O processo de Irrigação nos campos de futebol do Catar

Autor: Josué Magrani - Data: 07/12/2022

Sistemas de Irrigação dos campos de futebol

Estamos em época de Copa do Mundo FIFA! Com o futebol em evidência, o interesse do público se estende para além dos jogos, sabendo disso, a equipe da AuE Paisagismo quis dedicar um artigo para apresentar aos nossos leitores como funciona o processo de manutenção e irrigação dos campos, bem como as diferenças entre o gramado utilizado na Copa do Catar e nos estádios brasileiros.


Imagem de Vectorportal.com


Instalação e Manutenção

Não se tem jogo de futebol em estádio sem grama, por isso, é necessário fazer a instalação do gramado com alguns dias de antecedência do primeiro jogo a fim de permitir que a grama tenha tempo para se assentar no solo, além disso, é necessário fazer um estudo do local para saber qual será a área coberta por grama, o clima da região, o tipo de solo plantado e a pluviosidade. Todas essas características serão responsáveis pela escolha do melhor tipo de grama para o local.

Após o estudo, é hora de deixar o solo pronto para receber o gramado. Primeiro deve ser feita a drenagem da superfície e do subsolo a fim de evitar um excesso de água, seguido pela implementação do sistema de irrigação que nos aprofundaremos no próximo tópico. Em terceiro lugar, o terreno deverá ser preparado com uma mistura de solo arenoso e matéria orgânica, geralmente em uma proporção de 80 para 20 por cento, além da devida correção do pH e a adubação do solo.


Imagem de flickr.com


Por último, o solo deverá ser devidamente nivelado, evitando assim quaisquer acidentes em jogo, e finalmente receberá o plantio, geralmente através de tapetes para entregar um campo pronto em menor tempo. Para o gramado existem diferentes tipos de grama com características específicas que podem ser utilizadas para suprir diferentes necessidades climáticas e geográficas como já citamos, mas via de regra os gramados precisam ser resistentes a impacto para comportar diversos jogos sem ficarem desgastadas e com falhas, outro fator importante é o crescimento acelerado, dessa forma a regeneração do campo também se dará em um menor espaço de tempo, o que é ideal para estádios que recebem muitos jogos.

Para a manutenção dos campos, além da incidência de sol que agirá como um manutentor natural, também será necessário um sistema de irrigação que contemple todo o gramado e a poda, esta que será feita de forma a atender as especificidades de cada tipo de gramado e deve ser feita sempre com lâminas afiadas e tomando cuidado com a altura da grama.

Irrigação dos Campos

Como dito anteriormente, a irrigação é uma parte extremamente importante para a manutenção dos campos de futebol e existem diversas formas de fazê-la, porém algumas destas são mais recomendadas do que outras pelo seu grau de efetividade. Inclusive, vale ressaltar que mesmo os campos de grama sintéticos também se beneficiam da irrigação como visto em Como manter e irrigar gramados artificiais, mas quais são as tecnologias disponíveis para a irrigação de estádios? Abaixo está uma lista das opções atualmente disponíveis no mercado:


Aspersor Canhão: Permanecem em pontos fixos do estádio e lançam água a longa distância cobrindo boa parte dos campos, muito utilizado amplamente em campos de grama sintética.

Aspersor Canhão EscamoteávelTambém chamados de Aspersor Canhão “pop-up”, esta versão do equipamento entra automaticamente no subsolo, o que o torna muito útil pela possibilidade de posicioná-lo em diversos locais do campo. Foi utilizado nas Olimpíadas de Pequim e em vários campos nas últimas Copas por atender a diversas necessidades específicas.

São divididos em duas categorias de rotores, de médio e longo alcance, que são ideais para campos com diferentes tamanhos por possuírem pressões diferentes e, por consequência, alcançarem distâncias diferentes. Devem ser instalados entre 1,5 e 2,0 centímetros abaixo da superfície para evitar qualquer problema no equipamento, assim como proteger o jogador em partida.

Campos do Catar

A construção dos estádios do Catar foi marcada principalmente por sua distinta arquitetura, pelo compromisso com a sustentabilidade, utilizando materiais recicláveis na construção de seus estádios, mas também pelas polêmicas relacionadas às obras com condições de trabalho precárias que resultaram em centenas de mortes dos trabalhadores. Outro fator relevante, principalmente para a área de irrigação, foi a escolha do gramado para os campos. Por se tratar de um país com acesso limitado à água e com um clima bem quente, foi necessário optar pela utilização de uma variação da Paspalum vaginatum chamada grama platinum, uma espécie nativa do Brasil. Isso se deu pois a grama em questão possui duas características que a tornam perfeita para o clima: a primeira sendo sua tolerância ao calor e a baixa umidade que marcam o cenário catari, e a segunda a sua tolerância à salinidade, o que permite uma irrigação feita a partir da água do mar, desde que tratada. Esta característica em específico não só é muito bem vinda em um ambiente com pouca disponibilidade de água, como também se mostra uma alternativa sustentável, uma vez que evita possíveis desperdícios de água doce.

