Utilização de Estufas e sua Irrigação.
Autor: Heitor Guimarães - Data: 02/02/2023
Estufas são estruturas que possuem tamanhos variados, utilizadas para o desenvolvimentos de plantas, são capazes de reter o calor elevando artificialmente a temperatura do ar. Esse processo é dado através da captação da radiação solar e o condicionamento em seu interior. Para a flori, horti e agricultura esse processo nos traz certo tipo de domínio sobre o desenvolvimento botânico felicitando os processos de desenvolvimento da planta, veja alguns deles:
Domínio Público
- Controle da Temperatura interna;
- Proteção das espécies de ameaças externas, como pragas e intemperes ;
- Manutenção da Umidade idade e criação de microclimas;
- Personalização da quantidade de recepção de luminosidade;
- Permite a criação de condições climáticas adequadas às espécies;
Todas essas características permitem que possamos ter mais facilidade de produzir cultivos fora de época, estando menos refém da sazonalidade. Além disso, o uso das estufas gera menos impactos ambientais, é mais limpa e sustentável devido ao uso mais preciso de recursos e e menor uso de agrotóxicos. Contudo por se tratar de um espaço protegido das chuvas não existe maneira de de produzir nesses ambientes sem que seja irrigadas, independente do processo, porém um sistema de irrigação é o mais indicado. A Irrigação em estufas podem ser feitas de maneiras variadas e cada uma com suas características, veremos a seguir.
Hidroponia:
Muito utilizada para Hortifrúti, a hidroponia tem sua irrigação através de tubos que permitem a circulação de agua com nutrientes, nesse caso não existe a necessidade de solo.Domínio Público
Gotejamento:
O gotejamento é um tipo de irrigação bastante diversificado e versátil tanto em sua forma e utilização quanto ao tipo de cultivo que está irrigando, permitem regas mais localizadas e com determinação dos emissores conforme as necessidades, também consedendo um melhor domínio do uso de substratos e controle de pragas.
Domínio Público
Aspersão, Micro aspersão ou Nebulização:
São equipamentos de aspersão instalados nas estufas para simular um precipitação sobre toda a vegetação, além de levar hidratação para as plantas ajuda também no controle climático.
Domínio Público
Todos esses processos servem para garantir uma melhoria no processo de desenvolvimento das plantas além de uma maior qualidade dos produtos do criadouro.
Veja Mais:
A Irrigação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Reaproveitamento da Água de Chuva Para Irrigação.
Demonstrações de softwares para paisagismo e irrigação
Anterior Próximo