10 Dicas Fundamentais de Irrigação
Autor: Giulia Wogel - Data: 19/12/2023
A água é um recurso precioso e é nossa responsabilidade protegê-la e utilizá-la com sabedoria. Vamos trabalhar juntos para que a irrigação inteligente seja a norma, e nossos recursos hídricos sejam preservados para as próximas gerações. Por isso, reunimos 10 dicas dos nossos entrevistados mensais, essenciais para maximizar a eficiência do seu projeto.
1. Planejamento
Um bom planejamento garante não só a otimização de processos, como também a organização dos recursos utilizados. De acordo com o Engenheiro Agrônomo Alexandre Nunes, a irrigação bem planejada é econômica tanto para o cliente quanto para o projetista.
"A irrigação, quando bem planejada, torna-se uma alternativa para ajudar a garantir a produção econômica de uma determinada cultura, trazer conforto térmico para animais, e é indispensável para a manutenção de jardins, campos de futebol, paredes verdes etc."
2. Investir em uma irrigação automatizada
No ramo tecnológico é importante manter-se atualizado diante das inovações que podem surgir. Assim, a irrigação automatizada vem ganhando espaço e traz consigo diversos benefícios. Alguns deles, listados por Leonardo Pace, gerente da Hunter Brasil, são:
Economia de águaEconomia de mão de obraCobertura uniformeValorização da propriedadeEconomia na implantaçãoEstéticaAspecto CriativoSistemas inteligentesCaptação de água da chuva e utilização de águas residuais
3. Capacitação
Ser um profissional capacitado é fundamental em qualquer trabalho. Contudo, o segmento de irrigação no Brasil conta com pouca mão de obra especializada. Sendo assim Frederico Maia Haun, gerente de serviços Rain Bird Brasil, afirma ser interessante escolher uma área dentro da profissão para se qualificar.
"O melhor e mais certeiro caminho é o da capacitação. Este é um mercado ainda carente de profissionais e os segmentos de irrigação para paisagismo e gramados esportivos são ainda pouco abordados nas universidades."
4. Conhecer a área a ser irrigada
A análise preliminar do ambiente é de suma importância para o desenvolvimento de um projeto alinhado com a estética e saúde das paisagens. Em uma propriedade, jardins bem cuidados são atrativos que também agregam valor no mercado imobiliário. Além disso, caso trate-se de uma área agrícola, é necessário se atentar para o tipo de cultivo de cada região irrigada.
"Devemos ter atenção ao ambiente da área a ser irrigada de forma geral. Sendo um jardim, é importante identificar a intensidade, forma e horários de uso do jardim, o paisagismo e as plantas existentes com demandas de água e manejo diferentes, o clima e o microclima a volta, a disponibilidade de água (vazão e pressão) e a sua qualidade, a existência de acessórios já instalados (hidrômetros, tubulação, válvulas, registros) ..." - Marcelo Zlochevsky
5. Manutenção
Estipular uma frequência de manutenção para as instalações possibilita a correção de problemas que podem surgir, além de minimizar o prejuízo financeiro para ambas as partes, cativando ainda mais o cliente.
6. Considerações na hora de projetar
Definir previamente alguns fatores pode contribuir para a criação de um projeto certeiro e objetivo, que cumpra com praticidade sua função. A partir disso, o engenheiro e fundador da empresa Actionman Soluções Sustentáveis, Lucas Dal Prá Lazarotto, listou por ordem de relevância o que é mais significativo para ele na hora de projetar:
Necessidades do clienteTipo da vegetaçãoComo funciona o fornecimento de águaTrajetória SolarInvestimento proposto pelo cliente
7. Possuir uma equipe qualificada
De acordo com José Neto, técnico de Agropecuária que atua na área de irrigação há 20 anos, par manter um padrão de qualidade, é indispensável ter uma equipe motivada a entregar o melhor para o cliente, que trabalhe em sintonia e se comprometa a realizar o projeto com efetividade, materiais de qualidade, e sempre disposta a superar as expectativas.
8. Evitar os erros mais comuns
O engenheiro, agrônomo e professor de irrigação Allan Cunha citou erros mais comuns cometidos pelos profissionais e principiantes na área, diz ele:
"Na irrigação localizada um erro que pode acabar com seu projeto é a falta de estudo do bulbo do solo. Imagine que você vai enterrar sua mangueira e na hora que irrigar, o bulbo molhado não atinge a zona das sementes! Vai aumentar a vazão! Não vai resolver, especialmente se o solo for arenoso!"
Ainda, Allan comenta que pior que erros pontuais é não ter a humildade de ouvir o outro:
"Tem gente muito boa no mercado e geralmente os fornecedores podem tirar uma dúvida sobre a vazão ideal para o solo A ou B, uma informação se a válvula de alívio tá correta. Nascemos para aprender e é aprendendo todo dia que as coisas vão melhorando."
9. Cuidar do meio ambiente
Em uma área como a irrigação, o cuidado com o meio ambiente faz parte da responsabilidade como profissional. Buscar estratégias mais sustentáveis para seus projetos, como utilizar água de reuso para a irrigação, é uma opção que além de importante para o meio ambiente, é popular, e tem gerado mais lucro.
"Cuidar do meio ambiente é parte da nossa busca como projetista, como lojista e como produtor rural também." - Reyler Araújo, comerciante
10. Use o HydroLANDSCAPE
O HydroLANDSCAPE é um software projetado especificamente para profissionais de irrigação, oferecendo recursos essenciais que facilitam o planejamento, a execução e a manutenção de sistemas de irrigação, confira alguns deles:
Projetos de Irrigação detalhadosCatálogo de itensSimulação do sistema de irrigaçãoCálculo de vazão e pressãoRelatórios detalhados
"Não tem como não trabalhar com o HydroLANDSCAPE se você quer realmente ter uma empresa voltada à prestação de serviços." - José Eduardo Povoa, Gerente Comercial da Irrigar
Saiba mais
Acesse o Ebook 10 dicas fundamentais de irrigação para mais informações sobre o assunto!
Veja também:
Profissão de Irrigante: Dicas para Uma Carreira Promissora na Gestão de Água no Agronegócio
Tipos de irrigação: A importância da água na vida dos alimentos
Saiba a Importância da Agricultura Irrigada
Anterior Próximo