O uso de drones em projetos de irrigação
Autor: Giulia Wogel - Data: 20/12/2023
O agronegócio vive um momento de mudanças tecnológicas que contribuem fortemente para um plantio de sucesso. Desse modo, o digital possibilita uma maior escala, sustentabilidade e produtividade para o setor, por meio de maquinários cada vez mais automatizados e precisos. Dentre eles, destacam-se os drones, que fazem parte da Agricultura 4.0, caracterizada pela inovação da inteligência e estratégias na cadeia produtiva.
Como são classificados os drones?
Drones são aeronaves sem a presença de um piloto embarcado, comandadas remotamente. Os drones de finalidade recreativa são classificados como aeromodelos, e os de finalidade não recreativas chamam-se RPA (aeronaves remotamente pilotadas).
Seu uso que era exclusivamente de militares, hoje se tornou muito útil em ramos como a mineração, topografia e na agricultura, que em 2016 já era responsável por 25% das vendas destes equipamentos.
Algumas funções da técnica de aerolevantamento:
Mapeamento detalhado das condições do campo por meio de imagens aéreasRedução de desperdícios e impactos ambientaisColeta de dados com menor risco de erroIdentificação das áreas que precisam de água com mais urgênciaLevantamento topográfico das áreas de irrigaçãoMaior controle sobre os cultivosAplicação de fertilizantes ou pesticidas de forma precisaAlcance em áreas de difícil acesso para maquinários tradicionaisSistema de vigilânciaImagens comparativas em áreas experimentais
Conclusão
Quando comparados com métodos tradicionais de mapeamento e inspeções, como os aviões, os drones são uma alternativa econômica muito eficiente. Portanto, vimos que o drone é um tipo de equipamento que participa de inúmeros processos no setor, e a aplicação de seus dados e sua utilização como ferramenta de automação também ajudam a aumentar a produtividade e a qualidade das lavouras, além de reduzir o desperdício de recursos e produtos, gerando impactos positivos na economia e sustentabilidade.
Veja também:
Irrigação, tecnologia e sustentabilidade
Janelas de Irrigação: A Tecnologia que Mantém Campos Esportivos em Condições Ideais
Anterior Próximo