Questões sobre irrigação por Guilherme Motta de Oliveira
Autor: Regina Motta - Data: 11/03/2020
Nesta primeira edição da Revista AueIrrigação, apresentamos a opinião abalizada do criador da empresa e dos softwares para paisagismo e irrigação.
Sobre Guilherme e a sua empresa:
A AuE Soluções surgiu em 1997 quando o projeto da empresa foi selecionado no concurso “Jovem Empreendedor de Informática” para incubação no núcleo Gênesis da Universidade Federal de Juiz de Fora. Durante o período em que a empresa esteve vinculada ao Núcleo Gênesis, recebeu recursos de fundos como CNPq, FAPEMIG e Sebrae, além da infra-estrutura da UFJF que incluiu o espaço físico e consultorias nas áreas de tecnologia e gestão de negócios. Para se manter na incubadora a empresa teve de prestar contas mensalmente do andamento do projeto.
Hoje, 23 anos após, a AuE Software se tornou uma empresa internacional, com clientes em vários países, que usam seus softwares nas versões em português e espanhol: AutoLANDSCAPE, PhotoLANDSCAPE, HydroLANDSCAPE, CalcLANDSCAPE, VisualPLAN, LandMANAGER
AueIRRIGAÇÃO: Como você vê a questão da Irrigação no Brasil?
Eu sou Arquiteto e Urbanista de formação, comecei a AuE com programas para paisagismo, entendo o paisagismo como espaço construído para o ser humano, mesmo que construído com plantas. Hoje, a maior parte de nós, seres humanos, está concentrada nas cidades. Neste cenário, a infraestrutura urbana necessária para acomodar milhares ou mesmo milhões de pessoas em um território pequeno envolve água.
Sem água não há vida. Agências como a NASA, que busca por vida fora da Terra, mudou o foco para uma busca por água fora do planeta Terra.
Entendo irrigação como uma necessidade de uso de um recurso precioso e escasso pela população. Não há jardim sem água, pode até haver jardim com pouca água, mas não existe sem água.
Estamos vivendo uma revolução silenciosa no Brasil, porque este recurso, água, que sempre foi tão abundante, está se tornando escasso, principalmente nas regiões mais populosas do país.
Estamos começando a ter racionamento e falta d’água nas cidades. Hábitos como lavar calçada com água tratada, lavar carro em casa com a mangueira ligada o tempo todo, já não podem mais serem aceitos.
Acredito que a evolução natural é abandonar a rega de jardins com mangueiras e, no campo, a preocupação é de quanta água cada propriedade pode retirar dos mananciais, é preciso ter água para produzir alimentos e para abastecer as cidades.
Um grande desafio, principalmente para nosso país sempre tão carente de planejamento.
AueIRRIGAÇÃO: Por que criar um software para irrigação?
Quando a AuE começou o processo de internacionalização, nos deparamos com países como Portugal e Espanha onde o poder público criou leis específicas para que um jardim só possa ser construído em conjunto com o projeto de irrigação e drenagem. Obviamente, a lei só tem utilidade se o poder público realmente avaliar o custo urbano e a disponibilidade de fornecer a água necessária para o empreendimento.
Nestes cenários, o profissional de paisagismo deve saber bastante sobre irrigação, em muitos casos ele mesmo deveria fazer o projeto, ou pelo menos, entender toda a problemática envolvida.
A visão da AuE sempre foi integrar os diversos sistemas que desenvolve para que profissionais e empresas, que atuam em várias áreas da cadeia do paisagismo, possam obter mais com os programas.
O programa de irrigação da AuE é integrado aos programas de paisagismo da AuE, então o projetista de irrigação consegue “clicar” numa planta e descobrir qual espécie, características físicas para descobrir a necessidade hídrica e, por outro lado, o projetista de paisagismo consegue “clicar” nos itens de irrigação e descobrir suas características, verificar a interferência da irrigação no jardim. Fica mais fácil fazer os dois projetos com ferramentas integradas.
Na construção civil, hoje se fala muito em BIM que, a grosso modo, significa colocar informação no desenho, ou tornar um desenho efetivamente um projeto. No caso do paisagismo e irrigação os programas da AuE aplicam o conceito de BIM no dia-a-dia dos profissionais, ou seja, no final do projeto é possível obter com “um clique” os quantitativos, orçamento, relatórios e jogar as informações no programa de gestão de implantação e manutenção.
AueIRRIGAÇÃO: Quais as vantagens de usar a irrigação automatizada?
Acho que o principal é sair do empirismo e ir para a engenharia e a metodologia científica. Todo dia agradeço que a nossa medicina já fez esta transição do empirismo para a ciência.
Do ponto de vista urbano, é preciso saber quanta água meu jardim consome, para calcular quanta água minha casa precisa receber do sistema público. Uma pessoa com uma mangueira molhando as plantas não permite isto.
