O Diretor da AuE Software: Guilherme Motta, explica as novidades do HydroLANDSCAPE 2022

Autor: Heitor Guimarães - Data: 26/05/2022

Conversamos com o Diretor da AuE Software, Arquiteto Guilherme Motta de Oliveira, sobre as novidades dos programas para irrigação da AuE Software.

Aue Irrigação: Guilherme, você é arquiteto, como fez para coordenar o desenvolvimento de um software para irrigação ?

Estudando muito ! Meu curso de Arquitetura teve uma grade com muitas matérias voltadas para infraestrutura da construção, tivemos hidráulica para instalações prediais, água fria e quente, drenagem e mesmo matérias voltadas para cálculo estrutural. Claro, nada disto me preparou para o projeto de irrigação, mas pelo menos hidráulica básica eu já tinha na bagagem e o que aprendemos mesmo na faculdade é buscar o conteúdo adequado para resolver os problemas profissionais. Ninguém sai sabendo tudo da universidade.

De qualquer maneira, além de livros e publicações participei e mandei funcionários na Academia RainBird, que é uma boa escola para quem quer se aprofundar em irrigação. Também tivemos consultorias específicas, com especialistas. O projeto teve muito estudo envolvido.

Aue Irrigação: Como nasceu o HydroLANDSCAPE? Foi uma parceria?

O HydroLANDSCAPE começou a ser desenvolvido em 2002, um player de irrigação (um distribuidor da Hunter) queria contratar a AuE para desenvolver um programa exclusivo para eles. Na época fizemos a análise do sistema, em parceria com eles, na época o programa ainda não tinha este nome. A parceria por outro lado não evoluiu, foi encerrada, aquele programa não foi desenvolvido. Mas ficamos com os estudos na gaveta até meados de 2006, quando efetivamente começamos a fazer o HydroLANDSCAPE.

De qualquer forma, o plano e concretizar o programa gerou mudanças profundas nos outros programas da AuE, AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE, usuários mais antigos da AuE notaram a mudança radical do banco de dados da versão 2002 para a versão 2006 dos programas.

Demoramos ainda mais 2 anos para lançar a primeira versão,
AuE Soluções lança HydroLANDSCAPE 2009, software para projetos de irrigação
e desde o lançamento o feedback dos clientes tem sido nosso principal motor de aprimoramento.

Agora, depois de tantos anos, lançamos a versão 2022, sem dúvida a melhor de todas.

HydroLANDSCAPE 2022



Aue Irrigação: Que mudanças você destaca nesta nova versão?

O HydroLANDSCAPE 2022 teve mudanças profundas, principalmente na "mecânica" do sistema, mexemos muito no "motor" de software dele.

Começamos migrando para versão mais nova da dot.net framework, que é a base de programação para windows fornecida pela Microsoft. isso permitiu, por exemplo, que o usuário com dois ou mais monitores possa selecionar em qual monitor a barra de ferramentas vai ficar "colada", coisa que não era possível nas versões anteriores. Também adotamos botões vetoriais na interface, deixando o programa bem mais bonito e moderno.

Mas o maior objetivo da versão era projetar as conexões na irrigação e com isto colocar todos os itens do projeto no desenho, no orçamento e no planejamento, ou seja no CalcLANDSCAPE e no LandMANAGER.

Veja que a AuE fornece um ambiente completo para projeto em áreas verdes, com o projeto de irrigação (HydroLAND) mas também com o orçamento (CalcLAND), com a gestão da implantação e manutenção (LandMANAGER) e também com o estudo da insolação do local (VisualPLAN). A integração entre os programas faz parte da visão da AuE para um projeto realmente integrado entre as diversas disciplinas envolvidas, como paisagismo e infra-estrutura.

Então a grande mudança foi na tela de dimensionamento hidráulico. Nas versões anteriores, desde a 2012, o dimensionamento era feito com código recursivo. A recursividade é um recurso computacional que viabiliza muitas coisas, mas na dot.net framework tem uma implementação bem limitada, o que tornava os processos de verificar circuito e dimensionar muito lentos. O novo "motor" do Hydro faz muita diferença, em testes aqui no laboratório, um projeto com 1200 aspersores demorava minutos para verificar o circuito, agora demora milissegundos. Acredito que só esta mudança já vai ser muito positiva, que nossos clientes vão notar e gostar, principalmente em projetos maiores.

A idéia no Hydro 2022 é projetar conexões, estamos estudando este assunto de conexões já há alguns anos, explorando várias possibilidades, mas esta foi uma abordagem indicada por clientes. Optamos por esta solução, onde cada conexão é desenhada no projeto e assim o montador pode conferir a opção do projetista.

O processo, como todos no Hydro, pode ser automático, semi-automático ou totalmente manual. Na tela de dimensionamento, após dimensionar a tubulação, as opções de conexões ficam disponíveis. O programa vai deduzir as conexões necessárias, deixando ao projetista personalizar as escolhas e os processos de diversas maneiras. Afinal o projeto é do projetista, o Hydro é uma ferramenta para agilizar o processo.

Por outro lado, se o projeto tem tubos, conexões, válvulas, aspersores, controlador, fios e bomba tudo desenhado e quantificado, também introduzimos um novo tipo de item, os Acessórios, para integrar no sistema Filtros, Válvulas de alívio, sensor de chuva, tudo o mais que é necessário.

Aue Irrigação: Você falou em estudo da insolação, isso não é assunto para a escolha das espécies? O que influencia na irrigação?

