Crise Hídrica no Brasil: Quais as consequências para a irrigação?

Autor: Jéssica de Souza - Data: 16/06/2021

Crise Hídrica

Fonte: R7



Os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, por exemplo, estão com apenas 32% da capacidade, sendo que ele é responsável pela maioria do abastecimento de energia do país. Isso fez com que a Agência Nacional de Águas (ANA) declarasse situação crítica de escassez hídricas em regiões dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.


A crise hídrica já sonda o Brasil há muitos anos. Isso tudo é consequência de ações como o desmatamento, aquecimento global, La Ninã, entre outros fatores. (pensar em algo para complementar o parágrafo)

No desmatamento, que vem ocorrendo na Amazônia, a retirada das árvores acaba afetando o fluxo dos ventos alísios. Esses ventos trazem a umidade dos oceanos e caem em forma de chuva na Amazônia. As árvores, de raízes profundas, drenam essa água e devolvem para o ar e esse vento vai refazendo esse ciclo pelas regiões do Brasil. Ao desmatar áreas ocorre uma diminuição do nível das chuvas.

No aquecimento global o processo é através da emissão de gases que causam o efeito estufa. Esses gases são gerados pela queima de combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural. Teoricamente o efeito estufa é algo positivo, pois ajuda a manter a temperatura amena na Terra. Mas nos últimos anos o aumento acelerado desses gases faz com que a temperatura suba alterando, consequentemente, o clima do planeta causando desertificação em algumas regiões e grandes tempestades em outras.

Já os efeitos do La Ninã podem causar alteração de temperatura e precipitação em diversas regiões do Brasil. No primeiro trimestre de 2021 ele causou elevadas temperaturas, poucas chuvas e, mesmo tendo acabado, os efeitos ainda estão sendo sentidos. Os meses de Junho, Julho e Agosto terão uma probabilidade mínima de chuvas em grande parte do território brasileiro tendo somente a região norte com chuvas acima da média. Além disso existe a possibilidade de o La Ninã retornar por volta do final de 2021.

Seca nos reservatórios

Fonte: Folha Uol



Juntando esses fatores, em 2021, temos como resultado uma grande redução no volume das chuvas que estão afetando o nível dos reservatórios no Brasil. Os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, por exemplo, estão com apenas 32% da capacidade, sendo que ele é responsável pela maioria do abastecimento de energia do país. Isso fez com que a Agência Nacional de Águas (ANA) declarasse situação crítica de escassez hídrica em regiões dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Foi cogitado também uma redução do fornecimento de água destinada às hidrovias e irrigação, colocando como prioridade a geração de energia elétrica, para que não houvesse apagões nas cidades. Para estudar propostas de prevenção e ações de impactos relacionados à destinação e uso das águas foi criado o Grupo Técnico de Assessoramento da Situação da Região Hidrográfica do Paraná (GTA-RH Paraná) que irá acompanhar a situação da Região Hidrográfica do Paraná.



O uso da água na Agricultura é prejudicial aos recursos hídricos?

No Brasil, segundo dados do Atlas Irrigação, temos 8,2 milhões de hectares de área irrigada que correspondem a somente 3% da área de plantação. Essa área utiliza 49,8% das águas vindas de fontes hídricas. Até 2040, a previsão é aumentar a área irrigada por volta de 14 milhões de hectares, o que é um valor muito baixo comparado ao potencial de irrigação de 56 milhões de hectares potenciais.

Agricultura Irrigada - Gotejamento

Agricultura Irrigada - Gotejamento. Fonte: IrriAgro



A irrigação oferece a água necessária que a plantação precisa em tempos de estiagem, ajuda no aumento e na qualidade da produção; é positiva para a economia pois com o aumento da produção os preços por unidade diminuem tornando o valor mais competitivo; e por fim, na questão ambiental, auxilia na economia de água, pois a água usada faz o que se chama de ciclo hidrológico. A tecnologia usada para essa irrigação possui diversos métodos como o método por aspersão, microaspersão e gotejamento. Em uma entrevista para a AuE Irrigação o Engenheiro Agrônomo Marcelo Zlochevsky diz que as plantas necessitam de água para sobreviver e projetando um bom sistema de irrigação com equipamentos eficientes podemos controlar o consumo da água.

