Irrigação e manutenção: prática necessária para quem quer o melhor
Autor: Marcos Faustino - Data: 14/06/2023
Revisão e manutenção são práticas que devem estar presentes na rotina
Assim como qualquer serviço que envolva água, canos e tubulações, a irrigação também pede um olhar bem reforçado para a manutenção. Nessa matéria trago alguns pontos relevantes deste cuidado para que você fique em alerta e não deixe sua manutenção para depois.
Revisão e manutenção são práticas que devem estar presentes na rotina do trabalho, para que tudo possa sair bem, isso é: manutenção periódica é item prioritário para o bom desempenho de equipamentos de irrigação
Isso porque para se ter um bom desempenho, seja no jardim, plantação ou qualquer outro lugar onde se desempenhe um serviço e instalação de irrigação, é importante que os equipamentos funcionem plenamente bem e não causem transtornos ao processo como um todo.
Problemas como interrupções em períodos cruciais, aumento no consumo de energia elétrica, acidentes, prejuízos entre outros, são alguns dos que são evitados quando se anda em dia com a manutenção. Sendo assim, economia de energia e água, eficiência e prolongamento da vida útil dos equipamentos, são benefícios que podem se fazer presente.
A irrigação na agricultura
A irrigação é uma etapa importante da produção, é uma aliada potente no crescimento e auxílio produtivo de uma plantação, por exemplo. Normalmente plantações e campos agrícolas, em sua maioria, requerem grandes instalações e maquinários, por isso, esses lugares pedem uma atenção ainda maior, já que a irrigação é algo indispensável para o funcionamento diário e bom desempenho da produção, e com isso, precisam estar sempre em bom estado e funcionamento.
Desse ponto de vista, pontos como, limpeza dos filtros, verificação da distribuição de água, sensores de umidade e monitoramento constante, podem e devem ser feitos regularmente auxiliando para que não haja transtornos.
Principais sistemas de irrigação
A irrigação pode ser trabalhada de diversas formas, vai depender do tamanho do espaço, do tipo de solo ou trabalho vai ser desempenhado, já que é uma prática que abrange desde jardins caseiros até a agricultura.
Superfície - A água passa por canais e é absorvida pelo solo, e o excesso é esgotado por uma vala. A irrigação por superfície tem como vantagens: aumento do processo de fotossíntese e custo de manutenção menor que outros sistemas.
Aspersão - Utilizada para projetar jatos de água. Assim que atingem determinada altura, retornam ao chão sob forma de gotículas, simulando uma chuva artificial. O sistema tem algumas vantagens como: adaptabilidade aos tipos de solos, regularidade no volume de água por metro quadrado e pode ser utilizada em conjunto com fertirrigação.
Gotejamento - A água passa por diversos tubos que possuem gotejadores ao longo de seu comprimento por onde a água sai para o solo e atinge as raízes das plantas.Tem como benefícios: economia de energia e mão de obra e facilita a aplicação de fertilizantes, por exemplo.
Normalmente as empresas que projetam sistemas de irrigação, também já fornecem o serviço de manutenção. Então a última dica é para que ao projetar seu sistema de irrigação, já sonde sobre lugares que auxiliam na manutenção do sistema escolhido, preservando e otimizando o dia a dia e cuidado com os equipamentos.
Veja também:
Como manter e irrigar gramados artificiais
Importância da manutenção preventiva no sistema de irrigação
José Maurício Tavares e a irrigação em grandes empreendimentos
Anterior Próximo