HydroLANDSCAPE: Inserindo mais de uma bomba no projeto de irrigação
Autor: Jéssica de Souza - Data: 13/08/2021
Na dica Técnica de HydroLANDSCAPE deste mês, vamos mostrar como funciona um projeto de irrigação com duas ou mais bombas.
Normalmente em um projeto de paisagismo, devido à área que ele possui, é necessário somente uma bomba, pois ela consegue suprir a pressão e vazão do sistema.
Em projetos de grandes áreas como campos de futebol, paisagismo de jardim botânico, plantações agropecuárias necessitamos de mais bombas.
E como dimensionar a quantidade no projeto?
A princípio você divide a área em setores, insere os aspersores, válvulas, uma origem (bomba) marcando a opção “dimensionar depois” e faz a conexão.
Em seguida, cria os grupos em Diagramas, selecionando a bomba e as válvulas e aspersores que são ligados a ela. Por fim é somente Dimensionar para verificar se o projeto está ok. Ele irá acusar um problema na bomba, isto porque ela não foi dimensionada quando inserimos. O HydroLANDSCAPE vai te fornecer as informações necessárias para escolher uma bomba e trocar por aquela que já estava no projeto.
Pronto! Está criado o sistema de irrigação com, no caso do exemplo, duas bombas que irão suprir todo meu terreno.
A quantidade de bombas a ser usada depende do tamanho do terreno, dos locais que serão colocados no sistema de irrigação.
Veja também:
HydroLANDSCAPE - Como cadastrar Tubos PVC no banco de dados
HydroLANDSCAPE: Dica 5 de 5: Como é feito calculo de vazão em tubos gotejadores.
HydroLANDSCAPE - Selecionando aspersores sem setor
Anterior Próximo