O mercado de irrigação segundo o Agrônomo Alexander Nunes
Autor: Maria Eduarda Freitas - Data: 28/06/2022
Este mês temos a oportunidade de conversar uma segunda vez com o Engenheiro Agrônomo Alexander Nunes e conhecer um pouco mais do seu trabalho na Agroconsulte. Conversamos a primeira vez em 2020 na matéria Eng. Agrônomo Alexander Nunes, da Agroconsulte, fala sobre seus projetos de irrigação.
Aue Irrigação:O cenário da pandemia influenciou o ramo de irrigação ao seu ver?
Com a pandemia, em conversas com construtores e incorporadoras, houve um crescimento imobiliário por demanda de lotes residenciais, os condomínios horizontais; as pessoas se sentiram presas nos apartamentos, com necessidade de uma área de lazer, principalmente as crianças.
Nas unidades residenciais, sempre são projetadas áreas verdes, como gramados e paredes verdes.
Inicialmente houve uma paralização das instalações, pois o isolamento era necessário, mas com as liberações, a demanda cresceu, mesmo com o aumento do custo de aquisição dos equipamentos de irrigação.
Aue Irrigação:Como está o mercado de irrigação no seu estado?
Bom, temos uma demanda muito grande de projetos e instalação entre os meses de agosto e fevereiro, que é o nosso período sem chuvas. Além disso, nossa empresa é contratada para fazer projetos de irrigação para construtoras, incorporadoras, o que movimenta nosso departamento técnico durante todo o ano.
Projetamos, instalamos, distribuímos, treinamos, tudo isso faz parte do dia a dia de nossa empresa. Contamos com uma rede de parceiros, sejam lojas ou montadores, que fazem da Rain Bird, uma empresa consolidada no mercado, trazendo garantia qualidade, eficiência e uso racional da água nos seus equipamentos.
Aue Irrigação:Você trabalha mais com o ramo agrícola ou paisagista? Pode nos traçar um paralelo entre as duas áreas?
Eu trabalho com projetos agrícolas e paisagistas, só que, como o custo da irrigação ficou muito alto, depois dessa pandemia, com o aumento dos preços de tubos, conexões e bombeamento, a demanda da agrícola deu uma diminuída, mas a parte de paisagismo continua abundante.
Como eu sou distribuidor da Rain Bird aqui de Sergipe, o que a gente acaba utilizando em paralelo nos dois projetos seria a parte de automação. É controlador de chuva, válvula, mas voltado ao HydroLANDSCAPE na parte de agrícola, a aspersão o HydroLANDSCAPE atende perfeitamente a minha demanda.
Trabalho com projetos agrícolas e paisagísticos, mas como o custo da irrigação ficou muito alto, depois dessa pandemia, com o aumento dos preços de tubos, conexões e bombeamento, a demanda da agrícola reduziu, mas a paisagística é abundante.
Aue Irrigação:Por falar em HydroLANDSCAPE, qual sua opinião sobre este software?
Por muito tempo estive à procura de um programa que agilizasse o meu trabalho como projetista, que também fosse prático, confiável e que me entregasse um resultado satisfatório. Enfim, encontrei o HydroLANDSCAPE e aposentei de vez minhas planilhas do Excel para dimensionamento hidráulico, utilizando-as apenas para orçamentos.
Desde as primeiras versões o software já me garantia entre outras coisas uma bela apresentação no acabamento dos projetos, sendo um ponto importante para fechamento de contratos com os clientes.
Sempre que saía uma versão o gostinho de quero mais ficava no ar. Enfim, o meu desejo foi realizado na versão 2022, a tão sonhada contabilização das conexões. O êxtase de um projetista.
Geralmente os clientes nos procuram quando o jardim já está sofrendo com déficit de água e o que eles mais querem é resolver esse problema o quanto antes. Com a versão 2022, o orçamento fica pronto bem mais rápido, cabendo ao cliente se programar financeiramente, pois tendo água a gente faz chover.
Aue Irrigação: Com as alterações climáticas que tem acontecido em todo o Brasil você notou alguma mudança nas chuvas do seu estado?
Em relação ao Estado, observamos que temos tido anos bons de chuva, sendo elas normais ou acima da média, o que não afetou o mercado de irrigação. Temos duas estações bem definidas, o período seco e o de chuvas. A demanda é grande no período seco, sendo que o período de chuvas é muito importante para o reabastecimento de água no lençol freático, importantíssimo para a disponibilidade de água para irrigação.
Aue Irrigação: Compartilhe conosco algum projeto que você achou relevante realizar.
Condomínio Ville Al Mare na Barra dos Coqueiros/SE, com lotes residenciais, onde os jardins das áreas comuns são irrigados, com sistema automático escamoteável
São 4 unidades de bombeamento, pois o empreendimento tem quase 2km, distância entre a portaria de acesso na BR, até a portaria com acesso ao mar.
Aue Irrigação: Deixe uma mensagem para quem está começando no ramo de irrigação hoje em dia.
Primeiro, o aperfeiçoamento, eu sou engenheiro agrônomo e especialista em engenharia de irrigação pressurizada. Para as pessoas que não tem o conhecimento técnico, eu diria primeiro levantar informações, conhecer os produtos, acompanhar alguém que esteja no mercado com o nome consolidado (estágio).
Nunca faça o projeto sem uma boa sobreposição, sem uma lâmina adequada aplicada. Não faça orçamentos utilizando menos aspersores para ficar mais barato. Preconizar sempre o trabalho técnico, mesmo que seu orçamento fique mais caro, você deve utilizar produtos com qualidade, fazer um projeto bem dimensionado, pois com isso conseguimos ter a satisfação do cliente, um retrabalho menor ou até inexistente. Você vende uma solução para as necessidades do cliente, um projeto de irrigação, você não vende uma lista de materiais. Boa sobreposição, eficiência técnica e qualidade dos produtos é isso, atender e superar e expectativa do seu cliente.
Veja também
* Eng. Agrônomo alexander Nunes, da Agroconsulte, fala sobre seus projetos de irrigação
Anterior Próximo