Benefícios do controle de umidade do solo
Autor: Jéssica de Souza - Data: 12/08/2021
Fonte: Agrosmart
Umidade do solo é definida como a quantidade de água contida em uma porção do solo. Essa água não é totalmente absorvida pelas plantas, uma parte dela fica ligada às partículas do solo e as raízes não absorvem, e essa fixação chamamos de potencial de umidade do solo. Geralmente quanto mais argiloso é o solo mais água fica retida e quanto mais seco maior é a absorção. Com isso, a água que a planta irá absorver é essa diferença entre a quantidade máxima de água que tem no solo e o ponto em que a planta não extrai mais água dele. E através desse conhecimento podemos ter um melhor controle de umidade do solo e traçar um plano de irrigação.
Como medir a umidade do solo
A umidade do solo depende de diversos fatores como a precipitação, temperatura e consumo de água. Um bom controle de umidade ajuda no desenvolvimento da plantação.
Existem dois tipos de medição: direto e indireto. No direto é feita a coleta de uma amostra do solo e levado a um laboratório onde é feita a extração da água e usando o método gravimétrico se calcula a porcentagem de cada matéria. Já no indireto, sensores fazem a medição ao ser enterrados no solo, através de métodos como o tensiométrico, óptico, elétrico, condutividade térmica, entre outros. No tensiométrico, por exemplo, é indicado a tensão que a água encontra-se retida no solo através da curva de retenção, no tensiômetro de controle é verificado se o solo profundo ao redor das raízes está devidamente umedecido.
Método de medição direto. Fonte: ERG Engenharia
Método de medição indireto. Fonte: Irrigat
Na medição direta o tempo de retorno do resultado é mais demorado, por isso o mais usado é o indireto, que traz maior rapidez de dados, precisão, baixo custo, entre outros benefícios. Esses sensores precisam ser instalados em locais que mais representam o solo estudado, bem enterrados para ter o contato com o solo, verificar se necessitam de calibração.
Atuando para uma boa irrigação
Medidores de umidade do solo atuando em conjunto com medidores atmosféricos ajudam a identificar o melhor momento para irrigar a plantação e a quantidade de água necessária. Com isso, especialistas podem planejar de forma segura um sistema de irrigação automatizada.
Através do controle de umidade podemos saber também sobre a janela de manejo, evitando o tráfego de máquinas quando o solo está com a umidade excessiva podendo causar compactação e danos estruturais; e janela de semeadura, garantindo uma boa umidade para a germinação e desenvolvimento da plantação.
Em tempos onde se fala sobre a conservação da água do planeta e preservação da natureza, cuidar dos solos e evitar uso excessivo de água é de suma importância. O uso de equipamentos que auxiliam esse controle traz benefícios para o meio ambiente e para o bolso do agricultor.
Sistema com Medidor de Umidade do Solo e Atmosférico. Fonte: Canal Rural
Veja também:
Anterior Próximo