiência em irrigação!
O agrônomo Pablo Henrique da Agromoto Materiais de Irrigação fala sobre os desafios da irrigação


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
9 + 8 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
O Eng. Agrícola Fernando Echeandia apresenta a Branica SAC e seus objetivos
O Eng. Agrícola Fernando Echeandia apresenta a Branica SAC e seus objetivos

O Eng. Agrícola Fernando Echeandia apresenta a Branica SAC e mostra como o HydroLANDSCAPE ajudou a empresa.

Ensino
Veja como foi o 1° Curso de Módulo avançado de irrigação a distância
Veja como foi o 1° Curso de Módulo avançado de irrigação a distância

A AuE realizou seu 1° Curso avançado de irrigação em parceria com o Marcelo Zlochevsky. Veja como foi!

O Paisagismo e as Certificações na Construção Sustentável
O Paisagismo e as Certificações na Construção Sustentável

Veja um pouco acerca das certificações na construção sustentável com o profissional Marcelo Zlochevsky.

Dicas técnicas
HydroLANDSCAPE: Como utilizar a ferramenta grelha
HydroLANDSCAPE: Como utilizar a ferramenta grelha

Veja neste tutorial como utilizar a ferramenta grelha no HydroLANDSCAPE, muito útil para ajudar a referenciar um projeto.

AuE LandOFFICE: Como realizar backup dos arquivos do sistema da  AuE
AuE LandOFFICE: Como realizar backup dos arquivos do sistema da AuE

Veja neste tutorial simples e rápido a maneira correta de realizar o Backup do banco de dados do programa.

HydroLANDSCAPE: Como utilizar a ferramenta de cota automática
HydroLANDSCAPE: Como utilizar a ferramenta de cota automática

Veja neste tutorial como cotar itens automaticamente no programa de maneira simples e rápida!

Notícias
ANA lança aplicativo para facilitar declaração da água utilizada
ANA lança aplicativo para facilitar declaração da água utilizada

Veja mais sobre o DeclaraÁgua, aplicativo que permitirá declaração instantânea de usos da água pelos usuários do recurso.

Cientistas desenvolvem solo com auto irrigação
Cientistas desenvolvem solo com auto irrigação

Veja aqui um pouco sobre um estudo incrível recém publicados acerca de sistemas de irrigação com géis absorventes!

Embrapa lança livro sobre agricultura digital nas cadeias produtivas
Embrapa lança livro sobre agricultura digital nas cadeias produtivas

Veja sobre o lançamento da Embrapa em comemoração aos 35 anos do centro de pesquisa especializado em tecnologia da informação à agricultura.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 1 No 9 / Novembro de 2020

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Riego Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*