Leandro Arantes fala sobre sua atuação e percepção do mercado de Irrigação

Autor: Letícia Costa - Data: 22/07/2022

O entrevistado desse mês é o Técnico em Agropecuária e Gestor Ambiental Leandro Arantes Cury. Para isso, saberemos mais a respeito da atuação da sua empresa Monte Gotas, além do seu modo de pensar em relação ao mercado de Irrigação.

Aue Irrigação: Para iniciarmos o nosso bate papo, gostaríamos que você falasse sobre você e o seu setor de atuação.
Me chamo Leandro, tenho 42 anos e sou natural de Monte Alegre de Minas. De modo profissional, tenho formação técnica em Agropecuária e sou Gestor Ambiental e, atualmente, atuo no ramo de Sistema de Irrigação.

Aue Irrigação: Como foi o seu direcionamento profissional?
Logo após ter concluído o curso, trabalhei na parte de consultoria na cooperativa durante 10 anos - sempre direcionando para o lado de sistemas de irrigação. Assim, essa área sempre despertou o meu interesse e com isso comecei a fazer projeto, juntei com outras pessoas para fazer a mão de obra e abrir loja.

Aue Irrigação: Como sua empresa surgiu? Diga mais a respeito dela.
Minha empresa surgiu através da consultoria. Diante disso, fomos ficando cada vez mais envolvidos com os produtos e os serviços. A princípio, fazíamos apenas os projetos e, devido a falta de material e de mão de obra para montar, ficamos nos envolvendo. Então, contratei profissionais, treinei-os para fazer as montagens e logo criei a loja para ter os materiais que iriam nos atender.

Aue Irrigação: Como funciona a manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos? Quais outros serviços a empresa oferece?
Temos a manutenção preventiva, que é basicamente a limpeza do sistema, e a manutenção corretiva, que na maioria dos casos acontece por algum erro humano (ou animal, trator, etc) em decorrência de um esbarro qualquer. Em relação à loja, pode-se dizer que ela é voltada, principalmente, para sistemas de irrigação. Dessa forma, trabalhamos com aspersão, microaspersão, gotejamento, irrigação de pastagens, jardins, entre outros.

Aue Irrigação: Ao seu ver, o que devemos levar em consideração em um projeto de irrigação?
Inicialmente, a primeira coisa que devemos analisar é a água e sua disponibilidade. Posteriormente, é importante observar a topografia do solo, sua fertilidade e capacidade de absorção da água. Isto é, há vários fatores técnicos que precisamos examinar em um projeto de irrigação.

Sistema de Irrigação por Leandro Arantes



Aue Irrigação: Qual é a sua visão em relação ao cenário de irrigação em Monte Alegre de Minas?
De maneira prévia, é um cenário bom e favorável em razão da agropecuária ser forte na região e possuir muito produtor de leite e, especialmente hoje, partindo para o lado de jardim, o pessoal está começando a se atentar para isso aqui.

Aue Irrigação: Com qual(is) tipo(s) de irrigação você trabalha?
Nós trabalhamos com irrigação de aspersão, microaspersão e gotejamento. Todavia, de forma ampla, a gente atua em fazendas com irrigação de aspersão, especialmente, em pastagens. Além disso, temos micro aspersão e gotejamento em laranja, gotejamento em café e micro aspersão em abacate, por exemplo. Em se tratando das cidades, temos a questão do jardim, porém já montamos irrigação em estufas e, atualmente, existem pessoas montando barracão para gado de leite, então estamos fazendo o sistema de resfriamento antes da ordenha.

Aue Irrigação: O que você pode nos dizer a partir da sua experiência no mercado de irrigação?
No meu ponto de vista, o mercado de irrigação é bastante promissor visto que perante as mudanças climáticas, pode-se afirmar que só não irriga quem não tem água mesmo.

