Vantagens no uso de emissores de nebulização
Autor: Jéssica de Souza - Data: 05/04/2022
Além dos emissores básicos que já conhecemos, gotejadores e micro aspersores, existe também um tipo especial, que não é muito comum de ser usado, e que tem a função de ajudar na climatização de ambientes fechados: os nebulizadores.
Eles podem ser considerados um sistema de irrigação pois auxiliam no controle de umidade do ar dentro de viveiros e estufas. Quando a umidade está acima do recomendado para o cultivo acaba acontecendo uma perda maior de água pela planta, então a demanda de água na irrigação “convencional” será maior para mantê-la saudável.
Utilizando esses emissores junto a uma irrigação de gotejamento teremos uma economia de água e também a vantagem de poder fazer o plantio de uma determinada cultura fora do ambiente recomendado.
Quando dizemos fora do ambiente, estamos relacionando, por exemplo, que se eu pretendo fazer o plantio de orquídeas (espécies indicadas para um clima mais tropical, tropical úmido e equatorial) em uma região com clima árido, o local não seria ideal para o desenvolvimento da espécie; mas se for criado um orquidário (ambiente fechado) que reproduzisse ao máximo esse ambiente propício as plantas iriam se desenvolver sem grandes problemas.
Eles ficam fixos acima dos cultivos e emitem micropartículas de água em forma de névoa. A variação do tamanho das gotas que formam essa névoa é de acordo com o emissor escolhido e deve ser tomado um cuidado maior com esse tamanho para que não ocorra uma molhação da planta. O intuito é umedecer e não encharcar.
Alguns fatores que devem ser considerados para o sucesso da nebulização são a pressão, vazão e raio de alcance das micropartículas. Já em relação aos “fatores externos” citamos a radiação solar que incide sob a estufa, solo, área total do ambiente, o material da estrutura, etc.
Além de um controle da umidade do ar eles também auxiliam em um conforto térmico para os animais que ficam em baias. Isto porque já foi provado através de estudos que estruturas com sistema de nebulização chegam a ter uma queda de, em média, 3°C.
No mercado existem diversos tipos de nebulizadores, por exemplo, a NaanDanJain fornece o Turbo Fog e a Rain Bird tem o Xery Spray. O importante é observar as características técnicas e escolher o que melhor se adequa à necessidade do cultivo.
Eles podem ser inseridos em tubos PVC, tubos de polietileno e microtubos.
Anterior Próximo