Conversa com LEONARDO PACE, gerente Hunter Brasil nossa parceira no software HydroLANDSCAPE.

Autor: Regina Motta - Data: 17/04/2020

Nosso novo projeto, a Revista AuE Irrigação, que está sendo criada para atender a solicitações de nossos clientes, tem a honra de conversar hoje com LEONARDO PACE, gerente de Área no Brasil, da Hunter, nossa parceira no software HydroLANDSCAPE.

Leonardo Pace


Em 2015 ele nos honrou com uma entrevista Leonardo Pace, gerente da Hunter Brasil fala sobre irrigação onde nos fala sobre a importância da irrigação.

AueIrrigação: O que mudou nestes últimos 5 anos?

Temos notado o aumento na procura por sistemas de irrigação automática. A automação tornou-se um item imprescindível para o funcionamento, precisão e substituição da mão de obra, sendo que esse último fator hoje tornou-se extremamente escasso. Outra mudança foi o surgimento de mais Empresas no segmento e com o acesso à informação e treinamentos que os Fabricantes têm proporcionado aos interessados, vemos uma evolução no mercado. Em contrapartida, muitos funcionários dessas Empresas, ao saírem, resolvem alçar carreira solo e, na maioria das vezes, sem a devida capacitação, o que vem a atrapalhar o devido desenvolvimento dessa ferramenta fantástica que é a irrigação.
Hoje, com o lançamento de emissores do mais alto desempenho em uniformidade de distribuição hídrica e com o surgimento dos Controladores Inteligentes, conectados via Wi-Fi e com interface instantânea, com estações meteorológicas, estão trazendo aos consumidores economias fantásticas no consumo de água e energia elétrica.

AueIrrigação: Quais as maiores dificuldades do setor? Quais as maiores oportunidades?
A maior dificuldade continua sendo a falta de mão de obra especializada. Com a entrada de aventureiros no setor, que não respeitam ou não têm os conhecimentos essenciais da trilogia hidráulica + botânica + respeito às técnicas de projetos, principalmente como espaçamentos adequados dos emissores, sofremos constantemente com a comparação de orçamentos altamente discrepantes no tocante a preços e os consumidores finais, por serem leigos no assunto, acabam optando por orçamentos mais baratos e no decorrer do tempo, após a instalação dos sistemas de irrigação, notam os efeitos prejudiciais que aquele determinado projeto venha a causar para o seu jardim, campo esportivo ou até uma produção agrícola.
Por isso que a capacitação técnica torna-se a maior oportunidade de um Profissional se consolidar no mercado, através de uma rede de clientes totalmente satisfeitos com os seus serviços. Esses Profissionais com certeza vão ter muito sucesso nesse mercado.

AueIrrigação: A escassez de água é uma preocupação mundial. Como a irrigação se posiciona frente a esta questão?
Com certeza a escassez de água é uma preocupação mundial e não poderia deixar de ser por parte da Hunter Industries. É por isso que estamos, cada vez mais, empenhados em lançar produtos inovadores, com a mais alta uniformidade de distribuição hídrica, fator primordialmente responsável pela economia hídrica para irrigar adequadamente qualquer projeto na área paisagística, esportiva e agrícola. Conheça um pouco mais sobre o que as Indústrias Hunter vêm desenvolvendo e realizando na área de Responsabilidade Social Corporativa clicando no link a seguir
https://corporate.hunterindustries.com/sustainability-report/hunter-social-responsibility-report

AueIrrigação: Você é especialista em irrigação de paisagismo. O mercado nesta área tem se expandido? Quais as vantagens de um jardim irrigado?
Com certeza, o mercado vem crescendo e o mais importante é que tem muito ainda por se fazer visto o potencial que tem esse País em termos de fertilidade de solo, disponibilidade hídrica, insolação, flora exuberante e um time de Paisagistas extremamente capacitados, que já reconhecem a importância de se instalar um sistema de irrigação, que irá, com certeza, garantir a exuberância dos seus projetos, atingindo a satisfação final dos seus clientes em todo o território nacional.

