Agroecologia contra a crise hídrica
Autor: Heitor Guimarães - Data: 26/05/2022
Começo foto criado por jcomp - br.freepik.com
O Estado de São Paulo está desenvolvendo o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica - PLEAPO. Uma das grandes preocupações é a crise hídrica, problema que se tornou constante no Brasil e é resultado dos baixos níveis de água nos reservatórios.
A falta de água no brasil está se tornando cada vez mais grave, em 2014 a falta de água afetou principalmente o Sudeste, a atual crise hídrica do Brasil é considerada a pior da História.
As mudanças climáticas tem afetado o regime de chuvas, desmatamento e o uso abusivo dos recursos naturais agravam o problema. O poder público precisa tomar medidas práticas para incentivar práticas agroecologicas e agroflorestais na produção agricola. Somente conservando o solo e preservando as nascentes será possível garantir a água que o campo e a cidade precisam.
O governo federal, lançou em 2013 o PLANAPO - Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, apresentando iniciativas para apoiar a produção agroecológica, em 2016 houve um segundo ciclo. O plano aborda seis eixos principais: produção; uso e conservação de recursos naturais; conhecimento; comercialização e consumo; terra e território; e, por último, sociobiodiversidade.
Veja também
* eBook: Conceitos Agroecológicos para Jardins Sustentáveis
Anterior Próximo