Tecnologia na Irrigação para reduzir os custos de produção
Autor: Josué Magrani - Data: 11/11/2022
Além da instabilidade financeira que temos vivido, os problemas relacionados à mudanças climáticas são grandes responsáveis por uma queda na produção agrícola e, por consequência, os lucros. Enquanto nações se reúnem na COP27 para tentar traçar metas de redução no grau de poluição que cada país produz, na tentativa de reverter este processo de aquecimento global, os agricultores também precisam se adiantar e desenvolver novas técnicas que possibilitem reduzir os custos de produção, ao mesmo tempo que aumentam o rendimento de suas culturas. Para isso, uma das formas que mais tem tido investimento é a irrigação.
imagem disponível em Freepik.com
Na edição deste mês de novembro, relatamos um exemplo de investimento com Hilho de Carvalho, um produtor mato-grossense que, através de um sistema de irrigação por aspersão, conseguiu aumentar sua produção de leite em cerca de 30%.
Outros dados para se tomar nota são justamente qual a melhor época do ano para se plantar algum produto específico, utilizando previsões meteorológicas de forma que esse possa crescer maior e melhor. Para isso, podemos utilizar serviços como o Irrimet que possuem ferramentas de cronogramas de irrigação que preveem dados como janelas de pulverização e as condições do campo.
imagem disponível em Freepik.com
Outros programas que podem auxiliar neste processo são o HydroLANDSCAPE, responsável pela criação de projetos de irrigação de forma rápida, segura e matematicamente precisa, além do LandMANAGER, outro produto da AuE Software que tem por função o gerenciamento e organização do trabalho no campo.
Veja também:
Investimento em sistema de irrigação resulta no aumento da produção de leite, afirma produtor
Como a irrigação influencia na doçura dos frutos?
Captação de água da chuva para Irrigação
Anterior Próximo