Água e vida: um binômio essencial
Autor: Regina Motta - Data: 10/07/2020
E m relatório divulgado em março de 2019, a ONU informa que mais de dois bilhões de pessoas não têm acesso à água potável e mais de quatro bilhões não tem acesso à esgoto sanitário!
Inovações e tecnologias são cada vez mais essenciais neste momento, tanto para garantir a perenidade da agricultura, como para proteger o planeta das mudanças climáticas.
Alguns países como Israel, que sempre conviveram com a escassez de água, utilizam a irrigação por gotejamento, vem sendo utilizada há décadas com muito sucesso.
Este modelo de irrigação começou na Inglaterra, nos anos 40, e foi se expandindo depois da invenção do plástico que facilitou a criação dos canos de irrigação. Hoje é utilizado no cultivo de cereais, flores, algodão, hortaliças, frutas, cana-de-açúcar, vinhedos, grãos, entre outros.
A irrigação por gotejamento tem como principal vantagem a economia dos recursos hídricos, pois oferece total controle da água utilizada, garantindo que será colocada no solo exatamente na quantidade necessária.
Neste sistema utiliza-se gotejadores com tecnologia autocompensante (que controlam a vazão) e anti-sifão (que impedem a entrada de partículas do solo).
Os gotejadores são inseridos em tubos de polietileno que podem ser colocados na superfície do solo ou enterrados, dependendo da forma de manejo da cultura que será irrigada.
O uso da tecnologia é a esperança da manutenção da vida no planeta!
Mais Informações: O uso da tecnologia é a esperança da manutenção da vida no planeta
Veja Também:
O Dia do Agricultor faz 100 anos
Boas práticas no cálculo da lâmina de água em sistemas de irrigação
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Anterior Próximo