Eng. Agrônomo Alexander Nunes, da Agroconsulte, fala sobre seus projetos de irrigação

Autor: Regina Motta - Data: 25/03/2020

É com muito prazer que apresentamos aos nossos leitores um belo exemplo de trabalho, dedicação e sucesso: Vamos aprender com o Eng. Agrônomo Alexander Nunes Gonçalves, sócio-diretor da empresa AGROCONSULTE COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO LTDA, situada em Sergipe, com lojas nos municípios de Aracaju, Itabaiana e Umbaúba.

Eng. Agrônomo Alexander Nunes Gonçalves



AueIrrigação: Como começou o seu interesse pela área de irrigação? O que o levou à decisão de escolher este caminho tão necessário à qualidade de vida das pessoas e ao bem do Planeta em que vivemos?
Sou Engenheiro Agrônomo, especialista em Engenharia de Irrigação Pressurizada, com graduação e pós pela Universidade Federal de Sergipe. Durante a faculdade me identifiquei bastante com as disciplinas de pastagens e bovinocultura, e sendo assim, comecei a buscar mais informações sobre tais assuntos. Após a formatura, consegui através do Prof. Dr. Veronaldo Souza de Oliveira, um estágio no departamento de irrigação da empresa J. C. BARRETTO FERTILIZANTES S/A, atuante no seguimento agropecuário (misturadora de fertilizantes, defensivos, sementes, fertilizantes, produtos veterinários etc), que na época possuía mais de 12 lojas nos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. Foi nesse momento que despertou minha paixão por irrigação, pois até então, essa disciplina tinha sido como outra qualquer.

Estamos no Nordeste, e a falta de chuvas regulares é uma realidade corriqueira. A irrigação, quando bem planejada, torna-se uma alternativa para ajudar a garantir a produção econômica de uma determinada cultura, trazer conforto térmico para animais, e é indispensável para a manutenção de jardins, campos de futebol, paredes verdes etc.

AueIrrigação: Qual é a sua empresa? Gostaríamos de conhecer um pouco de seu trabalho.
A AGROCONSULTE COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO LTDA tem um portfólio de produtos e serviços voltados para a agricultura. Nosso time é formado por engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, que atuam nas lojas e no campo. Trabalhamos com defensivos, sementes, fertilizantes, substrato, irrigação etc.

Somos distribuidores de grandes marcas, dentre elas Rain Bird, Sakata, Santa Helena Sementes, Matsuda, GiroAgro, Helm, Rivulis, Ourofino, Carolina Soil, e outros parceiros como Amanco, Irritec, Implebrás, Schneider, Viqua, PTI, Rotam, Cropchem etc.

Uma das vertentes de nossa empresa é a irrigação, onde sou o responsável técnico por esse setor. Dimensionamos e instalamos sistemas de irrigação agrícola (aspersão, gotejamento e microaspersão) e paisagística (jardins, paredes verdes, campos de futebol).



AueIrrigação: Houve dificuldades no início? Quais foram? Como as venceu?
Lembro como se fosse hoje, papel milimetrado, esquadro, transferidor, planilha em excel, etc, eram uma constante no meu dia a dia. Dimensionar projetos era bem trabalhoso, ao mesmo tempo, sempre foi e é gratificante.

Uma das dificuldades foi colocar em prática o conhecimento adquirido na faculdade, onde a teoria foi bem explorada, mas a prática não acompanhou o mesmo desempenho.

Quando me deparei pela primeira vez observando o estoque de irrigação na loja, me fiz uma pergunta: Puts, para que serve tanta conexão? Onde vou utilizar isso?

Tive dois professores de irrigação: Professor Doutor Antenor de Oliveira Aguiar Neto (UFS) e o eng.º agrônomo João Camilo Chequer (J. C. BARRETTO); também não poderia esquecer do meu saudoso colega Álvaro, pessoas que me ajudaram a iniciar nessa atividade que até hoje me satisfaz profissionalmente.

Cada projeto é um desafio, com suas particularidades, e ao longo desses 21 anos, já vi e fiz muitos, onde cada um serviu para meu conhecimento e aprimoramento. Além disso, participei de vários cursos e treinamentos em grandes empresas fabricantes de irrigação, como também, acompanhei montagens de grandes obras, aprendendo com os montadores os segredos do campo, suas adaptações e soluções.

