Lucas Lazarotto fala sobre os benefícios da irrigação automatizada
Autor: Jéssica de Souza - Data: 16/06/2021
No mês de Junho a revista Aue Irrigação entrevistou Lucas Dal Prá Lazarotto, engenheiro e fundador da Actionman Soluções Sustentáveis. Durante a conversa ele fala como é a irrigação paisagística na região de Rio Grande do Sul, o que considera na hora de projetar e sua experiência com o software HydroLANDSCAPE.
Aue Irrigação: Fale um pouco sobre você, sua formação, trajetória do seu trabalho e da empresa.
Lucas Lazarotto: Nasci em Passo Fundo, norte do estado do RS, e morei lá até meus 17 anos quando vim para capital Porto Alegre estudar Engenharia de Controle e Automação (PUCRS). Tive uma sólida experiência com softwares CAD (AutoCad, ProEngineer, Solid Works) e na indústria. O ingresso no mercado da irrigação automatizada foi em 2006 como uma forma de empreender com baixo custo inicial e agregando conhecimentos adquiridos na faculdade como Cálculo Hidráulico e CAD, que são minha especialidade, automação e acionamentos elétricos, os quais tive grandes dificuldades.
Devido à sazonalidade, já bem conhecida aqui no sul do setor de irrigação, acabei indo trabalhar com vendas técnicas de produtos para a montagem eletromecânica e automação por volta de 2010 até 2019. Com isso desenvolvi uma nova competência, a de vendas. Isso possibilitou enxergar o mercado em que se atua de ampla, canal de vendas, prospecção de novos negócios, empatia com cliente, pós-venda, parcerias com empresas da cadeia de fornecimento, como ampliar e melhorar seu relacionamento com o cliente, conhecimento de fornecedores de ponta de produtos elétrico, automação e energia solar fotovoltaica.
Então, com desejo e convicção mais fortes do que nunca em voltar a ser empreendedor, em 2019 fundei a Actionman Soluções Sustentáveis, aonde voltei a oferecer os serviços de manutenção e projetos de Irrigação automatizada, agora atuando também na área agrícola, e projetos de energia solar fotovoltaica. Auxilio outras empresas do ramo da irrigação e paisagismo com a prescrição de produtos e realização dos projetos hidráulicos para suas obras, sempre aberto a novas parcerias.
Aue Irrigação: Como é o mercado na sua região? Quais os pontos positivos e as dificuldades que encontra neste mercado?
Lucas Lazarotto: Na região metropolitana, a irrigação paisagística vem sendo bem solicitada principalmente em obras de grandes incorporadoras, muito mais que em 2006, porém ainda há muito para crescer. No interior ainda é um mercado pouco explorado.
As maiores dificuldades que tenho no meu dia-a-dia estão na resistência do cliente final em investir na irrigação do seu jardim (seja de qual tamanho for) fora da época de altas temperaturas, quando a rega se torna mais do que essencial. Se pudesse equilibrar as demandas de instalações e manutenção por todos os meses do ano, seria algo muito interessante para negócio.
Aue Irrigação: Como você enxerga a importância da irrigação na rotina das pessoas (nas casas, trabalho, áreas de lazer)? Quais benefícios você aponta para um local com irrigação automatizada?
Lucas Lazarotto: Podemos dizer que investir em irrigação automatizada é garantia de proteção ao investimento que o cliente realizou no seu jardim, gramado ou campo esportivo. Como benefícios é a boa manutenção das plantas, melhoria do microclima local, beleza estética, eficiência no uso de água.
O mercado é dinâmico então temos que estar atentos às novidades que surgem e tendo ciência que irá beneficiar nossos clientes, agregando também ao nosso portfólio.
Aue Irrigação: Quais principais pontos que você considera na hora de projetar (clima, necessidades do cliente, tipo de área - pública ou privada, local)? Por quê?
Lucas Lazarotto: Em ordem de relevância:
- Objetivo do cliente: uma franca conversa já possibilita observar se o cliente em potencial consegue preservar seu jardim irrigado adequadamente o ano todo, quanto tempo ele gasta no manuseio de água, resultados obtidos. Com isso vemos o que podemos oferecer de produtos e soluções para melhorar seus resultados com pouca intervenção e economia de tempo e recursos hídricos;
- Tipo da vegetação: nesta etapa se escolhe o tipo de irrigação (aspersão, gotejamento, subterrâneo) e quais as áreas mais críticas;
- Fonte de água: se há ou não um bom fornecimento da rede pública, ou se a água é de reuso de cisternas, etc;
- Posicionamento Solar: influencia muito na evapotranspiração. Locais com pouca incidência solar requerem muito menos água que locais ensolarados e desabrigados.
Após uma elaboração completa de um orçamento e apresentação sucinta, se verifica o quanto o cliente está disposto a investir. Tento sempre dar algumas opções visando o fechamento de negócio sem detrimento da qualidade do projeto.
Aue Irrigação: Você é cliente do HydroLANDSCAPE - como conheceu nosso software e como ele agrega na sua rotina?
Lucas Lazarotto: Sou cliente a exatos 12 meses e utilizo em praticamente em todos os orçamentos que realizo, é uma ferramenta do meu dia-a-dia. Um exemplo de projeto que realizei utilizando o HydroLANDSCAPE foi o Sítio Sr. Luis, bairro Belém Velho, em Porto Alegre. O cliente não queria mais se preocupar em ficar irrigando manualmente o seu jardim, pois era uma área muito ampla. Mas continuo em constante aprendizado realizando os cursos oferecidos pela empresa.
Estou grato pelo que ele oferece e pelo pós Venda da equipe da AuE Software, pois sempre que surge alguma dúvida recebo todo o suporte necessário.
Projeto HydroLANDSCAPE Sítio Sr. Luis (Porto Alegre/RS) - Actionman Soluções Sustentáveis.
Fonte: Lucas Lazarotto
Projeto HydroLANDSCAPE Sítio Sr. Luis (Porto Alegre/RS) - Actionman Soluções Sustentáveis.
Fonte: Lucas Lazarotto
Projeto finalizado - Sítio Sr. Luis (Porto Alegre/RS) - Actionman Soluções Sustentáveis.
Fonte: Lucas Lazarotto
Projeto finalizado - Sítio Sr. Luis (Porto Alegre/RS) - Actionman Soluções Sustentáveis.
Fonte: Lucas Lazarotto
Confira os detalhes do Projeto de Irrigação Sítio Sr. Luis.
Actionman Irrigação e Energia Solar
Instagram: Actionman Engenharia
Facebook: Actionman Engenharia
Site: Actionman Soluções Sustentáveis
Veja também:
Senar lança app “Estante Virtual Coleção Senar”
Atualização dos catálogos da Hunter no HydroLANDSCAPE - 06/2021
Crise Hídrica no Brasil: Quais as consequências para a irrigação?