Embrapa Solos realiza seminário sobre construção de um Plano de Gestão Sustentável
Autor: Josué Magrani - Data: 09/12/2022
No dia 07 de dezembro foi realizado o 1º seminário para a construção participativa do Plano Nacional de Gestão Sustentável de Solo e Água através da Embrapa Solos. Este seminário foi o primeiro de uma série de outros que acontecerão em 2023 e que tem por objetivo, como o nome sugere, criar um plano de gestão sustentável de solo e água, um propósito extremamente importante e condizente com a situação em que o Brasil e o mundo vivem atualmente.
Imagem de commons.wikimedia.org
Os encontros são totalmente gratuitos e serão feitos online. Você pode se inscrever através deste Link do Google Meet.
“Este é um projeto nacional no qual esperamos contar com a participação de diferentes segmentos da sociedade. Quanto maior o número de pessoas, massa crítica, envolvida na gestão sustentável de solo e água melhores propostas podem acontecer, pretendemos fazer o intercâmbio de experiências exitosas em conservação de solo e água,”
- Aluísio Granato de Andrade, pesquisador da Embrapa Solos e organizador do evento
Os Palestrantes convidados neste primeiro encontro foram a secretária executiva do CAA (Consórcio Cerrado das Águas), Fabiane Sebaio Almeida, e o diretor do Instituto Taquari Vivo, Renato Roscoe, que ministraram respectivamente as apresentações “Como estratégias de agricultura climaticamente inteligente podem ser aliadas no combate às mudanças climáticas: a experiência do Consórcio Cerrado das Águas (CCA)” e “Conservação do solo e da água na propriedade e os desafios para uma abordagem integrada: a experiência do Instituto Taquari Vivo”.
fonte:Prof. Dr. Alessandro Samuel-Rosa
O evento se estenderá pela primeira metade de 2023, seguido por encontros regionais que darão prosseguimento na construção do plano e estão programados para a segunda metade do ano, com cada estado, que tenha programas de microbacias, possuindo suas organizações já listadas. Também será feita uma tentativa de criar um plano de ação juntamente com o Ministério da Agricultura e da ANA (Agência Nacional de Águas) com o fim de aproveitar todo o arcabouço da política nacional de recursos hídricos.
Veja também!
Acontece neste novembro a vigésima sétima edição da Conferência das Nações (COP 27)
Alternativas para a irrigação - Evento promovido por UFSM/Cachoeira
LI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola
Imagem de capa retirada do site commons.wikimedia.org
Anterior Próximo