José Giacoia: A evolução do mercado em projetos de irrigação

Autor: Jéssica de Souza - Data: 12/04/2021

José Giacoia

É sempre um prazer e uma honra, conversar com o Eng. Agricola José Giacoia, profissional que se tornou grande referência em irrigação no Brasil e na América Latina. Em 2009, ainda pela revista Aue Paisagismo, realizamos uma entrevista e conversamos sobre A importância do projeto de irrigação.

Nestes 12 anos muitas coisas mudaram e realmente o projeto, o pensar antes de executar, ganhou grande relevância por custos de obras, economia de água, entre outros fatores.
Gaincoia nos fala um pouco sobre sua visão em relação a estes assuntos.


Aue Irrigação: Fale um pouco sobre você e sua posição hoje, sobre a Rain Bird e as ações da empresa no mercado brasileiro e latino.

Giancoia: Antes de responder eu gostaria de agradecer a oportunidade e a honra de dar esta entrevista. Nossa última entrevista foi em 2009, mas o primeiro contato com a AUE foi muito antes.

Hoje estou vivendo na cidade de Tucson, estado do Arizona, nos Estados Unidos. Meu cargo é Gerente de Negócios da América Latina. Trabalho com todas as áreas de irrigação da empresa: agricultura, golf, paisagismo e a linha “faça você mesmo”.

Nosso principal negócio na América Latina é o paisagismo. Temos diferentes formas de abordar o mercado para cada segmento. Considero que a mais recente mudança foi nossa entrada no mercado de “faça você mesmo”, uma linha de produtos de fácil utilização com vendas a granel ou em forma de kits de irrigação, em que o usuário final pode ele mesmo irrigar pequenos espaços e montar seu sistema.

No campo profissional continuamos exaustivamente nos dedicando a treinamentos para profissionalizar o mercado como um todo.

Aue Irrigação: Como tem sido esse ano de Pandemia para o mercado de irrigação, considerando o que você viu e sentiu de resultados de 2020?

Giancoia: Para a Irrigação em geral o mercado está bom. O mercado agrícola cresceu e continua crescendo. O mercado de paisagismo também. As pessoas ficando mais em casa passaram a investir mais em seus jardins e as cidades estão buscando proporcionar melhores experiência em espaços públicos para os habitantes, e o paisagismo é fundamental para isso.

Os treinamentos online ajudaram muito também a difusão de conhecimento. Tive experiências incríveis, como dar aula para mestrandos, de Mendoza na Argentina, estando em Tucson. Eu também tive a oportunidade dar palestras e cursos para o Brasil, o que ajudou a matar a saudade do país!

O lado negativo é que essa difusão abre espaço para pessoas postarem e/ou produzirem qualquer coisa. Tem diversos materiais no Youtube e outros locais que são equivocados.

Aue Irrigação: Quando falamos de Irrigação, de modo geral sobre jardins e agricultura, quais regiões da América Latina você considera mais preparadas e o porquê?

Giancoia: Cada país tem sua particularidade. Em relação ao paisagismo temos uma discrepância cultural dentro do território. Temos países muito avançados e outros ainda engatinhando no nosso segmento.

Os países onde a cultura e o conhecimento de irrigação são mais avançados são o Chile e o México. Simplesmente não se concebe um projeto de paisagismo público ou privado sem irrigação. Curiosamente mesmo como uma cultura tão rica como o Chile é onde temos as piores práticas de instalação e a utilização de produtos já ultrapassados. Tem 6 anos que trabalhamos arduamente para aprimorar e mudar a cultura deles.

No Brasil também temos diferenças por estado, mas ainda estamos longe de ter a irrigação como elemento indispensável em paisagismo urbano.

Em agricultura vou me abster, pois, iríamos escrever muito. Mas registro que a qualidade da irrigação por gotejamento do Peru é fantástica.


"A quantidade de produtos novos e revolucionários que foram lançados é incrível. Estes produtos mudaram a forma de projetar e também nos fizeram mudar metodologias e conceitos de projeto. Eu amo esta movimentação constante e evolução de tecnologias."
(José Giacoia)



Aue Irrigação: Voltando para a ideia de Projetos, que conversamos em 2009, o que mudou no mercado nestes últimos 12 anos?

Giancoia: Nossa, quanta coisa. A quantidade de produtos novos e revolucionários que foram lançados é incrível. Estes produtos mudaram a forma de projetar e também nos fizeram mudar metodologias e conceitos de projeto. Eu amo esta movimentação constante e evolução de tecnologias. Destaco três produtos que mudaram minha vida em projetos: bocais rotativos, tubos gotejadores para uso enterrado e controladores por sistema de dois fios com ajuste automático de tempo por variação climática.

Aue Irrigação: Como você enxerga a qualificação dos profissionais ligados diretamente aos projetos? Você consegue comparar entre os diversos países da América Latina?

Giancoia: Obviamente ainda temos de tudo, mas tenho muito orgulho e satisfação de ver a quantidade de bons projetistas que temos hoje no Brasil. Em qualidade de projetistas eu destacaria a Argentina, o Chile, o México e o Peru.

Não devemos nada a nenhuma outra região do mundo. Ao contrário.

Aue Irrigação: O que o profissional deve procurar fazer para melhorar o seu trabalho? Onde buscar apoio, informação, ferramentas? O que você recomenda?