Vantagens de um sistema de irrigação automática:

  • 1. Economia de água: A planta recebe a quantidade exata de água para um desenvolvimento saudável;
  • 2. Economia de mão de obra: Pessoas designadas a irrigar manualmente podem ser alocadas para desenvolver outras atividades;
  • 3. Cobertura uniforme: O jardim ou campo esportivo serão regados de acordo com a necessidade hídrica de cada planta. Isso significa que a frequência e a duração de rega podem variar de planta para planta. Um sistema automático supre essas necessidades, efetuando uma irrigação eficiente;
  • 4. Valorização da propriedade: Um jardim ou gramado esportivo bonito e bem cuidado valoriza a propriedade;
  • 5. Economia na implantação: Muitas plantas morrem durante a execução por falta ou excesso de água, necessitando assim serem substituídas;
  • 6. Estética: Os jardins e campos esportivos irrigados automaticamente são mais verdes, bonitos e saudáveis, já que a uniformidade de rega, obtida pela irrigação automática, é incomparavelmente superior à rega manual;
  • 7. Aspecto criativo: O paisagista poderá ter maior liberdade na utilização de plantas mais sensíveis, já que um sistema de irrigação automático garante o suprimento devido de água;
  • 8. Sistemas inteligentes: Um sistema de irrigação automático pode utilizar sensores para assessorar a irrigação, como os sensores de chuva, sensores climáticos e até sensores de vazão e umidade do solo, que tornarão o projeto da sua casa, empreendimento comercial, complexos hoteleiros e instalações esportivas ainda mais bonitos e eficientes no tocante ao consumo de água e energia elétrica;
  • 9. Consciência ecológica: A irrigação automática fornece somente a quantidade necessária de água, evitando assim o desperdício;
  • 10. Captação de água da chuva e utilização de águas residuais: A água da chuva bem como as águas residuais podem ser utilizadas para a irrigação, evitando assim o uso de água potável, economizando também na conta de água.

  • AueIrrigação: Em um cenário de crise hídrica em vários estados, o Brasil deveria ter uma legislação específica para irrigação de paisagismo?
    Com certeza. Nos Estados Unidos há Empresas de abastecimento de água que reconhecem a qualidade dos nossos produtos no quesito de economia de água e concedem descontos nas contas de água dos usuários. No caso do uso de outras fontes hídricas como lagos, represas, rios ou poços artesianos a fiscalização torna-se necessária para o controle do uso da água. O licenciamento para essa finalidade chama-se Outorga e a maioria dos projetos aqui no Brasil não seguem essa norma, tornando o consumo hídrico com total falta de controle, o que, com certeza, vai comprometer as nossas reservas hídricas em um futuro muito próximo.

    AueIrrigação: É possível fazer irrigação de paisagismo com água de reuso ou cisternas?
    Sim. Nós temos uma linha completa de produtos para o uso dessas fontes alternativas de água.

    AueIrrigação: Como você vê as iniciativas como o Green Building Council?
    A Hunter é compatível com os objetivos globais da LEED e se esforça para fornecer à indústria de irrigação os produtos mais eficientes de distribuição hídrica. Nós fabricamos uma variedade de componentes de irrigação que podem ajudar os projetistas e proprietários a ganhar créditos LEED para seus projetos. O sistema LEED não certifica produtos individuais; no entanto a seleção de produtos desempenha um papel essencial em fazer um projeto de construção que cumpre os requisitos para ganhar pontos. Os produtos de irrigação paisagística de alta eficiência da Hunter podem contribuir para a obtenção de pontos para os seguintes créditos no LEED para o sistema de Construção Nova:

  • Eficiência Hídrica: 1 Crédito (2 Opções)
  • Inovação em Projeto: 1 Crédito
  • Locais Sustentáveis: 5.1 Créditos
  • Locais Sustentáveis: 6.1 Créditos
  • Locais Sustentáveis: 7.2 Créditos
  • Energia & Atmosfera: 1 Crédito

  • Há 10 pontos totais disponíveis na categoria Eficiência da Água (WE), dos quais 4 pontos podem ser ganhos no crédito, 1 se ambas as opções são atendidas por tomar decisões de paisagismo e de irrigação eficientes. A irrigação também pode afetar os outros 5 créditos listados acima.
    Os edifícios são os principais usuários do nosso abastecimento de água potável. O objetivo da categoria de crédito Eficiência Hídrica é para incentivar o uso mais inteligente da água, interna e externamente. Redução do consumo da água é tipicamente alcançada através de aparelhos, instalações e equipamentos no interior dos edifícios e irrigação do paisagismo externo mais eficientes.
    Os produtos de irrigação de alta eficiência da Hunter podem ajudar o projetista na produção de um sistema de irrigação eficiente que pode usar menos água e ajudar a cumprir os requisitos para ganhar os pontos para a categoria Eficiência Hídrica. Toda a documentação e narrativas devem seguir os procedimentos estabelecidos pelo USGBC, a ser considerado para prêmios de pontos. O site USGBC (www.usgbc.org) é o melhor recurso para encontrar formas e documentação para projetos bem-sucedidos e certificação.

