Vozes do ano: Recapitulando Nossos Entrevistados de 2023

Autor: Giulia Wogel - Data: 24/10/2023

No ano de 2023 tivemos a honra de receber profissionais incríveis em nossa revista! Foram 12 entrevistas no total, compartilhando suas historias, projetos e dicas aqui na AuE Irrigação. Vamos recapitular a seguir os destaques de cada um deles:

 Os 12 entrevistados da revista AuE Iriigação de 2023



Cesar-Midorikawa

Na primeira edição de 2023 recebemos o projetista de irrigação e fundador da Rega Cerrado, Cesar Midorikawa . Trabalhando há cerca de dez anos na área, sua carreira começava antes mesmo de terminar a escola, acompanhando seu pai que trabalhava com irrigação. Cesar decidiu fundar sua empresa em 2013, e fazia inicialmente apenas a parte prática de irrigação, tendo adotado o setor de projetos enquanto ele trabalhava simultaneamente na Hidro Garden, onde se familiarizou ao software HydroLANDSCAPE, do qual ele vem utilizando até hoje.

Cesar comentou alguns dos empecilhos na rotina de trabalho, como a falta de mão de obra qualificada para desempenhar o trabalho, a compatibilização na hora da execução devido a mudanças que não batem com a planta. Ainda, ele relatou que outras empresas, na tentativa de baratear o custo de produção, acabam por utilizar materiais de menor qualidade ou não dimensiona corretamente o sistema. Nesses casos, o custo e a dificuldade para tentar reparar o sistema que outra empresa construiu é bem maior. Além disso, refletiu sobre as diferenças de serviços em épocas chuvosas e de seca, e compartilhou as etapas de criação de um projeto.

 Projeto de Irrigação de Cesar Midorikawa



Lucas Mantovani

No mês de Fevereiro, entrevistamos o dono da Techdrip, Lucas Mantovani. Ele começou na área da irrigação com o pé direito, mesmo em seus primeiros desafios, o software HydroLANDSCAPE da AuE estava ao seu lado para ajudá-lo. Hoje, com já alguns anos na área e dono do seu próprio negócio, ele conta que se surpreendeu com o quão preciso o programa é e facilita seu trabalho. Formado em engenharia civil e especialista em irrigação pela Rain Bird, Lucas deu início à sua empresa há 2 anos e já conta com algumas parcerias com construtoras como a MPD, Lindenberg, e Sequóia.

Mantovani revela fazer o reaproveitamento da água pluvial em seus projetos, ele conta que o método diminui os custos para o cliente e evita desperdícios. Outro ponto abordado é a importância da difusão da ideia de conscientização ecológica nas pessoas, começando pelas crianças. Ainda, Lucas comenta sobre o momento do mercado de irrigação no Brasil e os métodos de irrigação mais comuns utilizados atualmente, ele lista as preferências do mercado e explica os motivos, detalhando seus mecanismos de funcionamento.

"O mercado é bom, aconselho a quem tem o desejo de entrar na área que estude muito e procure uma academia de ensino de qualidade e foque no aperfeiçoamento"



Samuel Pádua

Em Março, conversamos com Samuel Pádua. Ele nasceu em São Paulo, e tem formação em publicidade e paisagismo. Seu contato com o verde ainda na infância, quando trabalhou nas lojas de plantas de seu pai, enquanto cultivava de forma amadora em suas chácaras. Para ele, ter paciência para colher frutos no mercado é muito importante para fazer um nome, saber lidar com clientes, ter habilidades em administração, marketing e buscar sempre conhecimento pois o mercado é muito vasto devido a enorme variedade de plantas.

Quando perguntado sobre suas inspirações para criação dos projetos paisagísticos ele conta que possui várias fontes de inspiração destacando a natureza, a arte, experiências em outros países, e também alguns paisagistas que são referência na área, como Alex Salazar, Daniel Nunes, Roberto Burle Marx, entre outros.

Samuel relata que o uso do HydroLANDSCAPE é de extrema importância para um trabalho de alto nível, visto que o setor de irrigação no Brasil está em crescimento e para se ter bons resultados é necessário um sistema de irrigação moderno.

"Eu sempre falo: A natureza ensina a gente. Você não planta e espera colher os frutos no outro dia. Tem que cuidar, tem que regar, tem que adubar, podar, tem que nutrir. E assim também é a nossa profissão."



