Saiba como o paisagismo e a irrigação trabalham juntos e como atuar nas duas áreas com Samuel Pádua!
Autor: Lucas Furtado - Data: 14/03/2023
Samuel Pádua nasceu em São Paulo, e tem formação em publicidade e paisagismo. Em 2003 se formou em paisagismo pela Imbrap, logo depois concluiu uma pós graduação também em paisagismo pela Unesp.
Seu contato com o verde começou a muito tempo, ainda na infância, seu pai se tornou sócio de uma companhia de lojas de plantas localizadas em Taubaté, São José dos Campos e Caraguatatuba. Samuel trabalhou nas 3 lojas.
Ele conta que também teve algumas chácaras em São José dos Pinhais , Tremembé e Campos do Jordão onde cultivava de forma amadora. Ele destaca que esse período foi enriquecedor pois teve experiência de cultivo em vários climas como o de altitude, clima frio e quente litorâneo.
Início de carreira no paisagismo e irrigação
Samuel comenta que como lojista de plantas, ele não enfrentou dificuldades visto que já começou no mercado de forma estruturada, porém como paisagista e irrigante teve dificuldades no início pois era necessário criar conceitos e uma identidade, porém com algumas parcerias com escritórios de arquitetura ele conseguiu se firmar.
Ter bons parceiros é diferencial
ter paciência para colher frutos no mercado também é muito importante para fazer um nome, saber lidar com clientes, ter habilidades em administração, marketing e buscar sempre conhecimento pois o mercado é muito vasto devido a enorme variedade de plantas.
Quando perguntado sobre suas Inspirações para criação dos projetos paisagísticos ele conta que possui várias fontes de inspiração destacando a natureza, a arte, experiências em outros países, e também alguns paisagistas que são referência na área, como Alex Salazar, Daniel Nunes, Roberto Burle marx, entre outros.
Sou um observador de biomas e plantas, quando viajo passo grande parte do tempo observando a natureza nativa do local.
Trabalho com HydroLANDSCAPE
Samuel relata que o uso do programa é de extrema importância para um trabalho de alto nível, ele destaca que não é possível uma pessoa substituir o trabalho do software sem perder tempo e dinheiro.
O HydroLANDSCAPE é fantástico, o uso da tecnologia é fundamental para o ser humano em todas as áreas. Antigamente se fazia projetos a mão, com o software tudo é resolvido quase instantaneamente, o programa calcula tudo na hora. Quem não faz o uso do Hydro perde tempo.
Como está o setor no Brasil atualmente
O setor de irrigação no Brasil está em crescimento visto que a biofilia está cada vez mais presente na vida das pessoas, e para se ter bons resultados com o paisagismo é necessário um sistema de irrigação moderno.
Um paisagismo de qualidade está intimamente ligado com o sistema de irrigação, seu uso é imprescindível.
Dica para quem quer começar na área.
O experiente profissional só tem boas recomendações a fazer, ele relata que o mercado no Brasil cresce a cada dia e recomenda fortemente a quem tem o desejo de começar para mergulhar de cabeça na profissão.
Vejo que a demanda está crescendo, os próprios clientes que contratam serviços de paisagismo espalham que o serviço é essencial nas obras, sem dúvida o mercado está em ascensão
. Comenta o paisagista e irrigante.
Eu sempre falo: A natureza ensina a gente. Você não planta e espera colher os frutos no outro dia. Tem que cuidar, tem que regar, tem que adubar, podar, tem que nutrir. E assim também é a nossa profissão.
Veja também:
Uma conversa sobre Irrigação e tecnologia com Lucas Mantovani
A Irrigação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Cesar Midorikawa e a necessidade de um bom dimensionamento nos projetos de irrigação
Anterior Próximo