O uso de sistemas de Irrigação em períodos de chuva
Autor: Josué Magrani - Data: 12/01/2023
É necessário projetos de irrigação para períodos de chuva? Com a chegada do verão no Hemisfério sul deu-se início uma estação de chuvas fortes e constantes, devido a isso, muitos acreditam que o uso de sistemas de irrigação se tornam desnecessários, algo que não é bem verdade, e este artigo irá mostrar que mesmo em momentos de abundância de água, o uso de técnicas de irrigação ainda se faz necessário.
Antes de mais nada é válido ressaltar que, apesar de necessária para a sobrevivência das plantas, a água quando em excesso também pode encharcar o solo, trazendo malefícios para elas, alguns exemplos são: erosão, lixiviação dos nutrientes, presença de cogumelos e de mofo, murchidão das folhas, apodrecimento do caule e até mesmo a fuga das minhocas que habitam a terra. Além disso, também pode haver problemas com germinação irregular e compactação do solo ao receber a passagem de máquinas.
Sabendo de tudo isso, quais procedimentos devem ser adquiridos para evitar que o excesso de água das chuvas prejudique a plantação e qual a melhor forma de adotar o uso da irrigação nesses períodos? Isso é o que veremos agora!
Medidas recomendadas
Para otimizar sua plantação e evitar os problemas anteriormente citados, o produtor deverá primeiramente estudar bem o seu solo para saber quais são suas condições e também o que esperar durante os períodos de chuva para se preparar. Ficam recomendadas:
Áreas com melhor drenagem: É importante que o solo consiga drenar parte da água que recebe, por isso, é ideal a utilização de solos menos argilosos para culturas mais suscetíveis aos problemas já citados.Plantio direto: consiste em não arar ou gradar o solo, deixando os restos da última colheita no solo ao começar uma nova plantação. Desta forma, estas sobras irão proteger o solo durante as chuvas, evitando encharcamentos.Outras dicas: É indicado também fazer um planejamento otimizado para o uso do maquinário utilizado na lavoura a fim de evitar a compactação do solo, além de utilizar softwares que indicam o melhor momento para se plantar e também as condições climáticas como previsão do tempo.
Como utilizar a Irrigação em períodos de chuva
Devido a “rega” natural por parte da chuva, a irrigação com o objetivo de regar as plantas se torna desnecessária, mas isso não significa que o sistema fica totalmente inutilizável, pelo contrário, ele recebe uma função de igual importância, pois como dito anteriormente, as chuvas podem “varrer” os nutrientes do solo, deixando-o pobre e incapaz de manter um crescimento forte e saudável das plantas. Por isso, é importante que se use o sistema de irrigação para fazer a nutrirrigação ou mesmo fertirrigação do solo. Através de um sistema de gotejamento, é possível restituir estes nutrientes perdidos aplicando-os diretamente nas raízes das plantas.
Alguns estudos mostram que a utilização da fertirrigação e da nutrirrigação por gotejamento auxiliou durante períodos de chuva aumentando a produtividade da lavoura em até 100% no Sul do Brasil entre 2015/2016. Outra questão que vale ser ressaltada é que mesmo em épocas de chuva podem haver espaços de dias sem que caia água do céu, o que pode fazer com que o solo volte a ficar ressecado e necessitando de irrigação.
Por último, podemos ainda citar a possibilidade de instalação de sistemas que captam a água das chuvas a fim de criar um estoque para reaproveitá-las em períodos de maior seca, possibilitando uma produção agrícola mais sustentável.
Veja Também!
O processo de Irrigação nos campos de futebol do Catar
Projetista Lucas de Sales comenta diferença entre irrigação com poços e empresas de abastecimento
Como a irrigação influencia na doçura dos frutos?
Anterior Próximo