Instalação artística em plantação estimula debate sobre agricultura sustentável
Autor: Isabela Silva - Data: 12/03/2021
O projeto denominado Grow (crescer em português) é uma instalação artística do artista holandês Daan Roosegaarde cujo objetivo é realçar a beleza da agricultura e estimular debates a respeito de técnicas mais sustentáveis no ramo, concomitantemente.
Instalação em plantação do artista holandês Daan Roosegaarde
A inspiração surgiu após a visita a uma fazenda, onde pôde perceber o quão importante e pouco valorizada, é a agricultura local. Embora seja um país pequeno, a importância da agricultura na Holanda é vital, sendo considerado o segundo maior exportador mundial de legumes.
Para o projeto, Roosegaarde realizou pesquisas no campo de iluminação fotobiológica para cultivo de alimentos e também, suas implicações. Parte da pesquisa tem objetivo de mostrar que a combinação de determinado tipo de luzes podem beneficiar e gerar menos impacto ambiental às plantações.
Instalação em plantação do artista holandês Daan Roosegaarde
O uso da luz ultravioleta na instalação possibilita o estimulo de defesa das plantas, tornando-as menos suscetíveis a doenças e pragas. A tecnologia usada contribuí para redução de até 50% no uso de pesticidas, o que ameniza significativamente a contaminação do solo e lençóis freáticos, enquanto contribuí para preservação da biodiversidade. O estúdio, que leva o mesmo nome do artista, utilizou 20 mil m² de luzes LED na instalação.
Instalação em plantação do artista holandês Daan Roosegaarde
Os LED que foram posicionados em pontos diferentes da plantação, conseguem se mover para cima e para baixo. As cores escolhidas pelo estúdio, foram vermelhas e azuis, que segundo o artista, criaram um espetáculo visual futurístico e romântico.
A pesquisa realiza atualmente aplicação em estufas mas pretende popularizar e testar sua eficácia em larga escala.
Instalação em plantação do artista holandês Daan Roosegaarde
Fonte e referência: Hypeness e Revista Casa e Jardim
Veja também:
Lançamento da segunda edição do Atlas Irrigação
Arquiteta Fernanda Ogata mostra como seu escritório combina Paisagismo e Irrigação
Projeto no Rio Grande do Sul quer maximizar a eficiência de sistemas de irrigação
Anterior Próximo