Isaac Franco

Já em Abril, entrevistamos Isaac Franco, profissional de irrigação e sócio-diretor da empresa INOVA Paisagismo e Irrigação. Trabalhando no ramo desde os 12 anos de idade, conta que começou na curiosidade de como funcionava os aspersores. No início trabalhava somente com paisagismo e a INOVA Paisagismo e Irrigação, foi criada com intuito de trabalhar com projetos de irrigação inteligente, voltados para cliente que desejam mais durabilidade, qualidade e projetos mais confiáveis.

Seu primeiro contato com os softwares da AuE foi através do PhotoLANDSCAPE que adquiriu para fazer fotomontagem, porém com o passar do tempo percebeu que sua paixão mesmo estava na irrigação, e logo começou a utilizar o HydroLANDSCAPE, o que marcou a história de sua empresa.

Franco utiliza drones para fazer o levantamento topográfico das áreas que faz a irrigação. A partir disso, faz uma coleta de dados para estudar aquela área, com imagens excelentes para trabalhar e ver os detalhes daquela região, estuda a topografia, as curvas de níveis e ortomosaico, sendo assim, é capaz de obter informações mais precisas e com uma variação mínima.

Ele conclui dizendo que persistência é a chave, ir em busca incessante de ser melhor no que faz, buscar ser melhor um pouco a cada dia promove grandes resultados.

 Técnica de aerolevantamento feita por Isaac Franco



Douglas Canhete

Douglas Canhete foi a capa da nossa revista em Maio. Ele é de Goiânia e trabalha com irrigação desde 2010. A loja “Rei das Bombas” aberta por seu pai em 1996 foi assumida pelo comerciante no mesmo ano em que deu início aos trabalhos com irrigação, e hoje é uma das mais conceituadas da região. Assumindo projetos de pequenos a grandes portes, ele se mostra dedicado e determinado a encarar os desafios que esse ramo exige.

Sua formação acadêmica em programação facilitou o uso de programas necessários em seus projetos. Unindo o que já sabia, o que veio estudando e o que o pai ensinou, ele consegue fazer um trabalho dinâmico e completo, que abrange desde a irrigação agrícola à jardins. Canhete revela que trabalhar com o agrícola é mais fácil, já que os jardins requerem uma atenção maior aos detalhes. Porém, completa dizendo que toda atenção e esforço aos jardins compensam, já que por conta de exigir manutenção mais constante e rigorosa, monetariamente trás muito mais retorno.

Sempre investindo em melhorias para sua empresa, seu produto final e otimização no dia a dia profissional, o empresário relata a aquisição e adaptação dos seus antigos recursos para o HydroLANDSCAPE:

“Ele me agiliza muito, projeto que eu gastaria 3 horas, 5 horas, projeto médio, com ele eu faço em 40 minutos, 1 hora no máximo.”



Para iniciantes na área, o irrigante aconselha sempre prezar pela sinceridade e valorização de toda complexidade e dedicação que esse trabalho inspira. Enfatizando o profissionalismo e estudo, ele orienta pela qualificação, porque segundo ele "um trabalho mal-feito cai por terra mais cedo ou mais tarde".

Mauro Ádrian Cali

Em Junho foi a vez de Mauro Ádrian Cali. Nascido em La Plata, província de Buenos Aires, tem 34 anos e é engenheiro agrônomo. Apaixonado por animais e plantas desde criança, o argentino sempre teve contato com o campo, principalmente por conta dos avós, que sempre moraram na zona rural. em 2013, acompanhado de um colega de faculdade, Mauro fundou um viveiro florestal, um projeto que começaram desenvolver na reta final da faculdade.

“(...) e foi lá que eu entendi a importância da água dentro de todas as atividades agronômicas que embora tenha visto na faculdade, é diferente quando você tem irrigação e drenagem (...)”


A paixão e necessidade moveram o engenheiro a se dedicar mais aos sistemas de irrigação e ao viveiro, depois a agricultura e a parte esportiva e residencial também. ele relata que buscou por conta própria aprendizados que lhe possibilitasse desenvolver seu trabalho de forma responsável de uma perspectiva ambiental.