AueIrrigação: Você é usuário do HydroLANDSCAPE. O que mudou em seu trabalho com o uso do software?
Depois do papel milimetrado veio o Autocad, e o uso contínuo da planilha em excel para o cálculo hidráulico da linha principal, laterais, emissores etc.

De repente, encontrei um software que seria meu companheiro nesse árduo trabalho de dimensionamento, o HydroLANDSCAPE, que tornou a elaboração muito mais rápida, rica em detalhes, confiável, e que ainda me traz uma relação de materiais, enfim, fantástico!!!

AueIrrigação: Como vender o projeto de irrigação?

O cliente tem que DESEJAR, essa é a palavra que uso com frequência para vender qualquer coisa. Quando digo desejo, o que tento estimular o cliente a pensar é o seguinte: eu preciso ter um sistema de irrigação para (produzir mais, ter meu gramado perfeito), preciso ter para (não perder minha produção e não ter meu gramado prejudicado); o desejo faz despertar no cliente, ao adquirir o produto, a sensação da alegria, e ao mesmo tempo, a sensação de evitar a tristeza, pois quando consigo isso, o caminho para fechamento do negócio fica menos difícil.

Depois disso, temos a argumentação de um bom projeto, materiais de qualidade, equipe qualificada etc, que ajudam na negociação.

Fizemos panfletagens em condomínios, conversamos com engenheiros, arquitetos, paisagistas, construtoras, e com o passar do tempo e dedicação, nossa empresa vem conseguindo se destacar nesse mercado.
Hoje, nossas referências são os clientes que atendemos, e as ferramenta de divulgação são o site (www.agroconsulte.com.br) e o INSTAGRAM (agroconsulte_sergipe).

Projeto de Irrigação Fazenda Margarida
São dois módulos de 20 hectares, onde as dificuldades desse trabalho são a abertura e fechamento de valeta (chuva), e o transporte da tubulação dentro da área, nos piquetes rotacionados (cerca elétrica), já que o transbordo do material para dentro da área está sendo feito manualmente.

A relação com o cliente foi interessante, ele entrou em contato comigo e marquei uma visita à propriedade. Quando estive na área pela primeira vez, observei que existiam uns piquetes de tifton irrigados com tubulação de engate rápido e mini canhão, espaçamento 24x24, vazamentos, 3 pessoas mudando os tubos de um local para outro, enfim, situação complicada e com baixo rendimento e eficiência. Então, ele solicitou que eu fizesse um projeto de irrigação fixa manual, e assim o fiz.

Com isso, o trabalho passou a ser feito por uma pessoa (apenas abrir e fechar registro), no sistema de aspersão 12 x 12m, com o emissor LOW FLOW da RAIN BIRD. Tentei nesse momento vender a automação, mas não obtive sucesso naquela ocasião. Passados uns 30 dias da irrigação em pleno funcionamento, fui chamado novamente, dessa vez para mudar o sistema de manual para automatizado, e assim fizemos. Passado algum tempo, outra área de tifton foi irrigada automaticamente também. A relação de confiança foi crescendo e até esse momento ainda não o conhecia pessoalmente.

Em outra ocasião, fomos contratados para fazer a irrigação do gramado ao redor da casa e da área de lazer, com aspersores escamoteáveis da RAIN BIRD. Outro serviço veio em seguida, dimensionar e instalar um sistema para fornecimento de água para bebedouros, para atender a pecuária de corte da fazenda. Usamos um sistema com bóia via rádio para atender essa demanda, pois são mais de 3 km a distância da captação até o reservatório elevado, que distribui água para os bebedouros nos piquetes rotacionados.

Chegou o grande momento, a irrigação dos 40 hectares. Visitei a propriedade para medir a vazão disponível para o dimensionamento, e foi nessa ocasião que conheci pessoalmente o cliente, mais de 2 anos depois do início dos trabalhos.