    AueIrrigação: Estão “na moda” os jardins verticais, é um desafio irrigá-los? Como fazer?
    Temos uma linha completa de produtos para a irrigação de jardins verticais e telhados verdes. O maior desafio fica na parte dos projetos, pois ainda considero que não temos muitas Empresas no Brasil capacitadas para essa tecnologia, pois ainda o maior foco está nas grandes áreas verdes irrigadas, como jardins residenciais e comerciais, praças, avenidas, condomínios horizontais e verticais e complexos esportivos e hoteleiros.

    AueIrrigação: Qual a sua visão de nosso software HydroLANDSCAPE?
    É uma ferramenta fantástica para os profissionais da irrigação, pois agiliza a confecção de projetos e consequentemente orçamentos, o que vai gerar maiores oportunidades de negócios.

    AueIrrigação: Quais as novidades da Hunter você gostaria de destacar?
    Todo ano a Hunter lança uma série de produtos inovadores para ajudar aos projetistas e usuários de irrigação a atingir seus objetivos e expectativas. Entre os principais destaco o Controlador de Torneira via Bluetooth para dois setores (o de um setor já foi lançado há dois anos atrás) e o Controlador a Bateria NODE de 1, 2 ou 4 Estações também operados via Bluetooth. Esse dois produtos são operados via Smartphones a até 15 metros de distância. Destaco também os Rotores I-50 para Campos Esportivos, com tecnologia dos nossos Rotores de Golfe e o ST-1700V que é um Rotor já com a válvula solenóide incorporada para uso em Gramados Esportivos Sintéticos, com as finalidades principais de redução de temperatura e limpeza das arenas esportivas.

    AueIrrigação: Onde os profissionais podem buscar outras informações?
    Para maiores informações favor consultar o nosso site www.hunterindustries.com/pt

    AueIrrigação: Com a sua experiência de mais de 30 anos nesta área de irrigação, quais seriam suas recomendações para os que se iniciam nesta profissão?
    Primeiro uma Certificação Profissional a nível técnico ou ensino superior nas áreas de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, etc.
    Uma segunda fase seriam estágios em Empresas ou Órgãos competentes tanto na parte teórica quanto prática.
    E, por último, uma capacitação técnica, as quais são oferecidas pelos Fabricantes de Irrigação a nível presencial e virtual. Nesse segundo tópico a Hunter disponibiliza Treinamentos on-line 100% gratuitos para que os Profissionais possam se aprofundar na nossa linha de Produtos. Acesse https://www.hunterindustries.com/online-training e faça sua inscrição e comece hoje mesmo a se especializar na área da irrigação, através da nossa fantástica linha de Produtos.
    Hunter



    Projeto de Irrigação
    Projeto Hunter/Mazzi Irrigação

    Hunter


    Realizado no Interior do estado de São Paulo – Área total: 14.000m²
    O maior desafio foi Garantir a necessidade hídrica ideal para os diversos tipos de plantas, devido ao diversos tipos de solo, sombreamento, taludes e etc.
    O Relacionamento com o cliente: Um relacionamento muito especial, por nossa empresa estar na terceira geração e as três gerações da Mazzi Irrigação ter a oportunidade em trabalhar para o mesmo proprietário.
    Quais eram as exigências do cliente? Garantir que toda a área irrigada apresentasse excelentes resultados independentemente do tipo de solo, plantas e sombreamento.
    Qual foi a sua ideia principal ao criar o projeto? Que fosse um projeto fácil de operar, com fácil identificação dos setores, e contar com toda a modernidade dos materiais da Hunter.
    Já foi executado? Executamos 10.000m² ficando para a próxima etapa 4.000m²
    Quem executou? Mazzi Irrigação
    Qual a maior dificuldade na execução? Como o projeto foi iniciado em uma época de início de ‘’seca’’, nossa grande dificuldade foi projetar a instalação para que ao mesmo tempo que tivesse implantando o sistema o que já estava ficando pronto, já entrava em operação.
    Quais espécies você acha que foram mais importantes neste projeto?
    O que nos ajudou muito nesse projeto, foi poder contar com materiais de última geração da Hunter Industries, onde fomos a primeira empresa no Brasil a instalar o sistema EZDM lançado em 2019 pela Hunter, onde podemos trabalhar com diversos setores de irrigação com apenas 1 par de fio, e podendo usar cabos de cobre nacional.