Hoje ele tem uma empresa voltada para irrigação, relacionada à agricultura, principalmente. Apesar de ter sido iniciada este ano, ele afirma estar em constante expansão. Mauro diz ter encontrado o HydroLANDSCAPE após pesquisas movidas por uma rotina corrida de trabalho e necessidade de otimizar seu tempo e facilitar o dia a dia profissional. Ele comenta também as dificuldades econômicas e climáticas da Améria Latina e termina deixando um conselho para quem quer começar na área:

"(...) As atualizações são importantes em um sistema de irrigação. (...) A oferta nesta atividade, nesta área é muita e variada, mas também a procura é forte e ainda mais neste processo de alterações climáticas que está cada vez mais acentuado.”



 Acervo pessoal de Mauro Cali



Mateus Gonçalves Gonzaga

O administrador de empresas e estudante de engenharia civil, Mateus Gonçalves Gonzaga, apareceu na nossa edição de Julho da AueIrrigação. Ele tem 37 anos e faz parte da empresa DM Irrigações, se juntando a Mauro Marques (proprietário). A empresa já está no mercado há pouco mais de nove anos e atua em campos de futebol e golf, condomínios de alto padrão, painéis verticais entre outros.
Mateus se refere à empresa como completa e destaca que ela fornece desde o projeto até a mão de obra. O empreendimento do ramo da irrigação conta ainda com espaço para guardar equipamentos, veículos e espaço para preparação dos colaboradores. Ainda, Mateus faz uso do software HydroLANDSCAPE diariamente e diz que ele é um bom aliado e além de otimizar o trabalho, ajuda a deixar o projeto mais bonito. O administrador nos disse que o maior problema enfrentado por ele é a falta de dedicação e atenção voltada para a irrigação na construção de casas. Ele revela que é bem difícil quando chega a solicitação para um projeto de irrigação em uma residência que não dispõe de espaço e alternativas para a instalação de um sistema de irrigação.

Para finalizar, Mateus incentiva quem deseja trabalhar com irrigação e diz que é uma área em expansão no Brasil e que tende a crescer demais:

“É você acompanhar o paisagismo, o arquiteto, acompanhar…tentar trabalhar nas demais áreas, tentar não ser um projetista apenas…tente aprender de tudo…o máximo de conhecimento que você puder ter e agregar ao máximo a área.”



Reyler Araújo

Agosto chegou e com ele Reyler Araújo compartilhou sua jornada marcada por desafios e conquistas. A sua entrada no mundo da irrigação foi inesperada: envolvido na plantação de lúpulo, ele percebeu a carência de opções, falta de profissionais e materiais no mercado local de irrigação. A vontade de transformar a dificuldade em oportunidade guiou ele e seu irmão a mergulhar no negócio de materiais de irrigação. Originada no interior de Minas Gerais, a empresa Sosten, é uma referência em sustentabilidade e inovação na irrigação.

Na parte agrícola a Sosten hoje é voltada para o pequeno e médio agricultor, segundo o profissional de irrigação, esse é um nicho que não é atendido pelas grandes empresas, já que as grandes fabricantes não têm tempo para se dedicar a projetos pequenos. Ele conta que uma das chaves do sucesso da Sosten é a colaboração com importantes empresas do setor, como a Rain bird e a Irritec. Essas parcerias não apenas aprimoraram seu conhecimento, mas também permitiram a oferta de soluções de irrigação mais avançadas e eficientes para os clientes.

"Durante minhas conversas com os consultores da Rain bird, surgiu uma pergunta: Será que há alguma maneira de simplificar o processo? Foi então que eles me apresentaram a AuE e o HydroLANDSCAPE."


Reyler destaca a importância de não apenas vender produtos, mas também fornecer soluções personalizadas. O profissional destaca ainda como a automação e o uso adequado de produtos de irrigação podem fazer a diferença. Ele demonstra o valor de projetos bem executados, não apenas economizando água, mas também promovendo economia financeira para seus clientes.

José Eduardo Póvoa

José Eduardo Póvoa é o Gerente Comercial da Irrigar, uma empresa que atua há mais de duas décadas no mercado brasileiro. No mês de Setembro, ele compartilhou sua trajetória profissional e seu papel na transformação da empresa.

A Irrigar nasceu como uma empresa especializada em irrigação, mas ao longo dos anos, evoluiu para se especializar em sistemas sustentáveis de controle de água. Isso inclui irrigação, drenagem, captação de águas de reuso e outras aplicações relacionadas à gestão inteligente e sustentável da água. Essa mudança de foco foi o que atraiu José Eduardo para a empresa, alinhando-se com seu propósito pessoal de promover o uso responsável da água.