A solicitação do cliente é aquela velha história ‘’tem que ser bom e barato’’. Eu disse que isso não existe!!! A demanda hídrica foi discutida com o agrônomo que presta assistência na fazenda, e assim o projeto foi dimensionado. Como é um pasto com corredor central, temos dois lados, direito e esquerdo, cada área com mais ou menos 20 hectares. Fiz dois projetos, um para cada área, sendo módulos independentes. Para cada módulo de 20 hectares temos 16 setores, dois conjuntos moto-bombas de 15 CV, aspersores LOW FLOW espaçados de 15 x 15m, automação RAIN BIRD, válvulas RIVULIS etc.

O terreno é plano e comprido, e devido a esse fator, tive que calcular mais aspersores no início da área, e menos no final, visando atender a curva de vazão e pressão da bomba. A distância entre o primeiro e o último setor é em torno de 800m, necessitando atenção no dimensionamento dessa adutora. Devido a área ser plana, não houve necessidade de simular o 3D.
Enfim, quando pensamos em agricultura, a irrigação é importante no sistema de produção, como mais uma ferramenta para aumento de produtividade.

Eng. Agrônomo Alexander Nunes Gonçalves



Projeto de Irrigação Fazenda Margarida



Projeto de Irrigação Fazenda Margarida


Projeto de Irrigação Fazenda Margarida



Você gostará também:

A diferença entre pulverizadores (spray) e rotores no HydroLANDSCAPE

Controle de Acesso: Como configurar login para acessar os programas da AuE Software

HydroLANDSCAPE 2018: Corrigindo projeto com diferentes níveis e dimensões

HydroLANDSCAPE 2018: Como incluir fios do controlador no projeto


Compartilhar:



eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Daniel Farias - Data: 30/04/2020 10:10:07

Já prestei assistência ao Alexander, enquanto trabalhava na amanco, sem dúvida é um grande profissional,visionário e com Espírito empreendedor, equipe qualificada e com princípios esplêndidos.
Sucesso e grande abraço.


AuE Responde: Olá Daniel, agradecemos o seu comentário! Continue prestigiando nossa revista!




Entrevista
Eng. Agrônomo Alexander Nunes, da Agroconsulte, fala sobre seus projetos de irrigação
Eng. Agrônomo Alexander Nunes, da Agroconsulte, fala sobre seus projetos de irrigação

Engenheiro Agrônomo, especialista em Engenharia de irrigação pressurizada descreve seu trabalho e como resolve os projetos

Frederico Maia Haun, Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo
Frederico Maia Haun, Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo

Destaco um amadurecimento do nosso mercado, profissionais mais bem qualificados, empresas mais bem estruturadas, um grande potencial de crescimento

Dicas técnicas
HydroLANDSCAPE 2018: Explorando níveis e estudando o terreno no VisualPLAN
HydroLANDSCAPE 2018: Explorando níveis e estudando o terreno no VisualPLAN

Veja um projeto de irrigação do HydroLANDSCAPE com as possibilidades ampliadas pelos programas VisualPLAN e AutoLANDSCAPE

HydroLANDSCAPE 2018: Utilizando níveis simplificados para dimensionar o projeto
HydroLANDSCAPE 2018: Utilizando níveis simplificados para dimensionar o projeto

Veja como inserir curvas de nível estimadas para dimensionar o projeto com mais precisão no HydroLANDSCAPE 2018

HydroLANDSCAPE: Explorando Mapas, Cartas, Curvas de Nível
HydroLANDSCAPE: Explorando Mapas, Cartas, Curvas de Nível

Explorando os conceitos de Mapa, Carta, Curva de Nível e as implicações na irrigação e nos programas HydroLANDSCAPE e VisualPLAN

Notícias
Agronegócio e as Mudanças Tecnológicas
Agronegócio e as Mudanças Tecnológicas

Agronegócio já tem a sua disposição vários softwares que resolvem não só plantio, a colheita, a robótica, os drones e a irrigação

Revista AuE Paisagismo Abril 2020
Revista AuE Paisagismo Abril 2020

Veja a revista AuE Paisagismo de abril de 2020, com outras notícias e novidades.

FiiB 2020 - Novas Datas
FiiB 2020 - Novas Datas

Confirmadas novas datas para o maior evento de Irrigação da America Latina

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 1 No 1 / Março de 2020

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*