HydroLANDSCAPE: Como preencher uma área irregular com aspersores
Autor: Isabela - Data: 12/02/2021
Para auxiliar na inserção de aspersores usando o HydroLANDSCAPE, a revista AuE Irrigação desta edição preparou algumas dicas para facilitar o desenvolvimento do seu projeto em áreas irregulares, utilizando a opção Preenche com BOUNDARY.
Esta opção utiliza internamente um comando no CAD para obter o polígono (PLINE) que define uma área fechada no desenho sendo o processo semelhante ao processo de inserir hachura no CAD. Logo, devemos considerar algumas limitações quando utilizarmos esta opção. Abaixo temos as limitações para o uso desta ferramenta no HydroLANDSCAPE.
1- A área deve estar completamente fechada para que o comando funcione. Aproxime o zoom para encontrar "furos" entre suas linhas.
2-O AutoCAD pode demorar muito para identificar a forma da área dependendo da quantidade de linhas e objetos que estão visíveis na tela. Congele os layers desnecessários e aproxime o zoom o máximo possível para que o comando funcione mais rápido.
3- Não é possível utilizar este comando com formas orgânicas baseadas em SPLINE. Caso seja preciso utilizar formas orgânicas, você deve desenhar um polígono com vários segmentos de reta.
Observe como o resultado da inserção de aspersores não está adequado no exemplo a seguir, usando o comando Preenche com BOUNDARY no terreno.
Inserção de aspersor em terreno irregular
Para que a inserção fique mais adequada no terreno que usaremos como exemplo, iremos traçar uma linha e dividir o terreno ao meio, tornando-o mais regular. Escolha o aspersor desejado, no exemplo utilizamos o aspersor 1804, com bocal R13-18F e raio de 5 metros. Clique em seguida na opção Preenche com BOUNDARY e selecione a primeira área a se preenchida. Repita o processo para preenchimento da segunda área.
Divisão do terreno com polyline à esquerda e preenchimento da área com Boundary à direita
Após utilizar o preenchimento automático, é necessário remover a linha vertical desenhada e observar se o resultado está satisfatório, fazendo as adequações necessárias para o projeto, removendo e/ou reinserindo os aspersores. Confira o resultado abaixo:
Resultado da inserção de aspersores utilizando o preenchimento automático
Continue acompanhando nossa revista mensalmente para aprender as próximas dicas!
Veja Também:
Em Março: 1ª Semana de Cursos On line da AuE Software
AuE LandOFFICE: Como realizar backup dos arquivos do sistema da AuE
O Eng. Agrícola Fernando Echeandia apresenta a Branica SAC e seus objetivos
Veja como foi o 1° Curso de Módulo avançado de irrigação a distância AuE Network
Anterior Próximo