Investimento em sistema de irrigação resulta no aumento da produção de leite, afirma produtor
Autor: Josué Magrani - Data: 10/11/2022
Hilho Hungria de Carvalho, um produtor rural de Pontes de Lacerda - MT, decidiu implantar um sistema de irrigação em sua propriedade localizada na Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz Cerro Azul com a assistência da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) a fim de aumentar a produção de leite. Seu trabalho começou no mês de maio e já apresentou resultados.
O Sítio Paraíso, nome de sua propriedade, teve dois hectares contemplados pelo plantio do capim BRS capiaçu, onde 18 vacas em lactação a pasto conseguiram produzir cerca de 135 a 140 litros de leite por dia.
O investimento de R$14.000,00 (quatorze mil reais) foi feito durante o período de estiagem e deixou o produtor bem feliz com os resultados, principalmente levando em conta que este período é marcado pela seca. Em suas palavras:
’Nos primeiros meses do ano, fiquei desesperado com o fim das chuvas e não saber o que fazer. Fui orientado a procurar a Empaer e a opção apresentada foi o melhor caminho”.
No início, o sistema de irrigação se limitou a 1 hectare, tendo o segundo recebido também após um tempo. O engenheiro agrônomo responsável pela implementação, Thiago Afonso de Azevedo, explicou o processo, sendo a primeira etapa a visita à propriedade para averiguar a disponibilidade de água, para em seguida implementar o sistema de irrigação por aspersão. Também foi feito um corte na cultivar 110 dias antes da instalação para produzir a silagem. Já o segundo corte se deu 70 dias após a instalação do sistema de irrigação. Estima-se que o aumento da produção de leite tenha sido entre 25% e 30% por conta do capiaçu fornecido ao gado ainda estar fresco.
Todo esse trabalho foi possível devido a parceria com o Consórcio Vale do Guaporé, que vêm trabalhando em diversos outros projetos, e para aqueles interessados em fazer algum investimento em irrigação e se encontrem nesta área podem entrar em contato com o Escritório Local de Pontes e Lacerda, localizado na Rua Ruth Ferreira Mazui, 948 ou pelo telefone (65) 3266-3032.
Veja também:
Fim da Etapa de Votação Popular para o Concurso de VisualPLAN
Acontece neste novembro a vigésima sétima edição da Conferência das Nações (COP 27)
Le Donne Dell Agro 2022 - Evento totalmente focado em mulheres tem data marcada para novembro
Captação de água da chuva para Irrigação
Anterior Próximo