Frederico Maia Haun, Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo

Autor: Regina Motta - Data: 31/03/2020

Nosso novo projeto, a Revista AuE Irrigação, que está sendo criada para atender a solicitações de nossos clientes, tem a honra de conversar hoje com o profissional Frederico Maia Haun, Gerente de Serviços Brasil, CLIA - Auditor Certificado para Irrigação Paisagística, Rain Bird Brasil Ltda.

Frederico Maia Haun


Em 2015, publicamos uma entrevista sua em nossa Revista Auepaisagismo: Frederico Maia Haun, Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo que você, nosso leitor, pode ler e apreciar!

Agora, cinco anos depois desta conversa, vamos pedir que ele nos conte sobre as novidades de hoje e as notícias do que ocorreu na área nestes 5 anos.

AueIrrigação: O que mudou nestes últimos 5 anos?
Em 5 anos vimos muitos avanços em tecnologia de produtos. Mas destaco, principalmente, um amadurecimento do nosso mercado, profissionais mais bem qualificados, empresas mais bem estruturadas e, para os próximos anos, vejo um grande potencial de crescimento.

Ao contrário do que podia ser esperado com a retração do mercado imobiliário que vimos nos últimos anos, a irrigação de paisagismo tem se tornado um produto cada vez mais acessível e comum em todos os tipos de jardins, sejam eles residenciais, públicos ou comerciais.

AueIrrigação: Quais as maiores dificuldades do setor? Quais as maiores oportunidades?
Vejo ainda resistência em alguns setores em irrigar. Áreas públicas ainda são pouco exploradas e têm um enorme potencial de crescimento. Ainda não possuímos uma plena cultura de irrigação paisagística como em outros países, mesmo se compararmos com os nossos vizinhos da América do Sul. As oportunidades são extraordinárias. Mesmo com todo o crescimento do nosso mercado, apenas uma ínfima parcela dos gramados e paisagismo são atualmente irrigados no Brasil.

Estudo, projeto, realidade


AueIrrigação: A escassez de água é uma preocupação mundial. Como a irrigação se posiciona frente a esta questão?
Podemos categoricamente afirmar que a irrigação é uma grande aliada do uso racional da água. Hoje, já é possível, por exemplo, de uma forma muito simples e acessível, conectar o controlador de irrigação de uma residência à bancos de dados meteorológicos de domínio público e permitir o ajuste diário da água aplicada, economizando até 50% do consumo de uma irrigação convencional. Ter o controle da irrigação em seu smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar já não exige grandes investimentos.

Irrigação por aspersão


AueIrrigação: Você é especialista em irrigação de paisagismo. O mercado nesta área tem se expandido? Quais as vantagens de um jardim irrigado?
Sim, como já comentei, temos visto um contínuo e sólido crescimento do mercado de irrigação paisagística, principalmente o segmento residencial. Irrigação é sem dúvida a solução ideal, de maior viabilidade econômica e ambiental. Sistemas de irrigação são projetados para evitar o desperdício de água e energia. Esta é a grande vantagem se compararmos com um jardim irrigado manualmente.

AueIrrigação: Em um cenário de crise hídrica em vários estados, o Brasil deveria ter uma legislação específica para irrigação de paisagismo?
Sim, seria muito interessante termos uma legislação no sentido de reconhecer os benefícios e incentivar a irrigação nas cidades, mas com o cuidado de não cair no excesso de leis e regulamentações. Eu creio que a nossa consciência da necessidade de conservar água vai rapidamente culminar com uma política coordenada de uso racional. Não podemos, por exemplo, achar normal o uso de caminhões pipa para regar praças e canteiros centrais de avenidas.

AueIrrigação: É possível fazer irrigação de paisagismo com água de reuso ou cisternas?
Recomendo a irrigação por água de reuso (águas cinzas) na grande maioria dos meus projetos. Principalmente nas cidades e grandes centros, esta é uma forma de contribuir para a reposição dos mananciais de água, utilizando o solo como filtro natural para a reciclagem da água contaminada.


AueIrrigação: Como você vê as iniciativas como o Green Building Council?
São iniciativas interessantíssimas. Construções sustentáveis são um caminho sem volta, uma exigência cada vez mais presente em todos os mercados da construção civil. A certificação LEED garante ao cliente um projeto sustentável e alinhado com as boas técnicas de construção. Engana-se quem pensa que é mais caro trilhar este caminho, quem pensa estar pagando por uma “roupagem” de grife ou etiqueta. O investimento inicial (custo da construção) pode até ser um pouco maior, mas é rapidamente recompensado pela redução do custo operacional.

AueIrrigação: Estão “na moda” os jardins verticais, é um desafio irrigá-los? Como fazer?
Muitas vezes pode ser um desafio irrigar uma parede verde dentro de um ambiente fechado, uma sala, por exemplo. Mas nada é complexo quando se utilizam produto e técnica apropriados. Um jardim vertical mais simples pode ser fornecido já com um kit de irrigação específico. Jardins maiores e com grandes variedades de plantas requerem planejamento e projeto.