Obviamente, com a evolução da nossa sociedade, os serviços estão cada vez mais caros, pagar uma pessoa para segurar uma mangueira parece mais uma solução da época da escravidão, onde o trabalho humano não tinha lá grande valor, algo não condizente com uma sociedade moderna.
AueIRRIGAÇÃO: Como é o sistema de treinamento oferecido pela empresa para os usuários dos softwares?
A AuE atua em um território imenso, temos clientes em toda a América Latina, vários países da África, da Europa, Estados Unidos e até alguns países da Ásia. Sempre foi um desafio levar conhecimento a todos os clientes espalhados por aí.
Hoje, temos treinamentos presenciais, temos montado turmas presenciais em média a cada 3 meses em cidades diversas.
Possuímos um sistema de treinamento à distância EAD, onde o aluno entra no site e acessa conteúdo escrito e videoaulas, faz exercícios e conta com um tutor para corrigir e auxiliar.
Uma novidade que introduzimos, no ano passado, foram os cursos de turma por videoconferência, estes cursos tentam aproveitar o melhor dos dois modelos. Você assiste o curso no conforto da sua casa, porém ao vivo com um instrutor respondendo imediatamente dúvidas, unidos pela internet.
Mas, quem opta por adotar nossas tecnologias pode também abrir mão de qualquer treinamento e usar nossa documentação online para adquirir o conhecimento nos programas. Por exemplo, temos uma wiki de suporte (http://auesoftware.com/wiki) temos as matérias técnicas nas revistas de paisagismo e nesta de irrigação (http://auepaisagismo.com e http://aueirrigacao.com) além de nosso canal no Youtube. Tudo isto complementado por um serviço de atendimento de suporte técnico, por telefone e/ou chat .
AueIRRIGAÇÃO: Existe previsão de atualização dos softwares? E de novos produtos?
Muitas vezes as pessoas não percebem, mas o suporte técnico envolve além de explicações e tira-dúvidas, uma manutenção no código dos programas. Temos publicado mensalmente novos “updates” para download para nossos clientes, com isto os programas estão sendo atualizados constantemente. Tanto com correções quanto com melhorias.
Por outro lado, também atualizamos mensalmente o banco de dados dos programas, em fevereiro deste ano, por exemplo, revisamos a maior parte do banco de dados de irrigação incluso no programa. Também temos incluídos produtos de outros fabricantes que não fazem parte da instalação inicial do programa.
Todos estes serviços de atualização, são constantes e fazem parte do serviço do software.
Mas, sim, estamos desenvolvendo a nova versão dos programas, que deve ser chamada AuE LandOFFICE 2021. Nosso setor de suporte e de sucesso do cliente está sempre anotando e levando para a equipe de desenvolvimento as demandas dos clientes. Neste momento estamos mobilizando o TI para levar novidades maiores aos programas.
Ainda não temos previsão de lançamento, nosso plano é concluir o projeto ainda em 2020, mas é sempre um desafio muito grande rever e avançar com todos os 6 programas (AutoLANDSCAPE, PhotoLANDSCAPE, CalclLANDSCAPE, VisualPLAN, HydroLANDSCAPE e LandMANAGER) que fazem parte do nosso LandOFFICE. Normalmente, mobilizamos a equipe por dois anos para concluir uma nova versão, são infinitos detalhes que compõem cada programa.
Veja que só para revisar a documentação completa do sistema, com wiki e cursos EAD, teremos pessoas mobilizadas por, pelo menos, 6 meses após o TI finalizar as interfaces dos programas na nova versão.
AueIRRIGAÇÃO: O que representa para você, Guilherme Motta de Oliveira, a criação da revista AuEIrrigacao.com, este canal de contato e informação com os seus clientes-usuários dos Softwares?
Cada passo dado pela pela AuE Software é uma conquista, resultado de trabalho de toda uma equipe cujo único objetivo é atender nossos usuários com informações atualizadas, participando e promovendo o sucesso dos profissionais que nos escolheram e em nós confiam!
Comunicação é fundamental, este espaço é importante para o mercado, oferece conteúdo gratuito aos profissionais, permite troca de informações, divulgação de iniciativas. Acredito que nós que atuamos neste mercado temos de valorizar a profissionalização e o desenvolvimento dos diversos “players” que atuam em toda cadeia produtiva.
Ainda temos mais um complicador porque, além da revista aueirrigacao.com com conteúdo em português, estamos criando também a revista aueriego.com, com conteúdo semelhante mas em espanhol e voltada para o público dos outros países de nossa América Latina.
Espero que você, leitor, goste e aproveite o conteúdo. Esperamos críticas e sugestões, de forma alguma esperamos por omissão.
Obrigado e sucesso!
Entrevista para a TV Bandeirantes:
Veja também:
David R. Santos, da DS Projetos e Serviços de Brasília, e a sua experiência na área de irrigação
Anterior Próximo