Inauguração de área de experimento com gotejamento subterrâneo para culturas de grãos
Autor: Stéphanie Magalhães - Data: 13/04/2023
Foi inaugurada na semana passada (6 de abril), a Unidade de Referência em Manejo de Água (URMA), instalada nos campos experimentais do centro de pesquisa, em Planaltina (DF). A área que possui 2 ha irrigada por um sistema automatizado de gotejamento subterrâneo possibilitara a melhoria e o desenvolvimento de práticas agrícolas, como o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada, além de atender cultivos de soja, milho, feijão e outras culturas de rotação. Está parceria contara também com a capacitação de irrigantes em técnicas de irrigação e novas tecnologias, como por exemplo, a irrigação digital. Após os estudos e ajuste técnicos, os primeiros experimentos devem ser implantados em 2024.
Conforme Lineu Rodrigues, pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, a parceria com Netafim nasceu da necessidade de ofertar ferramentas, métodos e instrumentos que possibilitam maior confiabilidade e facilidade no manejo da irrigação.
O mesmo salienta que a implementação da URMA possui o objetivo de avaliar o desempenho do sistema de gotejamento subterrâneo, gerar coeficientes técnicos de irrigação para as principais culturas do Bioma Cerrado, adaptar, avaliar e desenvolver técnicas de manejo de irrigação e avaliar os modelos e sensores de manejo de irrigação.
O Bioma Cerrado, onde o centro de pesquisa atua gerando soluções tecnológicas, é a região que deve ter maior expansão agropecuária nos próximos anos, além de representar mais de 60% da produção nacional de alimentos, segundo o chefe da Unidade, Sebastião Pedro, que também não deixou de agradecer a Netafim pela parceria e confiança.
“Precisamos de tecnologias cada vez mais sustentáveis e economicamente viáveis para darmos respostas ao setor produtivo e a irrigação vai cumprir um grande papel nisso. Inauguramos hoje uma nova página da nossa história: vamos estudar e desenvolver novas tecnologias de irrigação dentro da Embrapa Cerrados, talvez o centro que mais contribuiu para o desenvolvimento do Cerrado ao longo dos últimos 50 anos. Esperamos gerar indicadores, coeficientes técnicos, e análises econômicas para escalar essa e outras tecnologias”, afirmou.
Para Ricardo Almeida, presidente da Netafim no Mercosul, “O que trazemos de novo é a possibilidade de fazer um complemento às duas tecnologias, permitindo a irrigação em área total, com uma única data de plantio, tratos culturais e colheita. A URMA é uma plataforma que permitirá pesquisas para dar respostas a dores dos produtores”.
Por fim, os resultados dos estudos servirão de base para o desenvolvimento de protocolos, ferramentas e métodos de manejo de irrigação e fertirrigação por gotejamento subterrâneo. “Água e alimento são estratégicos e não há como produzir alimento sem água. Toda tecnologia que contribuía para aumentar a eficiência do uso da água é importante”, finalizou Lineu Rodrigues.
Veja também:
Fertirrigação: Utilizando fertilizantes em conjunto com o sistema de irrigação
José Neto fala sobre a Irrigar e os benefícios da irrigação automatizada
Nova proposta de projeto para armazenar mais água nos lençóis freáticos
Anterior Próximo