Antes disso, ele trabalhava na fábrica da Rain Bird no Brasil. José destaca a importância da parceria entre a Rain Bird e a Irrigar, ressaltando o compromisso com a educação e o desenvolvimento do mercado. Ele menciona que a colaboração com profissionais como Guilherme da AuE tem sido fundamental para a disseminação de conhecimento e o fortalecimento das práticas do setor. A Irrigar utiliza o software HydroLANDSCAPE em seu escritório de projetos no setor da engenharia da empresa.

“Hoje eu tenho uma capacidade de entrega de mais de 30 projetos semanais graças à ferramenta do HydroLANDSCAPE. “



 Projeto de irrigação feito pela empresa de José Eduardo, Irrigar



Thiago Gomes

Recebemos em Outubro Thiago Gomes, um nome que está se destacando no mundo do paisagismo e da engenharia agronômica. Com formação em engenharia agronômica e uma paixão pelo paisagismo desde 2009, ele também é servidor público, e tem uma paixão por ensinar e ajudar as pessoas a melhorarem seus jardins e espaços verdes. O grande impulso em sua jornada veio quando ele criou um perfil no Instagram para compartilhar seu conhecimento em paisagismo. Esse movimento permitiu que ele alcançasse um público mais amplo e o conectasse com pessoas que compartilham seu interesse.

Thiago discutiu os desafios que enfrenta no mercado de irrigação em Brasília. Ele mencionou que a falta de acesso a equipamentos avançados tem sido um obstáculo. O profissional destacou ainda a limitação da mão de obra especializada e do mercado de plantas em Brasília. Isso pode aumentar o custo de seus projetos e torná-los menos acessíveis para os clientes.

Thiago destaca a necessidade de estabelecer parcerias estratégicas para superar os obstáculos enfrentados no mercado de paisagismo. Ele compartilha sua experiência em participar de cursos e treinamentos, destacando o valor do networking e da troca de informações com outros profissionais.

O profissional comentou que usa o HydoLANDSCAPE, mas ele também adquiriu outros dos nossos softwares e está em processo de aprendizagem. Por fim, ele deixa dicas valiosas para quem está começando na área de paisagismo: "Não tenha medo de começar; Adquira um software adequado; Não tenha medo de ter parceiros; Questões orçamentárias são importantes".

Denizart Vidigal

Em Novembro, o ilustre Denizart Vidigal marcou presença na nossa revista! Trabalhando na terra, Denizart absorveu os segredos da irrigação e a importância da água. Esse aprendizado foi a base sólida para sua jornada futura. Com passagens por diversas empresas do ramo, Denizart absorveu conhecimentos que mais tarde seriam fundamentais para seus empreendimentos.

Em 2017, fundou a FIIB, uma feira pioneira focada exclusivamente na irrigação, combinando exposição, palestras e minicursos. Em 2023, o evento alcançou maturidade, atraindo não apenas empresas do setor, mas também áreas correlatas, sinalizando o crescimento e interesse cada vez maior pela irrigação. A Revista Irrigazine, também fruto de sua visão, surgiu da necessidade de repassar conhecimento sobre a área de irrigação.

Sobre a parceria com a AUE na FIIB, Denizart valoriza a qualidade do trabalho da empresa, reconhecendo sua revista digital e seu alcance significativo. Além disso, destaca a presença da AUE no segmento de produção e software, o que o motivou a buscar essa parceria para participar do evento.

Denizart enxerga na irrigação a melhor tecnologia para enfrentar desafios climáticos, o que deve impulsionar seu crescimento nos próximos anos, especialmente considerando a abundância de terra e água no país. Porém, Denizart não ignora os desafios, ele reforça a importância de água e energia para a irrigação, apontando que a oferta de energia de qualidade a um preço acessível é limitada. O profissional também destaca o papel da indústria na redução do consumo de água na irrigação por meio do desenvolvimento contínuo de tecnologias mais modernas e eficientes.

"Se não tiver irrigação, você não consegue ter feijão o ano todo. Então nesse sentido, eu diria que a irrigação é fundamental para a alimentação do brasileiro."



