Cientistas desenvolvem solo com auto irrigação
Autor: Milayne Ferraz - Data: 20/11/2020
A partir de um novo estudo recém publicado na ACS Materials Letters, o sistema de irrigação de água atmosférica usa géis super absorventes para capturar água do ar. Assim, quando o solo está aquecido a uma determinada temperatura, os géis liberam água para as plantas, com parte dela voltando ao ar, aumentando a umidade e facilitando o ciclo de colheita.
Segundo o professor associado de ciência dos materiais no Departamento de Walker de engenharia mecânica Guihua Yu, implementar essa agricultura autônoma em áreas de difícil construção de sistemas de irrigação é crucial, uma vez que libera a agricultura da cadeia de abastecimento de água à medida que os recursos ficam mais restritos.
Esquema de sistema auto irrigante
Os solos enriquecidos com gel podem extrair cerca de 3-4 gramas de água a cada grama do solo, portanto, dependendo da safra, aproximadamente 0,1 a 1 quilo de solo já fornece água suficiente para irrigar 1m² de terra. O gel no solo retira água do ar durante períodos frios e úmidos à noite, bem como o calor do dia ativa os mesmo que contêm água para ser liberada no solo.
A equipe realizou experimentos no telhado do prédio do Centro de Ensino de Engenharia da Escola Cockrell na UT Austin para testar o solo. Os cientistas descobriram que o solo enriquecido com gel absorvente era capaz de reter água melhor do que os solos arenosos encontrados em áreas secas e precisava de muito menos água para cultivar plantas.
Sistema auto irrigante
O pesquisador de pós-doutorado no grupo de pesquisa de Yu que liderou o estudo com Xingyi Zhou e Panpan Zhang, Fei Zhao, diz que: “a maior parte do solo é boa o suficiente para suportar o crescimento das plantas, porém a principal limitação é a água, por isso queríamos desenvolver um solo que pudesse captar água do ar ambiente.”
Por fim, os pesquisadores vislumbram outras aplicações da tecnologia, como por exemplo ser utilizada para resfriar potencialmente painéis solares. Além disso poderia expandir o acesso à água potável, com sistemas individuais ou para famílias.
Fonte: tempo.com
Veja também:
Você conhece o Atlas Irrigação? Pode lhe ser muito útil
Qual a diferença entre métodos e sistemas de irrigação?
Mercado de irrigação automatizada chegará a US$ 6,7 bi até 2025
A importância da utilização de sistemas de irrigação mais eficientes no Brasil
Anterior Próximo