HydroLANDSCAPE 2018: Erros comuns na setorização e dimensionamento hidráulico

Autor: Guilherme Motta - Data: 24/06/2020

Sabe aquele momento em que você está criando um projeto de irrigação e na hora de dimensionar aparece aquele erro que não se tem a minima noção de onde vem?

Sabendo dessa importância, na edição da Revista AuE Irrigação deste mês, preparamos um tutorial no qual vamos aprender sobre HydroLANDSCAPE 2018: Erros comuns na setorização e dimensionamento hidráulico.

Vamos ao Primeiro dos 4 erros mais comuns.

Para dar inicio a ele, colocamos um setor básico que iremos mostrar os possíveis problemas de um projeto. Onde contem 4 fileira de 10 aspersores, 1 bomba.

Aplicando Aspersores e Bomba



Nosso próximo passo seria a criar os setores de cada grupo de aspersores. Onde para fazer esse processo deve-se clicar em Diagrama/s localizado na barra de tarefas superior, clicar em Criar Setor, depois Selecionar Aspersores, e aparecerá sua janela de trabalho para selecionar os aspersores desejados, e após dar Enter, aparecerá todas as Informações do setor criado.

Criando Setores



Vale a pena ressaltar que nesse processo de criação dos setores, deve-se sempre averiguar se está havendo um equilíbrio entre um setor e outro. Para não gerar problemas futuramente. Para fazer isso basta apenas clicar em Setores dentro da janela de Diagrama.

Equilíbrio



Um dos problemas mais comuns que acontece, dito no inicio que é o primeiro, seria esse que vamos mostrar.

Deixamos um grupo de aspersores sem criar o setor para mostrar à vocês. Como podem ver na imagem abaixo, existe um grupo de aspersores que estão sem um setor indicado, e as vezes em um projeto muito grande é difícil encontrar onde está localizado o/os aspersor/es, e para isso existe uma ferramente que simplifica esse processo. Basta apenas clicar no aspersor desejado e no canto superior direito terá a opção Selecionar, que irá mostrar diretamente no seu projeto onde ele está localizado, como mostra à direita. É muito importante não deixar nada sem setor no projeto, pois senão dará erros mais para frente.

Conferindo Aspersores



Após feito esse processo de conferir os aspersores e estiver tudo correto estamos pronto para seguir à próxima etapa. Que seria o cadastro das válvulas em cada setor. Onde primeiramente devemos escolher a válvula necessária para o projeto. Foi estipulado que precisamos de 2,20 de Vazão Total, e devemos escolher uma que tenha o valor máximo um pouco maior apenas que o necessário. E depois aplica-las em seu projeto. Como na imagem a seguir.

Escolhendo Válvulas



Próximo passo seria aplicar cada válvula a seu respectivo setor. Clicando em Diagrama/s, escolher o setor desejado, clicar em Selecionar Válvulas, e escolher ela no seu projeto. Fazer esse processo para todas as válvulas de cada setor.

Setorizando as Válvulas



Após feito isso, próximo passo é fazer a ligação entre tudo do projeto através da tubulação. Existem duas maneiras de fazer, sendo "automática" e manual. Para fazer a automática é somente clicar em Conectar que fica localizado na barra de tarefas do HydroLAND, e escolher o tipo de linha, no nosso caso foi Linha Secundária. Feito isso, selecione todos os aspersores desejados. Como na imagem a seguir. O mesmo vale para Linha Principal, porém selecionando os itens correspondentes a ela (Bomba e Válvula).

Criando Tubulação Secundária



Porém não são todos os projetos que são possíveis de se fazer com essa seleção "automática", as vezes são necessárias a ligação manual, e para isso existem 2 truques que podem lhe ajudar a prevenir possíveis erros. Onde temos o primeiro que seria congelar os Layers do jato dos aspersores da seguinte forma como mostra a imagem a seguir.

Congelando Layers



E o outro truque, e talvez o mais importante seria os InsetPoints que possui no CAD. Oque é isso? São aquelas marcações automáticas que o CAD faz. E uma forma de fazer a ligação correta, é exatamente no InsertPoint do Centro exato de cada aspersor, ou válvula, ou bomba.

E para inserir os tubos de forma manual, basta apenas ir na barra de tarefas do HydroLAND, clicar em Tubos, e depois em Secundário. Logo em seguida fazer o mesmo que foi dito acima, clicar exatamente no centro de cada aspersor. Como mostra a imagem a seguir.

Criando Linhas Secundárias Manualmente



Um outro erro também bastante comum é quando se conecta dois setores distintos, por mais que não fosse sua intenção, pode lhe acarretar um problema que aparentemente não tenha solução. Como representado na imagem a seguir.

Conectando Setores Distintos



De uma forma bem didática, explicaremos o porque de acontecer esse erro quando se conecta um setor no outro.

O HydroLAND funciona da seguinte maneira, a partir do momento em que você clica em Dimensionar, e logo após Circuito, é como se ele tivesse jogando água desde a bomba e começa passando nos setores. Setor 1, água foi e voltou. Setor 2, água foi e voltou. Setor 3, água foi e não conseguiu voltar para mandar água pro Setor 4, mostrando assim na interface que todos os aspersores do Setor 4 estavam desconectados. Como mostra a imagem a seguir.

Setor Bloqueado



E por ultimo, temos um outro erro bastante comum de acontecer, quando estamos confeccionando nosso projeto e acabamos, por mais que sem intenção, fazendo um circuito fechado, e na hora de Dimensionar seu projeto, com certeza irá aparecer um erro.

Circuito Fechado



É comum sim, termos que contornar algum objeto na hora que estamos fazendo nosso projeto, porém sempre lembrando de não se fazer circuitos fechados. Sempre dessa forma:

Circuito Aberto



Vídeo Tutorial:



Veja também

  • HydroLANDSCAPE 2018: Cadastrar e utilizar tubos gotejadores

  • HydroLANDSCAPE: Alterar a unidade de exibição das medidas

  • HydroLANDSCAPE: Como exportar orçamento a partir do HydroLANDSCAPE

  • Compartilhar:


    Anterior Próximo

    Segue-nos no Instagram

    Comente esta matéria:
    Nome:
    E-mail:
    9 + 7 = ?
    Digite o seu comentário sobre a matéria:
    Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



    ---
    Entrevista
    Apresentamos o projetista Vítor Oliveira, da Casa da Lavoura, Barreiras, BA
    Apresentamos o projetista Vítor Oliveira, da Casa da Lavoura, Barreiras, BA

    O mais difícil de projetar é o mercado de irrigação para paisagismo, onde temos o prazer de ter grandes, médias e pequenas obras instaladas.

    Lançamentos
    Curso de conceitos básicos de irrigação a distância
    Curso de conceitos básicos de irrigação a distância

    Em parceria com a AuE Software, o profissional Marcelo Zlochevsky traz a novidade de um Curso de Irrigação Básica, voltado para iniciantes.

    Curso de marketing digital para paisagistas
    Curso de marketing digital para paisagistas

    Aprimore seu marketing digital e conquiste mais clientes, veja como funciona o treinamento.

    Ensino
    A Irrigação sub superficial como realidade e não potencial futuro
    A Irrigação sub superficial como realidade e não potencial futuro

    Esta técnica pode ser usada em cultivos extensivos e intensivos, de ciclo curto ou longo com resultados já comprovados.

    Solicitação de outorga para uso de água no Brasil
    Solicitação de outorga para uso de água no Brasil

    Esse artigo auxilia no pedido de outorga e quais documentos serão utilizados ao solicitá-la

    Dicas técnicas
    HydroLANDSCAPE 2018: Cadastrar e utilizar tubos gotejadores
    HydroLANDSCAPE 2018: Cadastrar e utilizar tubos gotejadores

    Veja como cadastrar um gotejador no HydroLANDSCAPE e quais os dados necessários para que os cálculos sejam realizados corretamente no sistema.

    HydroLANDSCAPE 2018: Erros comuns na setorização e dimensionamento hidráulico
    HydroLANDSCAPE 2018: Erros comuns na setorização e dimensionamento hidráulico

    O HydroLANDSCAPE te ajuda a acertar no projeto de irrigação, ele faz várias verificações e não deixa nada passar. Veja alguns erros comuns de projeto.

    HydroLANDSCAPE - Como alterar performance de bocal no HydroManager
    HydroLANDSCAPE - Como alterar performance de bocal no HydroManager

    Aprenda como alterar os valores no bocal no botão performance e altere quando julgar necessário.

    Notícias
    A tecnologia em favor do meio ambiente
    A tecnologia em favor do meio ambiente

    podemos ressaltar várias alternativas que podem aliviar alguns problemas relativos aos recursos naturais que são finitos

    Horta doméstica usando garrafas pet
    Horta doméstica usando garrafas pet

    Faça uma horta irrigada com garrafas pet

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Irrigação Ano 1 No 4 / Junho de 2020

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Lista de Projetos

    Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Riego Digit@l

    Top 10 de Projetos

    Lista com 10 projetos mais comentados

    Agenda
    Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

    X

    AuE Irrigação


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *