Marconi Oliveira: da Irrigação Agrícola ao Paisagismo
Autor: Giulia Wogel - Data: 22/12/2023
Marconi Cosme Soares de Oliveira é administrador da Império das Bombas, e iniciou sua jornada depois da sua graduação em 1986. De Teresina, Piauí, conta que desde sempre fez parte da empresa de irrigação, já que os dois "nasceram" no mesmo ano, 1963. Quando ele se formou, assumiu a diretoria comercial do negócio que era de seu pai. Hoje nomeada IBombas, a empresa foi pioneira em irrigação agrícola no Piauí e completa 60 anos de tradição no segmento da irrigação.
Agronegócio x Paisagismo
Durante 50 anos desde o início da sua trajetória, a Ibombas tinha o seu foco em irrigação agrícola. Contudo, tudo mudou há 5 anos atrás, quando surgiu uma demanda por rega automática no paisagismo, e a empresa decidiu adequar-se a ela. De acordo com Marconi, a transição de um ramo para o outro foi quase que automática, mesmo depois de tantos anos na área agrícola. Ele conta que o processo foi natural, porém lento, já que foi necessário estudar mais o assunto antes de alavancarem as vendas. A busca por estudo, profissionais, tecnologias e parceiros no âmbito paisagístico foi intensa, e a preocupação estava em adquirir o que tinha de melhor no segmento.
"Hoje se você não tem conhecimento pleno na sua área, você não tem como concorrer, e adquirir esse conhecimento leva tempo. A partir disso, buscamos o que tem de melhor no segmento, como a Rainbird e a AuE Software, com o HydroLANDSCAPE."
Para ele, principalmente depois da pandemia, a procura por residências com jardins maiores e melhores projetados cresceu enormemente. O aumento de ambientes mais verdes na arquitetura refletiu diretamente na irrigação automatizada, que atualmente é mais vantajoso do que a contratação de mão de obra para uma irrigação manual.
"Ou você parte para uma irrigação automatizada, ou você não tem jardim"
Ele continua, afirmando que os maiores desafios de ambas as irrigações agrícolas e paisagística em qualquer projeto, mas especialmente no Piauí, é encontrar plantas ornamentais que sejam compatíveis com o clima, o solo e o mercado. A incidência solar é um fator importante nessa decisão, e não é efetivo escolher a vegetação pela estética se ela vai sofrer com o sol quente. Assim acontece também com as plantações: o que é produzido tem que se adequar às características específicas de cada região, e isso é algo que deve sempre ser considerado na criação do paisagismo, pois a decisão influenciará também o projeto de irrigação.
O dia a dia do serviço de irrigação
Na conversa com Marconi, ele fala também sobre a concorrência, e como em todo negócio, o cliente sempre vai encontrar alguém que faz o serviço por um preço mais barato, porém com menos estrutura e qualidade. Em sua empresa, o processo é completo, a fim de atender todas as necessidades do cliente. Na Império das Bombas, o projeto passa por diversas etapas, entre elas estão:
ProspecçãoVisita inicialCriação de projetoElaboração de uma proposta comercialVenda do projetoInstalação do sistema de irrigaçãoPós-venda com assistência técnica"Quando eu vendo um projeto, eu estou vendendo a realização de um sonho. A casa é motivo de grande realização."
Em relação à venda, Marconi diz que dentro do comércio a primeira coisa a se aprender é lidar com pessoas, pois é algo que você fará constantemente. Ainda, ele relata já ter recusado trabalhos para manter a responsabilidade com o padrão de qualidade da empresa e a satisfação do cliente, se recusando a entregar algo que é feito da forma errada.
"Eu vivo de venda, mas eu vivo mais ainda da satisfação do meu cliente"
A irrigação no PiauÍ
O Piauí é um estado muito rico em água, com um dos maiores lençóis freáticos do mundo. Por isso, mesmo com as altas temperaturas, a crise hídrica não é um problema. Além de uma verdadeira riqueza no subsolo, o estado contém grandes rios perenes, por exemplo o Rio Parnaíba que o corta por inteiro. Mesmo assim, Marconi diz que o desperdício de água é alto. Aqueles que não optam por uma irrigação automatizada não tem a consciência de que a irrigação por mangueira gera um grande desperdício, que com a automatização não acontece, pois o sistema vai aplicar uma quantidade correta de água, sem exageros.
No sul do estado temos o cerrado, com a maior produtividade de soja no brasil. Em função da alta luminosidade e do índice pluviométrico muito regular, é uma região que tem crescido muito independente da irrigação, a qual é mais utilizada, nesses casos, para suprir a possível falta de chuva, não é necessário irrigar durante o ano todo. Contudo, a irrigação é sim necessária até nas regiões de maiores índices pluviométricos, dependendo das culturas de plantio.
A participação do HydroLANDSCAPE
Marconi sempre fez projetos de irrigação, desde a época em que tudo era feito à mão, com pouca disponibilidade técnica no mercado. Ele faz projetos no HydroLanscape desde 2017, e conta que hoje um projeto pequeno é feito quase que imediatamente. Sobre a evolução do programa e de seu uso, ele comentou:
"É uma evolução constante, hoje o sistema está muito diferente de quando começou, e quando começou já era o máximo."
"Hoje trabalhar com profissionalismo dentro do segmento de irrigação é impossível sem o HydroLANDSCAPE e o próprio Autocad"
"Através do HydroLANDSCAPE, tivemos condições de aprimorar nossos projetos. Ele nos deu maior segurança, e essa confiança é transformada em maior ganho porque o erro é minimizado."
Dica para os iniciantes
Para quem está começando, Marconi indica a busca por conhecimento. É importante estudar e se profissionalizar, assim como conhecer toda a cadeia: fornecedores, produtos, mercado... A era do amadorismo acabou, e para ter sucesso hoje a área, se especializar é o melhor caminho. Tal informação, de acordo com ele, deve ser procurada nos melhores profissionais, além de se manter informado das novidades por meio de fontes confiáveis e de excelência.
"Você tem muito conhecimento para absorver. Ninguém sabe tudo... Aquilo que você sabe hoje, amanhã pode estar totalmente obsoleto."
Assista a entrevista completa
Veja também
Engenheiro Agrônomo Thiago Gomes Compartilha Seu Conhecimento em Irrigação e Paisagismo
Douglas Canhete: da irrigação agrícola a jardins - as várias camadas de um trabalho bem feito.
Saiba como o paisagismo e a irrigação trabalham juntos e como atuar nas duas áreas com Samuel Pádua!
Anterior Próximo