Limites mínimos e máximos para o funcionamento de válvulas e aspersores
Autor: Brenda de Melo Esteves - Data: 11/05/2023
Os equipamentos de irrigação só funcionam corretamente operando dentro dos limites mínimos e máximos informados pelo fabricante. Para garantir que seu projeto funcione da forma esperada, o projetista tem de ter o cuidado de não extrapolar estes limites.
Porém, cada fabricante informa a faixa de funcionamento de seus equipamentos de forma diferente em seus catálogos, muitas vezes é difícil deduzir estes valores corretamente.
Imagem de jcomp no Freepik
No mês de fevereiro foi incluído no HydroMANAGER, o recurso Varinha Mágica, ele se localiza na aba especificações do aspersor e especificações da válvula, ao lado dos campos de vazão mínima e máxima.
Este recurso nasceu com a intenção de colocar os valores mínimos e máximos dos campos principais da ficha de cadastro. Ele foi incluído principalmente por causa do cadastro de válvulas, em que nos deparamos com tabelas que adaptavam seus limites mínimos e máximos à todos os itens de uma determinada série, sendo que a tabela de performance do mesmo especificava corretamente o valor pra cada um. Você pode entender mais sobre na matéria Cadastro de válvulas no HydroMANAGER.
Tabela vávula série PGA da Rain Bird
Para usar esse recurso, é necessário que seja realizada anteriormente o cadastro da tabela de performance das válvulas, e dos bocais dos aspersores (o mesmo precisa ser associado).
Tela do HydroMANAGER
Bocal do aspersor cadastrado e associado;Performance da válvula cadastrada.
Logo após, basta clicar no ícone de varinha mágica, que os valores mínimos e máximos irão ser preenchidos automaticamente com os valores buscados na performance cadastrada.
Botão varinha mágica
Foi implementado também, o botão sigma. Esse recurso existe apenas para o cadastro de aspersores, mas tem quase a mesma função.
Ele foi criado pra listar os todos os itens associados a um grupo de bocais. Por isso, antes de clicar nele é necessário que selecione um grupo para que ele possa ler e listar.
O que sai na listagem é:
Número de bocais dentro do grupo;Nomenclatura dos bocais;Vazão mínima e máxima;Pressão mínima e máxima;Raio mínimo e máximo.
Botão sigma do HydroMANAGER
Porém, ao contrário da Varinha mágica, as informações coletadas com o uso desse recurso não preenche automaticamente os campos de origem. Então, é necessário que esse resultado seja copiado e colado para o lugar que eles pertencem.
Veja também:
* Cálculo do comprimento máximo dos gotejadores
* Saiba quais os tipos de aspersores se encontra no mercado
Anterior Próximo