Giancoia: Se atualizar sempre, experimentar, se desafiar e nunca parar de estudar. Uma ferramenta que ajuda muito é um software para projetar como o HydroLANDSCAPE. Apenas ressalto que o software não pensa, o profissional tem que conhecer produtos e metodologias de projetos.

Aue Irrigação: Cite um projeto que você trabalhou aqui no Brasil.

Giancoia: Fui convidado a apresentar soluções de controle e automação para o Caminho do Rosário, em Aparecida do Norte/SP, e acabei com a elaboração de todo o projeto de irrigação junto com a empresa Água Mais de Campos do Jordão de propriedade do Eng. Roberto Yamada.
No projeto utilizamos a irrigação por gotejamento enterrado além de um sistema que conta com um controle central por celular, que controla automaticamente o consumo de água, envia relatórios e pode ser conectado de qualquer lugar. Junto com ele temos bombeamento inteligente e utilizamos os bocais rotativos devido a sua eficiência e efeito estético.

Projeto Caminho do Rosário Aparecida

Projeto Caminho do Rosário em Aparecida


Projeto Caminho do Rosário Aparecida

Projeto Caminho do Rosário em Aparecida


Aue Irrigação: Quando podemos afirmar que um sistema de irrigação é eficiente, o que dizer para o cliente, para ajudar a vender o projeto?

Giancoia: Quando o jardim está lindo, com cores vivas e crescimento uniforme, é como um quadro. Se você pinta mal, fica feio.

Aue Irrigação: Depois do projeto, da obra pronta, qual a importância da manutenção do projeto de irrigação?

Giancoia: Um sistema bem instalado e projetado raramente precisará de manutenção. Mas dependendo da qualidade da água temos que efetuar limpezas de filtros e checar os componentes. A manutenção geralmente é mais corretiva.

Aue Irrigação: Você percebe que os profissionais e empresas estão preparados para atender adequadamente os clientes após a obra?

Giancoia: Ainda temos um gargalo, mas está muito melhor que a 12 anos atrás. O pessoal que faz “gambiarra” são os que atendem mal, poluem e estragam a imagem da irrigação para os clientes.

Aue Irrigação: Que mensagem você deixa para quem está entrando no mercado de irrigação?

Giancoia: É um mundo fascinante. Sempre terá espaço para pessoas qualificadas e com vontade de aprender e se aperfeiçoar.

Para saber mais sobre o Projeto de Irrigação do Caminho do Rosário clique aqui.



José Giacoia Neto
International Business Manager Americas
Gerente de Negócios Internacional
Rain Bird International Co.
6991 East Southpoint Road
Tucson – AZ - USA




Veja também:
A importância da utilização de sistemas de irrigação mais eficientes no Brasil
Condomínio em Goiânia é exemplo de como proteger e conviver com as florestas urbanas
Paisagismo e irrigação automatizada


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
9 + 9 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
José Giacoia: A evolução do mercado em projetos de irrigação
José Giacoia: A evolução do mercado em projetos de irrigação

Giacoia fala sobre a evolução na forma de projetar e como ferramentas como o Hydrolandscape ajudam os profissionais nessa hora.

Ensino
Curso Internacional de Introdução à Irrigação
Curso Internacional de Introdução à Irrigação

Nova turma de irrigação atinge público na Europa e novos países da América Latina. O Conhecimento on line não tem fronteiras.

Seminário Ibero-Brasileiro de Agricultura Irrigada
Seminário Ibero-Brasileiro de Agricultura Irrigada

Seminário irá abordar sobre a importância da água na agricultura irrigada e contará com a participação de especialistas do Brasil, Espanha e Portugal.

Dicas técnicas
HydroLANDSCAPE: Dica 3 de 5: criação de prancha de apresentação
HydroLANDSCAPE: Dica 3 de 5: criação de prancha de apresentação

Aprenda a criar sua prancha e gerar PDF, utilizando nossa ferramenta: o Paper Space

CalcLANDSCAPE- Dica 1 de 3: Item x Composição
CalcLANDSCAPE- Dica 1 de 3: Item x Composição

Compreenda como funciona esta relação no momento de gerar seu orçamento

LandMANAGER: Cadastro de ferramentas
LandMANAGER: Cadastro de ferramentas

Aprenda a utilizar este recurso importante para a rotina em uma obra

Notícias
Instalação artística em plantação estimula debate sobre agricultura sustentável
Instalação artística em plantação estimula debate sobre agricultura sustentável

As luzes de LED embelezam e ao mesmo tempo, estimulam o crescimento das plantas

Produção de alface: Túnel Alto e Gotejamento
Produção de alface: Túnel Alto e Gotejamento

Gama, no Distrito Federal, pelo segundo ano consecutivo é a maior produtora de alface do Distrito Federal.

Webinar Codevasf - "Manejo e conservação da água e solo em bacias hidrográficas"
Webinar Codevasf - "Manejo e conservação da água e solo em bacias hidrográficas"

No Dia Mundial da Água, Codevasf faz uma live sobre o tema: "Manejo e conservação da água e solo em bacias hidrográficas"

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 2 No 13 / Março de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto de Irrigação Caminho do Rosário
Projeto de Irrigação Caminho do Rosário

Eng. Agrícola José Giacoia

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Riego Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*