Irrigação em gramados
Autor: Jéssica de Souza - Data: 17/03/2022
Um gramado bem cuidado funciona como um pano de fundo para o paisagismo, e atua também como revestimento e proteção do solo contra erosões e auxilia na redução do calor do ambiente.
Mas para manter ele sempre verde é necessário que a irrigação seja feita da forma correta. Por isso devemos considerar alguns fatores como: tipo de grama, o sistema de irrigação que deverá ser utilizado, quantidade de água necessária e qual o melhor momento para irrigar.
Existem diversas espécies de gramas para utilizar e é preciso considerar o clima do local, luminosidade, manutenção, se é uma área de circulação. O ideal é que seja uma grama resistente à seca, para que não seja necessário um rega frequente e com isso ocorra uma economia de água. Como exemplo citamos a esmeralda e a batatais.
Já em relação ao sistema de irrigação o ideal é usar os aspersores e optar por bocais tipo spray ou rotativo (não misture os dois no mesmo sistema). Optar por uma irrigação automatizada reduz desperdícios, trazendo uma economia na conta de água e luz.
Mas como programar a irrigação?
Considere o tipo de solo, a quantidade de sol que a grama recebe, o horário do dia. Por exemplo, um solo argiloso absorve muita água e pode formar poças, então é necessário que a rega seja em quantidade menor e em um tempo espaçado para que essa água se infiltre, ainda mais se estiver em um local com sombra. Ao contrário de ambientes com muita incidência de sol, onde a grama sofre mais rapidamente a evapotranspiração, perdendo água mais rápido e necessitando de uma rega mais frequente. Para evitar a evapotranspiração da planta faça a rega na parte da manhã, entre 6h00 e 9h00, ou no final da tarde após as 16h. Evite regar também no horário da noite, pois a absorção fica menor e a planta fica mais tempo encharcada. Lembre-se: falta e excesso são prejudiciais!
O principal é: observe sempre a grama, ela vai dizer do que precisa. Se ela não cresce, está com tom mais acinzentado, precisa de água. Se está amarelada, solo muito macio, formando poças, diminua a rega.
Veja também:
A importância da irrigação ao longo dos ciclos da soja
Importância da manutenção preventiva no sistema de irrigação
Inscrições para o Curso Presencial da AuE Software 2022
Anterior Próximo