Desafios do Agronegócio de 2023
Autor: Josué Magrani - Data: 12/01/2023
O ano de 2022 foi de grande produtividade e crescimento para o agronegócio brasiuleiro, pois mesmo enfrentando obstáculos como o conflito entre a Rússia e a Ucrânia que balançou a economia internacional, ainda conseguiu números impressionantes durante os últimos 12 meses. Já para 2023, alguns desafios se apresentarão, principalmente no que diz respeito às exportações, já em relação a produção, o ano vigente promete bonança, estima-se que somente entre o cultivo de cereais, grãos e leguminosas, teremos um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, somando uma safra de 312,2 milhões de toneladas.
Imagem de jcomp encontrada em Freepik.com
Os maiores desafios então devem ser observados em outras áreas do setor, estima-se uma expansão de 2,5% no PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio em relação ao ano passado (dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Apesar de haver crescimento, estes números não são o suficiente para cobrir os aumentos do custo de produção que também sofreram alta dos preços nos últimos 12 meses , destacando aqui os principais insumos que chegaram a dobrar de valor. Assim, mesmo com o aparente crescimento do PIB, projeta-se uma queda de 4,1%.
Outros dados que ainda valem ser ressaltados são os do embarque de produtos pecuários, outro setor do qual estima-se crescimento de 2,7% pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) para 2023.
Imagem de wirestock encontrada em Freepik.com
No que diz respeito às relações internacionais, o Brasil também terá que se adaptar às novas políticas externas para países importadores e exportadores de produtos agropecuários como da União Europeia, por exemplo, que implementou uma nova regulamentação para desmatamento, mas neste assunto o Brasil já aparenta estar se adaptando aos poucos para não ficar para trás, através de um planejamento de novas políticas que incentivem cada vez mais a produção sustentável adotando uma transição para uma economia de baixo carbono com o objetivo de retomar o papel do país como a potência política, econômica e ecológica na América do Sul.
O Brasil ainda terá que enfrentar uma possível queda no preço das commodities neste ano, que juntamente com o já citado aumento nos custos de produção, que ainda não tem data para se estabilizar, podem afetar a economia do país.
Veja Também!
O processo de Irrigação nos campos de futebol do Catar
Projetista Lucas de Sales comenta diferença entre irrigação com poços e empresas de abastecimento
Como a irrigação influencia na doçura dos frutos?
Anterior Próximo