David R. Santos, da DS Projetos e Serviços de Brasília, e a sua experiência na área de irrigação
Autor: Regina Motta - Data: 02/03/2020
Estamos iniciando este novo canal de contato e divulgação, a Revista AueIrrigação, a pedido de nossos clientes.
Temos o prazer de apresentar aos nossos leitores David R. Santos, da DS Projetos e Serviços de Brasília, que vai nos contar a sua experiência na área de irrigação. Aproveitem a sua experiência!
AueIrrigação - Como começou o seu interesse pela área de irrigação? O que o levou à decisão de escolher este caminho tão necessário à qualidade de vida das pessoas e ao bem do Planeta em que vivemos?
A irrigação começou a fazer parte de minha vida desde a infância, eu vim de família de agricultores, onde era cultivado alho irrigado. Nesta época não tinha noção de técnicas de irrigação. Comecei a interessar e buscar conhecimento nesta área no momento em que tecnologias começaram a substituir velhas práticas e os resultados destas tecnologias trouxeram muitos benefícios.
AueIrrigação: Qual é a sua empresa? Gostaríamos de conhecer um pouco de seu trabalho.
Minha empresa se chama DS Projetos e Serviços Ltda. Hoje trabalhamos com sistema de irrigação automatizada para paisagismo e também irrigação agrícola, com foco maior na irrigação de paisagismo. Oferecemos aos nossos clientes projetos variados de acordo com cada necessidade, deste a pequenos vasos até grandes áreas. Atuamos o redimensionamento, manutenção corretiva, adequação de projetos, projetos de irrigação para construtoras e obras públicas.
Fazenda Vianopolis GO
AueIrrigação - Houve dificuldades no início? Quais foram? Como as venceu?
Para quem está acostumado a fazer projetos de irrigação no Auto Cad e planilhas de excel, mudar para outro formato não está sendo fácil. Ainda tenho muito que aprender, mas confesso que está valendo apena.
AueIrrigação – O que mudou em seu trabalho com o uso do HydroLANDSCAPE? Como era antes de usá-lo?
Hoje, com o HydroLANDSCAPE, ofereço aos nossos clientes projetos padronizados e com muito profissionalismo, uma vez que a apresentação de um projeto bem feito já elimina boa parte dos concorrentes, o que, na prática, significa mais contratos assinados. Antes deste software, não havia diferença entre os meus concorrentes, e o cliente sempre optava pelo projeto mais barato.
AueIrrigação - Como vender seu projeto de irrigação?
Nossos trabalhos chegam até nossos clientes, em grande parte por indicação, depois chega através de anúncios e, por último, pelas redes sociais.
AueIrrigação - Como cobrar? Pelo projeto e ou pela manutenção?
A cobrança de projeto, para nós, não tem fórmula, depende muito de cada situação: da distância, do grau de detalhamento da área, do número de profissionais envolvidos e, também, se o contratante exige registro no órgão competente (CREA). A cobrança na manutenção, é feita da seguinte forma: valor pela visita, valor das peças, tempo de execução e garantias exigidas.
AueIrrigação - Como divulga seu trabalho e o valor que ele tem na casa/condominio?
Nosso trabalho é divulgado basicamente em um site de divulgação, mas a melhor divulgação é a antiga “ boca a boca” ou seja por indicação. Nos condomínios e casas onde atuamos, temos o papel fundamental na contribuição do bem estar dos moradores, o verde significa qualidade de vida, descanso.
Balão Aereoporto de Brasília
AueIrrigação - Onde divulga? Qual melhor midia?
Temos um site de divulgação, que coloca o nome da Ds Projetos em sites de busca, como google, por exemplo. Estamos iniciando, para este ano, uma divulgação no Instagram, mas ainda em fase de implantação.
AueIrrigação - Como faz manutenção?
Nossa manutenção é feita por contrato com um número de visitas estipuladas por mês, e também por solicitação do cliente. Neste último, é agendada uma visita, um técnico vai até o cliente, faz levantamento do que precisa ser feito e apresenta uma proposta orçamentaria ao cliente.
AueIrrigação - Como é a formação da sua equipe? E o treinamento?
Hoje, nossa equipe e formada por um tecnólogo especializado em sistemas de irrigação, um projetista desenhista em cad, mais duas equipes de campo atendendo novas instalações e manutenções.
AueIrrigação: Como explica ao cliente o valor do projeto de irrigação considerando seus beneficios? Economia de água... Sustentabilidade do planeta.
Normalmente, para explicar valores de projetos de irrigação, faço comparações aos investimentos feitos na casa, nas plantas de paisagismo, no tipo de moveis do jardim, economia de água versus eficiência da agua aplicada . Isso leva o cliente a pensar que investimento em irrigação é o menor e tem um grande resultado.
AueIrrigação: Como é a relação com o projeto de irrigação e o anteprojeto da residencia e do paisagismo?
Quando o cliente apresenta projeto de paisagismo, o projeto de irrigação é desenvolvido a partir dele, se não tiver o projeto de paisagismo geralmente faz-se um levantamento da área a ser irrigada com os detalhes da jardinagem.
AueIrrigação: Comente a importância de pensar no projeto de irrigação antes da execução do jardim, por exemplo.
Quando se planeja uma irrigação, antes ou junto com o paisagismo, isso lhe assegura que o gramado não sofra com perfurações de valas, com pisoteio por parte dos instaladores e também evita perdas de plantas, caso a região esteja fora do período chuvoso.
Montagem área pública
Veja o projeto de irrigação em Pirenópolis:
Projeto de irrigação
Veja também:
Paisagismo e irrigação automatizada
Entrevista com Guilherme Motta - CEP da AuE Software fala sobre irrigação.
Anterior Próximo