Uma conversa sobre Irrigação e tecnologia com Lucas Mantovani
Autor: Lucas Furtado - Data: 16/02/2023
Lucas Mantovani - início de carreira e o primeiro contato o com HydroLANDSCAPE.
Lucas Mantovani começou na área da irrigação com o pé direito, mesmo em seus primeiros desafios de sua carreira o software HydroLANDSCAPE da AuE estava ao seu lado para ajudá-lo. Hoje, com já alguns anos na área e dono do seu próprio negócio, ele é grato por ter tido contato com a ferramenta em seus
primeiros passos profissionais e considera o programa indispensável em seu trabalho.
O empresário do ramo da irrigação começa a entrevista relatando que sua primeira experiência profissional com o software da AuE foi na empresa que trabalhou no início de sua carreira, ele conta que se surpreendeu com o quão preciso o programa era e facilitava seu trabalho, frisa também a qualidade do suporte, do atendimento e a certeza de que adotaria o software quando desse início a sua próxima etapa profissional, a criação da Techdrip, empresa do ramo de irrigação, da qual é fundador.
Techdrip, o início e métodos conscientes para irrigação.
Formado em engenharia civil e especialista em irrigação pela Rain Bird, Lucas deu início à sua empresa há 2 anos, novato como CEO mas experiente
na área, Lucas já conta com algumas parcerias com construtoras como a MPD, Lindenberg, e Sequóia, com isso, seu trabalho ágil e consciente vem se consolidando no mercado rapidamente.
Perguntado sobre o método de irrigação usado pela empresa, Mantovani revela fazer o reaproveitamento da água pluvial em seus projetos, ele conta que
o método diminui os custos para o cliente e ressalta que o método de reaproveitamento da água da chuva é essencial para evitar desperdícios, logo, é válido implementar esse recurso nos projetos, visando a economia, tanto por questões financeiras quanto ecológicas.
"É muito bacana, a gente projeta e reaproveita toda a água da chuva, isso é bom para o cliente, que economiza financeiramente, e ainda deixa de usar água encanada usada para outros fins" Comenta o empresário.
Outro ponto que Lucas comenta é a importância da difusão da ideia de conscientização ecológica nas pessoas, começando pelas crianças. Ele relata uma experiência interessante com uma empresa parceira que é responsável pela manutenção do jardim de uma escola em São Paulo. Segundo o empresário,
os colaboradores desta empresa, além da manutenção, faziam um trabalho de educação ecológica durante as visitas, era passado aos alunos os métodos utilizados para se economizar o máximo possível de água.
" Através dos microaspesores estamos gerando economia de água e temos a exata noção do quanto está sendo gasto"
Principais métodos usados na irrigação atualmente.
Mantovani fala sobre os métodos de irrigação mais comuns utilizados atualmente, ele lista as preferências do mercado e explica os motivos, detalhando seus mecanismos de funcionamento. Dentre as predileções, os métodos de aspersão e mangueira de gotejamento são os mais usados, com o segundo sendo preferência, visto sua eficiência que gira em torno de 90% e por possuir selos LEED e EDGE que certificam padrões eco sustentáveis pedidos hoje no mercado.
HydroLANDSCAPE, uma ferramenta indispensável.
Desde o início de sua carreira Lucas Mantovani teve contato com o software HydroLANDSCAPE da AuE, e isso certamente contribuiu para seu crescimento e consolidação no mercado, visto que quem possui o programa anda muitos passos a frente na corrida comercial.
O empresário relata neste trecho da entrevista sua experiência com o uso do software e diz o quão a ferramenta é útil e indispensável, além de detalhar o padrão de atendimento do suporte da AuE. Segundo o empresário, a atenção dada ao cliente é diferenciada, a empresa ouve sugestões e valoriza a opinião do cliente.
"O programa é maravilhoso, ele simplifica e agiliza o trabalho do profissional, além do serviço oferecido, o suporte dado é ótimo, a AuE está sempre disponível para ouvir sugestões e tirar dúvidas dando sempre a devida atenção nos atendimentos, que por sinal são muito rápidos"
O mercado da irrigação, dicas para iniciantes.
Mantovani comenta sobre o momento do mercado de irrigação no Brasil, o empresário do relata que a área ainda é pouco conhecida no país, porém acredita que o momento para ingresso é ideal, pois cada vez mais a urbanização acinzenta os ambientes e as pessoas estão cada vez mais procurando contato com o verde, além de vivermos em uma era de conscientização ambiental e sustentabilidade. Ele frisa que a tendência é o crescimento pois o paisagismo está cada vez mais presente em projetos arquitetônicos, e logo, a irrigação também.
"O mercado é bom, aconselho a quem tem o desejo de entrar na área que estude muito e procure uma academia de ensino de qualidade e foque no aperfeiçoamento"
Veja a baixo o video da entrevista completa.
Veja também:
Cesar Midorikawa e a necessidade de um bom dimensionamento nos projetos de irrigação
Demonstrações de softwares para paisagismo e irrigação
HydroLANDSCAPE: Elevação x Altura de um aspersor
Anterior Próximo