Sistema vertical para irrigação de hortaliças desenvolvido pela FAC da Unesp é patenteado
Autor: Giulia Wogel - Data: 20/12/2023
O então orientado de mestrado pela Faculdade de Ciências Agrônomas (FCA) da Unesp, Kevim Muniz Ventura, juntamente com seu professor Rodrigo Máximo Sánchez Román, conseguiram recentemente a patente de um equipamento voltado para a irrigação de hortaliças.
O equipamento desenvolvido em 2017 conta com uma estrutura vertical de tambores de 200 litros, que ocupa apenas 1m² cada, com 54 covas nas laterais para o plantio das hortaliças. A irrigação do sistema é por meio de uma fita de gotejamento, inserida pela parte inferior do tambor.
Ainda, o método de jardinagem vertical apresenta diversas vantagens como:
Uso eficiente do espaçoAumento da produção de 5 a 10 vezes maior que o método tradicionalConstrução de baixo custo com materiais recicladosPouca necessidade de manutençãoAumento da eficiência no uso da água devido a irrigação de gotejamentoSistema de biofertilizantes que permite o plantio de hortaliças orgânicasProdução sem sazonalidadeFácil manipulação
A estrutura pode ser utilizada por produtores no ramo da horticultura, especialmente na produção urbana, visto que o sistema de cultivo vertical é uma técnica amplamente utilizada para a produção sustentável de culturas medicinais, alimentares e ornamentais em locais que não possuem o espaço ideal para produção convencional.
Dessa forma, o sistema vertical de hortas orgânicas surge para tentar suprir a crescente demanda alimentícia da população, e conta com uma eficiência do uso da água e uniformidade de aplicação superiores quando comparado com o cultivo em solo ou em canteiros para as culturas citadas.
Veja também:
Horta doméstica usando garrafas pet
André Bailone: Irrigação em Jardim Vertical Hidropônico
Anterior Próximo