Infelizmente há pouco incentivo público a esta prática que traria inúmeras vantagens e benefícios. O agricultor ainda é visto como o vilão que desperdiça água, o que não é verdade. A prática da irrigação ainda é acanhada, alcançando menos de 10% da área agricultada.
Marcelo Zlochevsky - Engenheiro Agrônomo - trecho da entrevista para a AuE Irrigação Digital


Divulgação evento "Irrigar é Alimentar"

Divulgação evento "Irrigar é Alimentar". Fonte: CNA



Este incentivo tem sido discutido e a agricultura irrigada se tornou o assunto mais comentado nos últimos dias. Durante o encontro virtual “Irrigar é Alimentar”, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, foi reforçado a importância da tecnologia para a produção de alimentos e para a sustentabilidade além de ter sido falado sobre a criação da Rede Nacional de Irrigantes e a definição do dia 15 de Junho como o Dia Nacional da Agricultura Irrigada. Mais informações sobre a Agricultura Irrigada se encontra no 2° Atlas da Irrigação, que conta com uma nova base técnica atualizada com informações para o acompanhamento e o planejamento da expansão do setor, contribuindo para a Política Nacional de Irrigação e para a Política Agrícola. A edição subsidia as tomadas de decisão com vistas ao desenvolvimento sustentável, sobretudo quanto à segurança hídrica para os usos múltiplos.

Então, se a agricultura não é prejudicial aos recursos hídricos, quais são os maiores problemas da falta de água no Brasil? Além dos fatores climáticos, a maior crise está no mau gerenciamento que fazemos da mesma no que diz respeito à poluição, onde indústrias despejam produtos químicos nas águas, descarte incorreto de lixo e esgoto; e ao uso excessivo de energia elétrica ao deixar as luzes sempre acesas, muito tempo usando o chuveiro, gastar muita água lavando a calçada,etc.

Uso excessivo de água

Fonte: Cruzeiro do Sul



Veja também:
Senar lança app “Estante Virtual Coleção Senar”
Agrotins 2021: "Agro 4.0 - Tecnologia no Campo"
Lucas Lazarotto fala sobre os benefícios da irrigação automatizada


Compartilhar:


Anterior Próximo

Conheça o HydroLANDSCAPE

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
2 + 3 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Lucas Lazarotto fala sobre os benefícios da irrigação automatizada
Lucas Lazarotto fala sobre os benefícios da irrigação automatizada

Lucas Lazarotto, dono da Actionman Soluções Sustentáveis, dá dicas do que considerar na hora de projetar um sistema de irrigação.

AuE Network
Atualização dos catálogos da Hunter no HydroLANDSCAPE - 06/2021
Atualização dos catálogos da Hunter no HydroLANDSCAPE - 06/2021

Revisamos o catálogo de produtos da Hunter, conferimos os dados de performance, lista de produtos, novidades e alterações. Confira

Como é feito o processo de atualização dos catálogos de Irrigação da AuE Software
Como é feito o processo de atualização dos catálogos de Irrigação da AuE Software

Veja nessa matéria como é realizado todo o processo de atualização dos catálogos dos itens de irrigação da AuE Software feitos em 2021.

Dicas técnicas
CalcLANDSCAPE- Dica 3 de 3: Outra opção de inclusão de composições e insumos
CalcLANDSCAPE- Dica 3 de 3: Outra opção de inclusão de composições e insumos

Neste mês aprenda outra maneira de adicionar composições aos itens e como gerar insumos.

HydroLANDSCAPE: Dica 5 de 5:  Como é feito calculo de vazão em tubos gotejadores.
HydroLANDSCAPE: Dica 5 de 5: Como é feito calculo de vazão em tubos gotejadores.

Neste mês mostramos como é feito o cálculo de vazão em tubos gotejadores no HydroLANDSCAPE.

Notícias
Agrotins 2021: "Agro 4.0 - Tecnologia no Campo"
Agrotins 2021: "Agro 4.0 - Tecnologia no Campo"

Evento ocorreu entre os dias 15 e 18 de Junho e abordou assuntos voltados para a agricultura.

Crise Hídrica no Brasil: Quais as consequências para a irrigação?
Crise Hídrica no Brasil: Quais as consequências para a irrigação?

No mês onde tivemos a Semana do Meio Ambiente, vamos falar sobre a crise hídrica e as soluções na irrigação para economia de água.

Senar lança app “Estante Virtual Coleção Senar”
Senar lança app “Estante Virtual Coleção Senar”

Aplicativo conta com mais de 170 cartilhas voltados para assuntos como agroindústria, irrigação, entre outros.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 2 No 15 / Maio de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Riego Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*