Agronegócio e as Mudanças Tecnológicas
Autor: Regina Motta - Data: 02/03/2020
As mudanças tecnológicas vêm acontecendo a uma velocidade cada vez maior e o Agronegócio já tem a sua disposição vários softwares que resolvem não só o gerenciamento agrícola, o plantio, a colheita, a robótica, os drones e a irrigação. São alternativas modernas e interessantes que contribuem fortemente para o sucesso do plantio.
A otimização do gerenciamento das lavouras inclui a diminuição da dependência humana para algumas atividades, havendo também uma facilitação do crédito para o setor rural. Baseados na tecnologia agrícola, que tem um papel importante na garantia da colheita, os órgãos financiadores facilitam o crédito para as empresas e o seguro agrícola diminui a burocracia.
O processo de adoção de novas tecnologias acarreta também uma mudança de critério das empresas produtoras, das revendas, das assistências técnicas, tendo em vista a atualização do produtor rural, aumentando seu nível de exigência.
A inclusão das tecnologias digitais na agricultura familiar ainda é incipiente, mas é uma oportunidade que merece ser aproveitada.
O Brasil tem um grande potencial para o crescimento da tecnologia, que hoje está presente em cerca de 7 milhões de hectares, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). Especialistas atestam que, quando bem conduzida, a irrigação é promotora de maior estabilidade e rentabilidade no campo. Existem gargalos que precisam ser superados para que o uso da tecnologia seja ampliado.
Dá pra fazer irrigação agrícola no HydroLANDSCAPE?
Sim. O HydroLANDSCAPE pode fazer a irrigação agrícola, porém o programa ainda não tem os aspersores voltados para irrigação rural, o cliente tem que cadastrar os aspersores. O HydroLANDSCAPE também não possui informações sobre irrigação de culturas agrícolas, como feijão, soja, milho, etc. Com o programa é possível desenhar todo o sistema e realizar os cálculos hidráulicos, além de quantificar e gerar orçamento.
Veja o vídeo de projeto agrícola com o HydroLANDSCAPE para esclarecer outras dúvidas:
Veja também
Questões sobre irrigação por Guilherme Motta de Oliveira
David R. Santos, da DS Projetos e Serviços de Brasília, e a sua experiência na área de irrigação
Anterior Próximo