 Guilherme Motta da AuE e Denizart Vidigal no Stand da AuE na FIIB 2023



Marconi de Oliveira

Para fechar com chave de ouro, nosso convidado de Dezembro foi Marconi de Oliveira, administrador da Império das Bombas. Ele iniciou sua jornada depois da sua graduação em 1986. De Teresina, Piauí, conta que desde sempre fez parte da empresa de irrigação, já que os dois "nasceram" no mesmo ano, 1963. Quando ele se formou, assumiu a diretoria comercial do negócio que era de seu pai. Hoje nomeada IBombas, a empresa foi pioneira em irrigação agrícola no Piauí e completa 60 anos de tradição no segmento da irrigação.

Ele conta que os maiores desafios de ambas as irrigações agrícolas e paisagística em qualquer projeto, mas especialmente no Piauí, é encontrar plantas ornamentais que sejam compatíveis com o clima, o solo e o mercado. Assim acontece também com as plantações: o que é produzido tem que se adequar às características específicas de cada região, e isso é algo que deve sempre ser considerado na criação do paisagismo, pois a decisão influenciará também o projeto de irrigação.

Marconi faz projetos no HydroLANDSCAPE desde 2017, e comentou:

"Hoje trabalhar com profissionalismo dentro do segmento de irrigação é impossível sem o HydroLANDSCAPE e o próprio Autocad"


Para quem está começando, Marconi indica a busca por conhecimento. É importante estudar e se profissionalizar para ter sucesso hoje a área.

Assista ao vídeo no youtube:



Veja também:

Retrospectiva AuE Software 2022 - Um importante ano para o setor de Irrigação
10 Dicas Fundamentais de Irrigação
A Ciência por Trás da Irrigação de Campos Esportivos


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Irrigação Sustentável de Paisagismo e de Campos Esportivos

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
9 + 9 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Vozes do ano: Recapitulando Nossos Entrevistados de 2023
Vozes do ano: Recapitulando Nossos Entrevistados de 2023

No ano de 2023 tivemos a honra de receber profissionais incríveis em nossa revista! Vamos recapitular a seguir os destaques de cada um deles.

Ensino
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Fevereiro de 2024
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Fevereiro de 2024

Veja as datas das apresentações de programas para realizar projetos de paisagismo e irrigação em fevereiro de 2024.

Webnários AuE Software: PhotoLANDSCAPE
Webnários AuE Software: PhotoLANDSCAPE

Veja uma aula gratuita de PhotoLANDSCAPE, mostrando vários recursos do programa.

AuE Network
Tubos e conexões da marca Drip-Plan
Tubos e conexões da marca Drip-Plan

Atualização do banco de dados do AuE LandOFFICE: nova coleção de tubos e conexões da marca Drip-Plan.

Revisão dos tubos e conexões sem marca do banco de dados
Revisão dos tubos e conexões sem marca do banco de dados

Atualização do banco de dados do AuE LandOFFICE: Revisão dos tubos e conexões sem marca do banco de dados do HydroLANDSCAPE.

Dicas técnicas
HydroLANDSCAPE 2022 - Como alterar e criar novos desenhos para bocais
HydroLANDSCAPE 2022 - Como alterar e criar novos desenhos para bocais

Aprenda a personalizar os desenhos em DWG de um bocal de aspersor

HydroLANDSCAPE 2022: Configurando a cor do arco por tipo de aspersor
HydroLANDSCAPE 2022: Configurando a cor do arco por tipo de aspersor

Saiba como personalizar os arcos dos aspersores inseridos no projeto

CalcLANDSCAPE 2022: Orçamento de irrigação direto no CalcLANDSCAPE
CalcLANDSCAPE 2022: Orçamento de irrigação direto no CalcLANDSCAPE

Nesta dica técnica vamos aprender como realizar orçamento de irrigação diretamente no CalcLANDSCAPE, nosso programa de relatórios de orçamentos.

Notícias
O uso de drones em projetos de irrigação
O uso de drones em projetos de irrigação

Os drones fazem parte da Agricultura 4.0 e são uma alternativa econômica quando comparados com métodos tradicionais de mapeamento e inspeção.

Retrospectiva 2023 AuE Software - Marcos e Recordações
Retrospectiva 2023 AuE Software - Marcos e Recordações

Venha relembrar com a gente todos os momentos de destaque da Aue em 2023!

Soluções em Irrigação Acessíveis para Pequenas Propriedades
Soluções em Irrigação Acessíveis para Pequenas Propriedades

Conheça tecnologias e soluções acessíveis para o aumento da produtividade em plantações de pequeno porte.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 4 No 46 / Dezembro de 2023

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Irrigação Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*