É bem mais difícil irrigar paisagismo que irrigar agricultura. No paisagismo a quantidade de espécies é grande, a necessidade hídrica de cada uma também. Então no paisagismo é preciso irrigar o jardim específico, saber tudo o que está lá no local. Aí temos uma ligação do HydroLANDSCAPE com o AutoLANDSCAPE para o projetista identificar no desenho cada espécie e poder irrigar melhor.

Por outro lado, estudar a luminosidade de cada ambiente irrigado permite o projetista de irrigação mudar a setorização do projeto. Áreas mais insolaradas demandam mais irrigação que áreas sombreadas, se o projetista coloca no mesmo setor áreas de pleno sol e de sombra ele nunca vai conseguir programar o tempo da irrigação, sempre vai ter planta morrendo de falta e/ou de excesso de água.

Por isto, o VisualPLAN 2022 ganhou recursos aprimorados e facilitados para estudo de sombra. Então, em nossa abordagem integrada, o projetista pode abrir o projeto no VisualPLAN e ver paisagismo e irrigação em 3D com o sol na posição correta em relação a sua cidade e hora do dia, colocar os volumes e ver hora a hora a evolução das áreas de sol e sombra.

Aue Irrigação: Porque ter um programa para gestão de implantação e manutenção ?

Nos últimos anos a AuE mudou a forma de agir no mercado, estamos fazendo um grande investimento em atendimento. Acredito que o atendimento pós-venda é o ponto chave para qualquer empresa.

Então, um programa que centraliza as informações da implantação e da manutenção vai te permitir resposta rápida aos clientes.

Veja que tanto o paisagismo quanto a irrigação vão ter sucesso a longo prazo. O cliente compra um sistema que fica enterrado e só via saber se é eficiente muito tempo depois da implantação. O sucesso da empresa, a longo prazo, depende de indicação e de casos de sucesso.

Aue Irrigação: Para finalizar, que mensagem você gostaria de deixar aos profissionais de irrigação ?

Estudar muito, aprender sempre, estabelecer parcerias. Ninguém tem sucesso sozinho, todos precisamos de bons parceiros comerciais. O estudo e trabalho são as atividades que norteiam a vida da gente, que sejam desafiadores e divertidos!


Veja também
* Guilherme Motta, diretor da AuE Software, fala sobre a nova versão dos programas da AuE.
* Devanir Mengarda: A irrigação na região sul do Brasil


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
7 + 9 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
O Diretor da AuE Software: Guilherme Motta, explica as novidades do HydroLANDSCAPE 2022
O Diretor da AuE Software: Guilherme Motta, explica as novidades do HydroLANDSCAPE 2022

Veja as principais novidades dos programas para irrigação, explicadas por quem criou a AuE Software.

Ensino
Irrigação Sustentável de Paisagismo e Campos Esportivos
Irrigação Sustentável de Paisagismo e Campos Esportivos

Veja como obter o livro eletrônico gratuito: Irrigação Sustentável de Paisagismo e Campos Esportivos.

Próximos turmas para cursos AuE Software
Próximos turmas para cursos AuE Software

Anunciamos a 3ª semana de cursos da Universidade AuE Software, agende-se!

Webinars AuE Software - aprendizagem gratuita
Webinars AuE Software - aprendizagem gratuita

Estamos promovendo palestras online dos programas AuE landOFFICE, confira as próximas datas e assuntos.

Agenda de Demonstrações de AuE Software Junho de 2022
Agenda de Demonstrações de AuE Software Junho de 2022

As demonstrações vão acontecer no mês de Junho, venha conhecer o software para paisagismo da AuE!

Dicas técnicas
CalcLANDSCAPE 2022: Itens do tipo Acessórios
CalcLANDSCAPE 2022: Itens do tipo Acessórios

Veja o novo tipo de item, Acessórios, incluído no CalcLANDSCAPE 2022.

HydroLANDSCAPE 2022: Utilizando acessórios para um projeto completo
HydroLANDSCAPE 2022: Utilizando acessórios para um projeto completo

Veja como inserir acessórios, como válvula ventosa e sensor de chuva em seu projeto de irrigação com HydroLANDSCAPE 2022

LandManager 2022: Site para gerenciamento de tarefas
LandManager 2022: Site para gerenciamento de tarefas

Veja como colocar as tarefas no celular do colaborador, para preenchimento fácil do acompanhamento da obra.

Notícias
Enflor & Garden Fair 2022
Enflor & Garden Fair 2022

Dois eventos simultâneos, confirmados para 2022, seguindo o bom momento de retorno das feiras presenciais.

FIIB 2022- Feira Internacional da Irrigação Brasil
FIIB 2022- Feira Internacional da Irrigação Brasil

Reserve na sua agenda a visita da FIIB, voltando com força depois da pandemia

Hortitec 2022 Confirmada !
Hortitec 2022 Confirmada !

A 27ª Exposição técnica de Horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas confirma o evento presencial entre 22 e 24/06/2022

Novidades
Agroecologia contra a crise hídrica
Agroecologia contra a crise hídrica

O estado de São Paulo está criando o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica - Pleapo, práticas agroecológicas contra crise hídrica.

Receba um convite para a GardenFair na sua casa, veja como
Receba um convite para a GardenFair na sua casa, veja como

Veja como receber um convite para participar da GardenFair na sua casa. Clique e descubra!

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 2 No 26 / Abril de 2022

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Riego Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1045

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*