Benito Alves Perdomo Neto e sua jornada no mercado de Irrigação

Autor: Jéssica de Souza - Data: 15/10/2021

Benito Alves Perdomo Neto

Este mês a Revista AuE Irrigação Vertical entrevistou o agrônomo Benito Alves Perdomo Neto. Ele falou sobre de onde surgiu sua paixão pela área da irrigação, como é o mercado na região de Rio Verde/GO e como montar um projeto de irrigação de qualidade em jardins. Confira!


Aue Irrigação: Fale um pouco sobre você, sua formação na área e sobre como fundou a empresa.

Benito Perdomo: Natural de Rio Verde no interior de Goiás, aos poucos anos de idade já colecionávamos horas de brincadeiras com os primos na casa dos avós, e assim foi o meu primeiro contato com o mundo verde, o verde da grama, das folhagens e das frutíferas que encantavam a aconchegante casa da nossa matriarca. Já na adolescência, sem nem imaginar que esse seria meu projeto de vida, acompanhava meu saudoso tio Paulo Perdomo que foi em sua vida um paisagista apaixonado em pedras e folhagens. Em um de seus projetos na cidade de Iporá/GO, por volta do ano 2000, onde a irrigação ainda não era acessível, o meu tio se virava como podia e sempre passava uma mangueira, daquelas mais simples e perfurava de 40 em 40 cm para que não faltasse água para aquelas lindas plantas que havia plantado ali nos seus belos jardins.

Com toda essa influência dos avós e um carinho muito grande pelo mundo verde, aos 19 anos me mudei para Santa Catarina e me graduei em Agronomia. Filho de uma faculdade pública, pude conhecer excelentes mestres e doutores que permitiram que eu me apaixonasse ainda mais na área que escolhi. Ao concluir a graduação, tive a oportunidade de voltar para Goiás e trabalhar coordenando uma equipe na manutenção de um grande jardim na cidade de Iporá.

Nos primeiros meses nessa nova jornada, lidando com um jardim complexo e grande, o que mais me chamava atenção era o sistema de irrigação. Trabalhando com a equipe nesse jardim, notei que por mais moderno que fosse o sistema de irrigação instalado, o responsável da rega precisava ligar de forma manual diariamente e eu não me conformava, foi então que mapeamos o sistema, conferimos a pressão de trabalho de cada zona de rega, buscamos saber qual emissor estava presente em cada zona de rega e no final conseguimos determinar o tempo de rega necessário para cada pedaço do jardim.
Depois de conseguir calibrar toda irrigação desse complexo jardim, me vi consumindo mais e mais conteúdos sobre irrigação e hoje temos uma empresa especializada em projeto e implantação de jardim vertical, horizontal e projeto e implantação de sistemas de irrigação.


Aue Irrigação: A empresa Perdomo Garden oferece quais serviços?

Benito Perdomo: Nós da Perdomo Garden amamos dimensionar, implantar e acompanhar os gramados verdes e o colorido das flores.

A empresa hoje é composta por dois engenheiros agrônomos, sendo um especialista em sistemas de irrigação de parques e jardins, e o outro especialista em paisagismo e jardim vertical.

Nesse sentido conseguimos dimensionar e executar projetos pequenos, médios e grandes como condomínios residenciais e parques industriais.

Estamos situados na cidade de Rio Verde/GO, 220 km da capital Goiânia, nesse sentido, conseguimos atender várias cidades ao nosso entorno, como Jataí, Mineiros, Caçu, Montividiu, Iporá entre outras.


Aue Irrigação: Como é o mercado de irrigação e paisagismo na sua região?
Benito Perdomo: Nossa região é extremamente agrícola e industrializada e como consequência, cheia de oportunidades, e para o mundo do paisagismo não é diferente. Cada dia que passa, mais e mais pessoas estão valorizando seus jardins, seus espaços, ou seja, em busca de melhor qualidade de vida, e o jardim é muito importante nesse sentido.


Aue Irrigação: Quais as vantagens de implantar um sistema de irrigação?

Benito Perdomo: Aqui na empresa entendemos que um sistema de irrigação bem dimensionado e calculado exclusivamente para o determinado jardim proporciona além da comodidade, vitalidade e longevidade ao jardim, economia de recursos como, tempo, água, energia.

Sempre nos preocupamos em entregar aos nossos clientes um sistema bem dimensionado, sem exageros ou até mesmo minguado, e para isso, contamos com o auxílio da AuE Irrigação e seu software HydroLANDSCAPE.

Nosso segredo é dimensionar a irrigação para o jardim, assim, cada emissor é pensado para cada planta que ali será colocada. Nesse sentido, um jardim bem irrigado proporciona para as plantas mais longevidade, mais condição de se desenvolver de forma saudável, comodidade, baixo custo de mão de obra, fácil controle da lâmina de água a ser aplicada, entre outros.


Aue Irrigação: Ao criar um projeto de irrigação quais são as etapas que você segue?

Benito Perdomo: Ao criar um projeto de irrigação, são vários os critérios e etapas que consideramos, mas o mais importante deles é o projeto de paisagismo, pois é a partir dele que toda a irrigação ganha vida. Com o paisagismo em mãos, definimos as zonas a serem regadas, ou seja, as jardineiras, corredores, gramados e até mesmo vasos.

O nosso segundo passo é a escolha dos emissores, que podem ser desde aspersores a tubos gotejadores, e a escolha se dá em função da largura de cada zona de rega e também da precipitação em mm/h demandada.

Nesse momento partimos para definição da malha de tubos, diâmetro de tubos por trecho e é claro consideramos a perda de pressão por atrito (mais conhecida como perca de carga) e é aqui que o HydroLANDSCAPE faz toda a diferença, pois é ele que nos entrega todos esses cálculos e nos possibilita com muita agilidade e segurança definir vazão e pressão de trabalho ideal para cada projeto, assim, definindo qual melhor bomba, melhor válvula, quais as melhores escolhas para diâmetro de tubo.

Com o HydroLANDSCAPE nosso trabalho como projetistas de irrigação ganha agilidade e proporciona mais qualidades nos projetos que entregamos aos nossos clientes.


Aue Irrigação: Como cliente da AuE e usuário do HydroLANDSCAPE, como conheceu o software e no que ele agrega ao seu trabalho?

Benito Perdomo: Conheci o software quando era ainda um adolescente, acompanhando meu tio Paulo Perdomo que já atuava como paisagista em Rio Verde/GO, por volta do ano de 2008. Ele me apresentou o software voltado para o paisagismo da empresa AuE e fiquei impressionado com as possibilidades que naquele ano o produto já fornecia. E no início do ano de 2021 iniciei minha trajetória acompanhado pelo HydroLANDSCAPE e hoje não me vejo projetando sem esse grande auxílio.


Aue Irrigação: Tem algum projeto em específico que tenha utilizado o software e queira falar sobre?

Benito Perdomo: Um projeto que temos muito carinho é o de nossos clientes Lídia e Zair, de Rio Verde/GO. Foi um desafio irrigar esse jardim, pois a demanda de água de cada local da casa é diferente.

Nos corredores do fundo da casa a necessidade é bem menor do que o lado externo que recebe luz durante quase o dia todo. Então setorizamos cada cantinho de jardim, para que sem exageros de excesso ou escassez, cada pedaço desse jardim receba a quantidade ideal de água por dia.

Optamos também por usar um controlador da Rain Bird com acesso remoto pelo uso do módulo Link Wifi.

 Projeto de Paisagismo e Irrigação - Casa Lídia e Zair

Projeto de Paisagismo e Irrigação - Casa Lídia e Zair.
Fonte: Benito Perdomo



 Projeto de Paisagismo e Irrigação - Casa Lídia e Zair - Finalizado

Projeto de Paisagismo e Irrigação - Casa Lídia e Zair - Finalizado.
Fonte: Benito Perdomo



Saiba mais sobre o Projeto Casa Lídia e Zair.


Instagram: @perdomo.garden
(62)99836-0102


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
8 + 8 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Benito Alves Perdomo Neto e sua jornada no mercado de Irrigação
Benito Alves Perdomo Neto e sua jornada no mercado de Irrigação

O agrônomo conta sua trajetória na área e dá dicas de como projetar sistemas de irrigação eficientes.

Dicas técnicas
CalcLANDSCAPE: Alterando Unidade Monetária para realizar orçamentos
CalcLANDSCAPE: Alterando Unidade Monetária para realizar orçamentos

Na dica técnica deste mês vamos mostrar como alterar a unidade monetária para adequar a moeda em seu orçamento.

HydroLANDSCAPE: Incluindo novos aspersores e associando bocais
HydroLANDSCAPE: Incluindo novos aspersores e associando bocais

Na dica técnica de HydroLANDSCAPE deste mês vamos ensinar a cadastrar novos aspersores no banco de dados e como associar novos bocais a eles.

LandManager: Configurando cronograma de tarefas
LandManager: Configurando cronograma de tarefas

Na dica técnica de LandManager deste mês saiba como organizar seu cronograma de tarefas através de sumário e marco de conclusão.

Notícias
Águas do Agro: Mapa lança programa para conservação da água e solo no meio rural
Águas do Agro: Mapa lança programa para conservação da água e solo no meio rural

Programa tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento econômico sustentável do meio rural através de práticas de conservação do solo e da água.

O legado de Alysson Paolinelli: livro conta toda a trajetória do ex-ministro da agricultura
O legado de Alysson Paolinelli: livro conta toda a trajetória do ex-ministro da agricultura

Está disponível para download gratuito o livro que conta a história do precursor da revolução verde no Brasil.

Os benefícios que a Hidroponia pode trazer ao meio ambiente e ao bolso do produtor
Os benefícios que a Hidroponia pode trazer ao meio ambiente e ao bolso do produtor

Conheça o sistema que tem sido usado como solução para os problemas convencionais da agricultura relacionados ao meio ambiente e uso de água.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 2 No 19 / Setembro de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Riego Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1045

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*