Projeto de Irrigação Fazenda Margarida
São dois módulos de 20 hectares, onde as dificuldades desse trabalho são a abertura e fechamento de valeta (chuva), e o transporte da tubulação dentro da área, nos piquetes rotacionados (cerca elétrica), já que o transbordo do material para dentro da área está sendo feito manualmente.
A relação com o cliente foi interessante, ele entrou em contato comigo e marquei uma visita à propriedade. Quando estive na área pela primeira vez, observei que existiam uns piquetes de tifton irrigados com tubulação de engate rápido e mini canhão, espaçamento 24x24, vazamentos, 3 pessoas mudando os tubos de um local para outro, enfim, situação complicada e com baixo rendimento e eficiência. Então, ele solicitou que eu fizesse um projeto de irrigação fixa manual, e assim o fiz.
Com isso, o trabalho passou a ser feito por uma pessoa (apenas abrir e fechar registro), no sistema de aspersão 12 x 12m, com o emissor LOW FLOW da RAIN BIRD. Tentei nesse momento vender a automação, mas não obtive sucesso naquela ocasião. Passados uns 30 dias da irrigação em pleno funcionamento, fui chamado novamente, dessa vez para mudar o sistema de manual para automatizado, e assim fizemos. Passado algum tempo, outra área de tifton foi irrigada automaticamente também. A relação de confiança foi crescendo e até esse momento ainda não o conhecia pessoalmente.
Em outra ocasião, fomos contratados para fazer a irrigação do gramado ao redor da casa e da área de lazer, com aspersores escamoteáveis da RAIN BIRD. Outro serviço veio em seguida, dimensionar e instalar um sistema para fornecimento de água para bebedouros, para atender a pecuária de corte da fazenda. Usamos um sistema com bóia via rádio para atender essa demanda, pois são mais de 3 km a distância da captação até o reservatório elevado, que distribui água para os bebedouros nos piquetes rotacionados.
Chegou o grande momento, a irrigação dos 40 hectares. Visitei a propriedade para medir a vazão disponível para o dimensionamento, e foi nessa ocasião que conheci pessoalmente o cliente, mais de 2 anos depois do início dos trabalhos.
A solicitação do cliente é aquela velha história ‘’tem que ser bom e barato’’. Eu disse que isso não existe!!! A demanda hídrica foi discutida com o agrônomo que presta assistência na fazenda, e assim o projeto foi dimensionado. Como é um pasto com corredor central, temos dois lados, direito e esquerdo, cada área com mais ou menos 20 hectares. Fiz dois projetos, um para cada área, sendo módulos independentes. Para cada módulo de 20 hectares temos 16 setores, dois conjuntos moto-bombas de 15 CV, aspersores LOW FLOW espaçados de 15 x 15m, automação RAIN BIRD, válvulas RIVULIS etc.
O terreno é plano e comprido, e devido a esse fator, tive que calcular mais aspersores no início da área, e menos no final, visando atender a curva de vazão e pressão da bomba. A distância entre o primeiro e o último setor é em torno de 800m, necessitando atenção no dimensionamento dessa adutora. Devido a área ser plana, não houve necessidade de simular o 3D.
Enfim, quando pensamos em agricultura, a irrigação é importante no sistema de produção, como mais uma ferramenta para aumento de produtividade.