Lançamento da segunda edição do Atlas Irrigação
Autor: Isabela Silva - Data: 02/02/2021
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou no dia 26 de fevereiro, a segunda edição do Atlas Irrigação.
O Atlas conta com uma nova base técnica atualizada com informações para o acompanhamento e o planejamento da expansão do setor, contribuindo para a Política Nacional de Irrigação e para a Política Agrícola. A edição subsidia as tomadas de decisão com vistas ao desenvolvimento sustentável, sobretudo quanto à segurança hídrica para os usos multíplos.
Futuramente, esta base de dados será incorporada ao Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040, utilizado como instrumento norteador da Política Nacional de Recursos Hídricos.
Sobre o Atlas:
Elaborado entre 2018 e 2020, é referência sobre a agricultura irrigada brasileira. A segunda edição aponta que o Brasil tem 8,2 milhões de hectares equipados para irrigação e que esta área pode ter um incremento de 4,2 milhões de hectares até 2040. Isto equivale a 79% a mais em relação à área atual da irrigação com água de mananciais (64,5% ou 5,3 milhões de hectares). Os 35,5% restantes, pertencem às áreas fertirrigadas com água de reúso.
Embora tenhamos um potencial de expansão grande, equivalente a 55 milhões de hectares, foi constatado que não é possível irrigar mais áreas com segurança hídrica e produtiva devido às limitações na oferta de água,
Considerado o setor que mais utiliza água no país e no mundo, a irrigação é responsável por parte relevante da produção de alimentos, tendo 95% da área irrigada pertencente ao setor privado e os projetos públicos detentores dos 3,8% restantes.
Outro assunto trazido pelo Atlas são os detalhamentos dos 28 polos Nacionais de Agricultura Irrigada. Os polos estão espalhados pelas 5 regiões do país e são divididos em 3 grupos: arroz irrigado, pivôs centrais e outras tipologias.
O conteúdo desta edição foi desenvolvido com uma rede de parcerias: o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Agrosatélite Geotecnologia Aplicada, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).
Para acessar o conteúdo do Atlas Irrigação, Clique aqui
Confira a animação sobre o Atlas Irrigação:
Veja Também:
Retrospectiva da Revista Aueirrigação em 2020
Seleção de emissores e as vantagens da irrigação de baixo volume
HydroLANDSCAPE: Como preencher uma área irregular com aspersores
Anterior Próximo