Aue Irrigação: Conte-nos um pouco sobre algum trabalho que a sua empresa executou. Além disso, quais ferramentas você e sua equipe utilizaram?
Temos vários trabalhos executados. Dessa maneira, vai desde a aspersão que usamos a retroescavadeira até o sistema de jardim que utilizamos a valetadeira manual. Assim, deve ter atenção no sistema de irrigação por ser um trabalho basicamente artesanal, por isso fazemos uso de vários tipos de ferramentas.

Aue Irrigação: Qual é a importância de priorizar o uso consciente da água em atividades agrícolas e pecuárias?
É primordial a consciência da utilização de água pois, se não houver um sistema bem dimensionado ou começar a gastar água mais do que o necessário, a situação pode ficar cada vez mais difícil. Ou seja, eu diria que é o pontapé inicial ter esse uso consciente.

Sistema de Irrigação por Leandro Arantes



Aue Irrigação: Por fim, o que você falaria a uma pessoa que deseja atuar nessa área?
Previamente, quem quer ou pensa em trabalhar nessa área, tem que correr atrás uma vez que não é fácil, principalmente a questão de mão de obra, em razão de ter que treinar e capacitar a equipe. Ademais, é imprescindível estar atento ao mercado porque a cada dia que passa tem produtos novos e mais tecnológicos, portanto, temos que nos manter atualizados além da prática, onde há muitos detalhes. Em suma, acredito ser um mercado de futuro.


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
2 + 2 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Leandro Arantes fala sobre sua atuação e percepção do mercado de Irrigação
Leandro Arantes fala sobre sua atuação e percepção do mercado de Irrigação

O Técnico em Agropecuária e Gestor Ambiental Leandro Arantes fala sobre a sua área de atuação, assim como a sua visão acerca do mercado de Irrigação.

Ensino
Demonstrações Comerciais Gratuitas AuE Software Julho de 2022
Demonstrações Comerciais Gratuitas AuE Software Julho de 2022

Confira quando acontecerão as demonstrações comerciais gratuitas de julho e venha aprender sobre paisagismo e irrigação!

Próximos turmas para cursos AuE Software
Próximos turmas para cursos AuE Software

Anunciamos a 3ª semana de cursos da Universidade AuE Software, agende-se!

Webinars AuE Software - aprendizagem gratuita
Webinars AuE Software - aprendizagem gratuita

Aprenda paisagismo! Com os Webinários da AuE, além de aprender como funciona nossos programas, você aprende como criar um projeto de paisagismo

Dicas técnicas
HydroLANDSCAPE 2022: Dicas para verificar o circuito hidráulico
HydroLANDSCAPE 2022: Dicas para verificar o circuito hidráulico

Aprenda como verificar erros no circuito hidráulico e como corrigir o desenho no CAD, para poder dimensionar seu projeto.

O desenho das conexões no HydroLANDSCAPE: como criar e como associar
O desenho das conexões no HydroLANDSCAPE: como criar e como associar

Veja neste artigo como escolher o desenho das conexões e como criar um novo desenho se for necessário.

Notícias
FIIB 2022 - Feira Internacional da Irrigação Brasil
FIIB 2022 - Feira Internacional da Irrigação Brasil

A maior feira de irrigação do Brasil está chegando! Saiba mais sobre o evento e temas que serão discutidos nesta edição.

EIRS 2022 - Expo Internacional de Riego Sustentable
EIRS 2022 - Expo Internacional de Riego Sustentable

A EIRS - Expo Internacional de Riego Sustentable aconteceu entre os dias 13 e 14 de julho no México. Conheça mais sobre o evento.

Quais são as vantagens de investir em um sistema de irrigação?
Quais são as vantagens de investir em um sistema de irrigação?

Considerando o cenário hodierno, é importante conhecer as vantagens de investir em um sistema de irrigação. Você sabe quais são?

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Irrigação Ano 3 No 28 / Junho de 2022

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Irrigação

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Riego Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1045

X

AuE Irrigação


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo de irrigação? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*