AueIrrigação: Qual a sua visão de nosso software HydroLANDSCAPE?
Vejo como uma louvável iniciativa da Aue. Quando os primeiros softwares de irrigação para uso profissional foram importados para o Brasil eram complicados e inacessíveis. Gosto da simplicidade do HydroLANSCAPE e, o mais importante, conta com suporte local.


AueIrrigação: Quais as novidades da Rain Bird você gostaria de destacar?
Muitos produtos novos alinhados com as novas exigências do mercado e com a nossa missão de liderar o Uso Inteligente da Água. Também conseguimos avanços em nosso atendimento e sinto que estamos muito mais próximos dos nossos clientes e parceiros.

AueIrrigação: Onde os profissionais podem buscar outras informações?
São várias publicações regulares que veiculam reportagens direcionadas para a irrigação paisagística e de gramados esportivos, tais como Irrigazine, Jornal da Itograss, Revista Natureza, GBC, são apenas alguns exemplos. E, obviamente, nas mídias web (Facebook, Instagram e Youtube) é possível encontrar muita coisa.

AueIrrigação: A sua Empresa Rain Bird promove cursos e treinamentos para Irrigação, contribuindo para que mais e mais profissionais atuem neste mercado. Quais os cursos previstos para os próximos meses?
Serão vários ao longo do ano e o calendário de treinamentos já está disponível no nosso site. O destaque fica para as três Academias Rain Bird: maio em São Paulo/SP, julho no Rio de Janeiro/RJ e outubro em Fortaleza/CA. Em cada um destes eventos, teremos um total de 9 módulos (cursos) sobre os mais diversos assuntos relativos à irrigação paisagística e de gramados esportivos, perfazendo um total de 80 horas de treinamento. Os treinamentos ocorrem de forma simultânea em duas salas, separadas por nível de capacitação, envolvendo aulas teóricas e práticas.

AueIrrigação: Com a sua experiência nesta área de irrigação, quais seriam suas recomendações para os que se iniciam nesta profissão?
Como sempre digo, o melhor e mais certeiro caminho é o da capacitação. Este é um mercado ainda carente de profissionais e os segmentos de irrigação para paisagismo e gramados esportivos são ainda pouco abordados nas universidades.

Parque Madureira - Rio de Janeiro, Brasil - 2012


Projeto Parque Madureira - Rio de Janeiro - Brasil 2012
Cliente PCRJ Secretaria de Obras da Prefeitura do Rio de Janeiro

RainBird 20 anos no Brasil



Você gostará também:

  • David R. Santos, da DS Projetos e Serviços de Brasília, e a sua experiência na área de irrigação
  • Questões sobre irrigação por Guilherme Motta de Oliveira
  • Paisagismo e irrigação automatizada


    Compartilhar:



    eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

    Comente esta matéria:
    Nome:
    E-mail:
    Digite o seu comentário sobre a matéria:
    Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



    ---
  • Entrevista
    Eng. Agrônomo Alexander Nunes, da Agroconsulte, fala sobre seus projetos de irrigação
    Eng. Agrônomo Alexander Nunes, da Agroconsulte, fala sobre seus projetos de irrigação

    Engenheiro Agrônomo, especialista em Engenharia de irrigação pressurizada descreve seu trabalho e como resolve os projetos

    Frederico Maia Haun, Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo
    Frederico Maia Haun, Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo

    Destaco um amadurecimento do nosso mercado, profissionais mais bem qualificados, empresas mais bem estruturadas, um grande potencial de crescimento

    Dicas técnicas
    HydroLANDSCAPE 2018: Explorando níveis e estudando o terreno no VisualPLAN
    HydroLANDSCAPE 2018: Explorando níveis e estudando o terreno no VisualPLAN

    Veja um projeto de irrigação do HydroLANDSCAPE com as possibilidades ampliadas pelos programas VisualPLAN e AutoLANDSCAPE

    HydroLANDSCAPE 2018: Utilizando níveis simplificados para dimensionar o projeto
    HydroLANDSCAPE 2018: Utilizando níveis simplificados para dimensionar o projeto

    Veja como inserir curvas de nível estimadas para dimensionar o projeto com mais precisão no HydroLANDSCAPE 2018

    HydroLANDSCAPE: Explorando Mapas, Cartas, Curvas de Nível
    HydroLANDSCAPE: Explorando Mapas, Cartas, Curvas de Nível

    Explorando os conceitos de Mapa, Carta, Curva de Nível e as implicações na irrigação e nos programas HydroLANDSCAPE e VisualPLAN

    Notícias
    Agronegócio e as Mudanças Tecnológicas
    Agronegócio e as Mudanças Tecnológicas

    Agronegócio já tem a sua disposição vários softwares que resolvem não só plantio, a colheita, a robótica, os drones e a irrigação

    Revista AuE Paisagismo Abril 2020
    Revista AuE Paisagismo Abril 2020

    Veja a revista AuE Paisagismo de abril de 2020, com outras notícias e novidades.

    FiiB 2020 - Novas Datas
    FiiB 2020 - Novas Datas

    Confirmadas novas datas para o maior evento de Irrigação da America Latina

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Irrigação Ano 1 No 1 / Março de 2020

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Lista de Projetos

    Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Riego Digit@l

    Top 10 de Projetos

    Lista com 10 projetos mais comentados

    Agenda
    Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

    X

    AuE Irrigação


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *