HydroLANDSCAPE: Explorando Mapas, Cartas, Curvas de Nível
Autor: Guilherme Motta - Data: 18/03/2020
Saber a definição de alguns conceitos como mapa, carta, planta e curvas de nível é muito importante para a extração de informações sobre o projeto, sendo assim seu terrreno e o entorno imediato e abrangente.
Sabendo dessa importância, na edição da Revista AuE Irrigação Digital deste mês, preparamos um tutorial no qual vamos aprender sobre conceitos geográficos noAutoLANDSCAPE, e ainda como é vizualizada VisualPLAN!
Quando temos por exemplo o google maps, com uma imagem o máximo afastada, estamos falando de um mapa, pois sua escala é muito pequena.
Mapa
Quando aproximo, e começo a ver ruas e mais detalhes, estamos falando de carta. Existem também as cartas topográficas, que possuem curvas de nível, representando os relevos do terreno de maneira bidimensional.
Carta
Carta topográfica
Quando aumentamos a escala, estamos falando de uma planta baixa, pois não tem como representar a escala real em tamanho real em uma folha.
Planta baixa e curva com valor 1
Por fim, as curvas de nível são as curvas do terreno representando suas deformações. Exemplo disso são as curvas no exemplo anterior de planta, na qual a linha externa possui uma elevação de valor 1, e o ponto mais alto possui uma elevação de valor 11.
Curva com valor 11
Clico no botãodo VisualPLAN e o projeto é aberto, exibindo as curvas de nivel em planta e no 3d.
Botão VisualPLAN
Projeto noVisualPLAN
Voltando para o projeto no HydroLANDSCAPE, incluo alguns aspersores e tubos de maneira aleatória a título de visualuzação.
Aspersores e tubos
Em seguida, iremos clicar no botão dimensionar e depois na nova aba, iremos clicar no botão interpolar, assim as curvas serão lidas e seus valores atríbuidos no projeto.
Botão dimensionar e interpolar
Por fim, iremos clicar na aba 3D, e é possível visualizar o projeto sem clicar no botão VisualPLAN!
Aba 3D
Algumas vezes podemos confundir o conceito de Mapa, Carta e Planta, existe o uso correto para cada termo. Também é importante entender o que são curvas de nível, como ler a informação, qual seu uso e finalidade.
Nos projetos de irrigação, a informação dos desníveis é especialmente importante, já que as perdas e ganhos de pressão devidos aos desníveis do terreno podem ser determinantes na solução do projeto.
Vídeo Tutorial:
Veja também
Dicas sobre o dimensionamento dos tubos no HydroLANDSCAPE
HydroLANDSCAPE: Como exportar orçamento a partir do HydroLANDSCAPE
HydroLANDSCAPE: Explorando Mapas, Cartas, Curvas de Nível
HydroLANDSCAPE 2018: Utilizando níveis simplificados para dimensionar o projeto
HydroLANDSCAPE 2018: Explorando níveis e estudando o terreno no VisualPLAN
Anterior Próximo