Seciteci Lidera Iniciativa para Debater Inteligência Artificial na Agroindústria
Autor: André Guilherme Rego - Data: 07/01/2025
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) promoveu o workshop "IA para Agroindústria" em Cuiabá, reunindo representantes do governo, empresas líderes globais e universidades. O evento contou com a colaboração de empresas renomadas como Lenovo e Intel, além do Parque Tecnológico de Mato Grosso.

Durante o encontro, especialistas destacaram o potencial de Mato Grosso para se tornar um modelo nacional no uso de inteligência artificial na agroindústria. "Mato Grosso pode assumir um papel de vanguarda nesse tema da inteligência artificial, que já é realidade no mundo, mas que nenhum Estado brasileiro tem ainda um programa especifico para isso. Queremos, enquanto governo, ter um supercomputador, computação de alto desempenho, mão de obra qualificada, equipamentos e softwares que ajudem quem está no campo. Vamos fazer essa discussão principalmente a partir desse workshop", afirmou o secretário Allan Kardec.
Rodrigo Zanin, secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci, reforçou que o Estado tem o potencial de criar um programa pioneiro de IA voltado à agricultura e pecuária. "Muita gente já usa inteligência artificial no campo, mas a partir de iniciativas privadas e isoladas. Estamos fazendo diferente e somos o primeiro Estado a pensar esse tema como politica de governo. Com a articulação entre universidades, indústria e governo, conhecida como tríplice hélice, tendo como catalisador o parque tecnológico de Mato Grosso, estamos trabalhando para que os avanços em IA sejam exercidos de forma soberana aqui", explicou Zanin.
Rafael Bastos, diretor do Parque Tecnológico, destacou o impacto da inteligência artificial na consolidação de Mato Grosso como um dos principais polos do setor no Brasil. "é algo que vai consolidar Mato Grosso cada vez mais no cenário nacional e pode ser conduzida pelo Estado", afirmou Rafael.
A relevância do setor agropecuário é inegável. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2021, mais de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo foram alimentadas pela produção nacional de agricultura e pecuária. Nesse contexto, o uso de tecnologias como a inteligência artificial representa uma oportunidade para avanços significativos na eficiência e sustentabilidade do setor.
Com a mobilização de instituições públicas, empresas e universidades, Mato Grosso caminha para se posicionar como referência na aplicação de IA na agroindústria. Essa iniciativa não só reforça o papel estratégico do Estado no cenário nacional, como também impulsiona a modernização e sustentabilidade do setor agropecuário, atendendo às demandas crescentes de produção global.
Fontes:
Seciteci lidera debate governamental sobre uso da inteligência artificial na agricultura e pecuária
Workshop discute o potencial do uso de inteligência artificial na agroindústria em MT
Veja também:
Bahia assume a liderança na Irrigação do Brasil, superando Minas Gerais
Minas Gerais Anuncia 13 Mil Kits de Irrigação e Novos Investimentos na Agricultura Familiar
Controladores de Irrigação: Tecnologia a Serviço da Natureza e da Economia de Água
Manutenção de Sistemas de Irrigação: Corretiva x Preventiva

Anterior Próximo