O Dia do Agricultor faz 100 anos
Autor: Regina Motta - Data: 10/07/2020
O Presidente Juscelino Kubitschek nomeou esta data, 28 de julho, como Dia do Agricultor, para comemorar os 100 anos do Ministério da Agricultura, homenageando aqueles que são responsáveis pela alimentação do país e garantem seu crescimento econômico.
Hoje, a tecnologia de irrigação, permite que o Brasil se destaque no mundo como provedor de alimentos para inúmeras nações. Um dos pilares desta produção se encontra na tecnologia de irrigação, uma invenção moderna e que está sendo responsável pelo crescimento de nossa agricultura. Ela permite o uso mais sustentável da água, de acordo com o tipo de solo, e as datas de plantio e a tecnologia combinará automaticamente esses dados com informações meteorológicas precisas e dados históricos de irrigação do campo.
Se fizermos um estudo do passado veremos que as cidades surgiram a cerca de 7 mil anos quando os humanos deixaram de ser nômades. Antes das cidades, entre 50 mil anos ac e 7 mil anos AC a humanidade já conhecia o barco, a mineração, o arco e flexa, agulha e costura, e a cerâmica.
Os aldeiamentos levaram à necessidade de cultivo de alimentos e a irrigação passou a ser imprescindível.
Na sequencia, em dois mil anos mais, a humanidade inventou o alfabeto, as velas, o arqueduto, a moeda, a régua, o papel, o tear, o arado, sabão, reservatórios, cimento, o pente, o pão, a escrita, a seda, pavimentação de vias, barco a vela, o forno e a roda.
Toda a tecnologia moderna que temos hoje não prescinde da água, que deve ser usada inteligentemente para garantirmos a vida no planeta! Nenhum invento ultra moderno fará com que haja vida se nos faltar água!
Segundo o último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE, estima-se que hoje existem 5.073.324 estabelecimentos agropecuários em atividade no Brasil, e que são responsáveis por levar alimento para a mesa de toda a população brasileira e mundial.
Já foi assim:
WikiMedia
WikiMedia
Wikimedia
Que bom que hoje é assim:
Foto: Balão Aereoporto de Brasília projetista Vítor Oliveira, da Casa da Lavoura, Barreiras, BA
Leia também:
Paisagismo e irrigação automatizada
Entrevista com Guilherme Motta - CEP da AuE Software fala sobre irrigação.
Condomínio em Goiânia é exemplo de como proteger e conviver com as florestas urbanas
Anterior Próximo