    Leia também:

    Eng. Agrônomo Alexander Nunes, da Agroconsulte, fala sobre seus projetos de irrigação

    David R. Santos, da DS Projetos e Serviços de Brasília, e a sua experiência na área de irrigação

    Questões sobre irrigação por Guilherme Motta de Oliveira

    Baixe grátis o vídeo do HydroLANDSCAPE na biblioteca da AuE Software


    Compartilhar:


    Anterior Próximo

    eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

    Comente esta matéria:
    Nome:
    E-mail:
    Digite o seu comentário sobre a matéria:
    Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



    ---
    Entrevista
    Professor José Alves da UFG fala sobre Irrigação
    Professor José Alves da UFG fala sobre Irrigação

    Com pós doutorado em Engenharia de Água e Solo, ganhamos uma aula sobre irrigação nessa entrevista. Leia.

    Conversa com LEONARDO PACE, gerente Hunter Brasil nossa parceira no software HydroLANDSCAPE.
    Conversa com LEONARDO PACE, gerente Hunter Brasil nossa parceira no software HydroLANDSCAPE.

    Controladores Inteligentes, conectados via Wi-Fi interface instantânea, estações meteorológicas, economias fantásticas consumo de água e energia

    Lançamentos
    Curso de Irrigação com HydroLANDSCAPE
    Curso de Irrigação com HydroLANDSCAPE

    AuE Software realiza entre 26 e 30 de Maio um Curso de Projeto de Irrigação com software HydroLANDSCAPE

    Webnário - Vantagem de Uso de Software para Projetos de Irrigação
    Webnário - Vantagem de Uso de Software para Projetos de Irrigação

    AuE Software possui ferramenta que agiliza o projeto e cálculos de vazão e pressão, banco de dados dos principais fornecedores do mercado. Saiba mais.

    Dicas técnicas
    AuE Network - como atualizar o catálogo dos fabricantes
    AuE Network - como atualizar o catálogo dos fabricantes

    Veja neste tutorial como atualizar os catálogos dos fabricantes em seu HydroLANDSCAPE, baixando os dados revisados e dados de novos fabricantes.

    HydroLANDSCAPE: Cadastrar detalhes de instalação de equipamentos
    HydroLANDSCAPE: Cadastrar detalhes de instalação de equipamentos

    Veja como cadastrar detalhes de instalação de equipamentos no banco de dados do HydroLANDSCPAE, usando o DetManager.

    Notícias
    Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe
    Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe

    Jovens da área rural do DF que participaram de programa de empreendedorismo Filhos deste Solo são classificados

    Embrapa disponibiliza livros grátis online
    Embrapa disponibiliza livros grátis online

    Neste momento difícil que o país está vivendo, ela oferece a chance de nos instruirmos através de seus livros para várias atividades do setor.

    Reutilização da água para irrigação agrícola: Conselho adota novas regras
    Reutilização da água para irrigação agrícola: Conselho adota novas regras

    Aqui no Brasil, onde, na maioria do território, a água ainda é perene, em virtude da exploração invasiva, poderemos chegar a esta situação precária

    Seminário de Paisagismo, Agricultura e Gestão Urbana
    Seminário de Paisagismo, Agricultura e Gestão Urbana

    Estão previstas ações que farão a diferença em diferentes áreas do segmento, todas em um único pensamento "respeitar os ciclos da natureza"

    Revista AuE Paisagismo Maio 2020
    Revista AuE Paisagismo Maio 2020

    Veja a revista AuE Paisagismo de maio de 2020, com outras notícias e novidades.

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Irrigação Ano 1 No 2 / Abril de 2020

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Lista de Projetos

    Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

    Top 10 de Projetos

    Lista com 10 projetos mais comentados

    Agenda
    Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

    X

    AuE Irrigação


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *