Apresentamos o projetista Vítor Oliveira, da Casa da Lavoura, Barreiras, BA
Autor: Regina Motta - Data: 10/07/2020
A Revista AueIrrigação tem o prazer de apresentar a você, leitor amigo, o técnico agrícola e projetista Vítor Oliveira, da Casa da Lavoura, Barreiras, BA. Vamos conhecer e aprender com a sua experiência!
AueIrrigação: Fale um pouco sobre você, sua formação, trajetória e de seu trabalho e empresa.
Atualmente sou projetista na empresa Casa da Lavoura, comecei meu trabalho como técnico agrícola em uma fazenda aqui no Oeste da Bahia depois tive meu primeiro contato com irrigação para paisagismo através de um curso de irrigação ministrado pelo Giacóia Neto e sua equipe (Rain Bird), em Florianópolis, essa parceria me apresentou a Aue Paisagismo, a qual uso o software HydroLANDSCAPE há quase cinco anos. Hoje com 22 anos, estou concluindo o curso de Agronomia com foco principal em irrigação e com inúmeras obras instaladas na região Oeste da Bahia, chegando até regiões como Tocantins. Minha trajetória no mundo da irrigação é inspirada em parceiros como o José Giacóia Neto, International Business Manager Americas da Rain Bird.
AueIrrigação: Como é o mercado na sua região? Quais os pontos positivos e as dificuldades que encontra neste mercado?
O mercado na região Oeste da Bahia é diversificado, municípios como Luis Eduardo Magalhães e São Desidério, tem uma das maiores produções de soja, milho e algodão da Bahia, além disso aqui na região de Barreiras culturas como, mamão, banana, melancia, maracujá além das olerícolas. Além disso existe o mercado de confinamentos de gado, recém explorado, a qual já temos irrigação automática instalada dando conforto térmico aos animais e consequente ganho de peso, e por fim, sem dúvida, o mais difícil de projetar, o mercado de irrigação para paisagismo, onde temos o prazer de ter grandes, médias e pequenas obras instaladas aqui na região.
Contudo apesar de temos esse rico mercado, ainda temos problemas com déficit de profissionais de montagem especializada na região, além de dificuldades com logísticas, principalmente quando se trata de irrigação agrícola, onde o volume de materiais é significativamente alto.
AueIrrigação: Como você enxerga a importância da irrigação no mercado de paisagismo e agricultura no Brasil?
A irrigação é uma ciência que fornece água na quantidade e na hora correta, contudo ainda temos muito que explorar dessa fonte, eu vejo a irrigação como a resposta para cultivar em locais “inexploráveis”, exemplo das regiões áridas de Israel, porém não é tudo, temos muito que evoluir, porque além da irrigação temos que lembrar dos cuidado dos solo, planta e nutrição vegetal. Sem esses pilares não funcionará de forma eficiente e sustentável.
Com irrigação para Jardins não é diferente, porém inserida em um mercado diferente, nela o empreendimento é valorizado pela beleza, o ambiente se torna aconchegantes, aumenta a utilização da área comum, melhora o microclima e diminui o ruído. Para alguns apenas um jardim, para outros o sonho da sua vida! Contudo a irrigação inteligente se torna a chave para que tudo isso se torne possível.
AueIrrigação: Você é usuário do HydroLANDSCAPE, como o software entrou na sua rotina, como que ele te ajudou ?
O projeto é o ponto de partida para poder orçar, avaliar e é claro, executar da obra. O Hydrolanscape me ajuda a inserir válvulas, cabos, aspersores sprays, rotores, controladores além disso faz a o dimensionamento hidráulico. Hoje é a ferramenta que mais uso no dia a dia e tenho desfrutado a quase cinco desse software, com ele consigo ter agilidade na produção, clareza nos desenhos, e beleza na hora de apresentar para o cliente.
Equipe Casa da Lavoura
PROJETO: JARDIM FAZENDA PUTTON
Cidade: LUIS EDUARDO MAGALHÃES
Propriedade: Antônio Putton
Tamanho: 8.000m² de paisagismo
Você gostará também:
A experiência de Marcelo Zlochevsky, especialista em irrigação
Professor José Alves da UFG fala sobre Irrigação
Eng. Agrônomo Alexander Nunes, da Agroconsulte, fala sobre seus projetos de irrigação
David R. Santos, da DS Projetos e Serviços de Brasília, e a sua experiência na área de irrigação
Questões sobre irrigação por Guilherme Motta de Oliveira
Anterior Próximo