Embrapa Solos disponibiliza sistema que classifica terras para irrigação
Autor: Jéssica de Souza - Data: 18/03/2022
A Embrapa Solos tinha criado um sistema de classificação de terras para irrigação na região do semiárido. Agora, em parceria com a Codevasf, ela ampliou esse sistema para todo o território brasileiro.
O Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação - SiBCTI - informa se o local onde será feito o plantio de um cultivo tem potencialidade para desenvolver sob determinada tecnologia de irrigação.
Através do site SiBCTI o usuário insere informações como topografia, profundidade, capacidade de água disponível, velocidade de infiltração, cultura e outros dados técnicos voltados para solos e água. O sistema cruza esses dados e informa, por exemplo, que o solo em questão não deve ser irrigado com culturas de sistema radicular tipo pivotante e profundo.
Atualmente ele faz leitura somente para culturas de acerola, banana, cana-de-açúcar, cebola, coco, feijão, capim elefante, goiaba, manga, melancia, melão, milho, uva e café. Outras culturas serão inseridas em breve.
Para operar é necessário conhecimentos técnicos. A Embrapa fornece um documento técnico explicativo sobre o uso do sistema e também um curso online gratuito em sua plataforma AVA.
Veja também:
Ebooks AuE Software para Irrigação e Paisagismo
André Bailone: Irrigação em Jardim Vertical Hidropônico
Retrospectiva 2021 AuE Irrigação Digital
Anterior Próximo