Campos do Brasil

A grama platinum, apesar de brasileira, já não é a maior representante dos gramados nos estádios do país, pois como no Brasil existem diversos campeonatos que mantém os campos de futebol sempre cheios e recebendo partidas constantes, é necessário que a grama utilizada seja mais resistente às quedas e impactos constantes, além de possuir um nível de regeneração alto. Dessa forma, uma das espécies mais comuns de se encontrar em campos brasileiros é a grama bermuda, que se destaca justamente por sua regeneração, além de folhas que amortecem as quedas devido à sua maciez e finura, características que a tornam ideal para o calendário esportivo do futebol brasileiro. A grama bermuda possui também se mostra bastante rigorosa em relação a sua adubação, água e temperatura, mas se adequa muito bem ao clima do país. Para manter o gramado saudável, o recomendado é que não sejam feitos mais de dois jogos por semana, somado a um tempo de recuperação de pelo menos 5 dias para mantê-la saudável.


Outra espécie de gramado utilizado é a Grama Esmeralda, de origem asiática, ela possui características semelhantes com a Bermuda que também a tornam uma espécie ideal para o uso em campos de futebol brasileiros.

Veja também!

Fundador da Irrigamil, Everlin Castro, conta como iniciou uma empresa de irrigação em Goiânia
Como a irrigação influencia na doçura dos frutos?
Captação de água da chuva para Irrigação


Compartilhar:


Anterior Próximo

Conheça o HydroLANDSCAPE

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
9 + 4 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Projetista Lucas de Sales comenta diferença entre irrigação com poços e empresas de abastecimento
Projetista Lucas de Sales comenta diferença entre irrigação com poços e empresas de abastecimento

Projetista em Greentec Irrigação Lucas Sales comenta sobre carreira e diferenças entre Irrigar com poços artesianos e empresas de fornecimento de água

Lançamentos
Resultado final do concurso de VisualPLAN
Resultado final do concurso de VisualPLAN

Finalmente saiu o resultado final do 4º Concurso Internacional de VisualPLAN, confira agora os vencedores!

Ebook do VII Concurso com PhotoLANDSCAPE já está disponível
Ebook do VII Concurso com PhotoLANDSCAPE já está disponível

VII Concurso com PhotoLANDSCAPE tem seu ebook divulgado neste mês de dezembro. Confira!

Ensino
Demonstrações de Dezembro
Demonstrações de Dezembro

Venha aprender sobre paisagismo e irrigação. Confira quando acontecerão as demonstrações comerciais gratuitas de dezembro!

Webinars AuE Software
Webinars AuE Software

Aprenda paisagismo! Com os Webinários da AuE, você aprende como funciona nossos programas, além de como criar um projeto de paisagismo.

AuE Network
Atualização de gotejadores do catálogo da Hunter
Atualização de gotejadores do catálogo da Hunter

Este mês estamos publicando a atualização das gotejadores do catálogo da marca Hunter.

Atualização de gotejadores do catálogo da Rain Bird
Atualização de gotejadores do catálogo da Rain Bird

Este mês estamos publicando a atualização das gotejadores do catálogo da marca Rain Bird.

Dicas técnicas
HydroLANDSCAPE: Alterar cor dos arcos de aspersores
HydroLANDSCAPE: Alterar cor dos arcos de aspersores

Personalize a cor dos arcos conforme o tipo de aspersor em seus projetos de irrigação

CalcLANDSCAPE: Maneiras de exportar orçamentos
CalcLANDSCAPE: Maneiras de exportar orçamentos

Aprenda as diversas maneiras de exportar seu orçamento no CalcLANDSCAPE

HydroLANDSCAPE: Como inserir outro modelo de carimbo no Paperspace
HydroLANDSCAPE: Como inserir outro modelo de carimbo no Paperspace

Aprenda a forma correta para inserir um novo modelo de carimbo no PaperSpace.

Notícias
Como manter e irrigar gramados artificiais
Como manter e irrigar gramados artificiais

Os gramados sintéticos tem se tornado cada vez mais comuns para esportes e paisagismo, saiba as vantagens de seu uso, como mantê-lo e porque irrigá-lo

O processo de Irrigação nos campos de futebol do Catar
O processo de Irrigação nos campos de futebol do Catar

Já está rolando a Copa do Mundo 2022 no Catar, saiba como é feita a irrigação dos campos e quais gramados são ideais para os estádios.

Embrapa Solos realiza seminário sobre construção de um Plano de Gestão Sustentável
Embrapa Solos realiza seminário sobre construção de um Plano de Gestão Sustentável

Se realizou, no dia 07/12, o primeiro seminário para a construção do Plano Nacional de Gestão Sustentável de Solo e Água pela Embrapa Solos.

Novidades
AuE Software lança Histórias de Sucesso
AuE Software lança Histórias de Sucesso

Estreou no fim do mês de novembro a mais recente novidade da AuE Software, as Histórias de Sucesso de nossos irrigantes parceiros, veja mais!

Documentário 7 visões da Paisagem estará disponível gratuitamente no mês de dezembro
Documentário 7 visões da Paisagem estará disponível gratuitamente no mês de dezembro

AuE Software disponibilizará seu documentário 7 Visões da Paisagem para assistir gratuitamente entre dias 20 e 30 de Dezembro

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 3 No 33 / Novembro de 2022

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Irrigação Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*