Do Plantio de Lúpulo a Irrigação: A História de dedicação de Reyler Araújo
Autor: Gabriella Turolla - Data: 11/08/2023

Foi no interior de Minas Gerais, mais especificamente no Município de Piumhi, que começou a incrível trajetória empreendedora de Reyler Araújo que se destaca como um exemplo inspirador de como a dedicação e a busca pelo conhecimento podem levar ao sucesso nos negócios. De uma necessidade pessoal de irrigação à criação de uma loja especializada, Reyler compartilha sua jornada marcada por desafios e conquistas.
Plantando as Sementes do Empreendimento
Reyler Araújo descreve sua entrada no mundo da irrigação como algo inesperado. Envolvido na plantação de lúpulo, ele percebeu a carência de opções de irrigação na área. Determinado a suprir essa necessidade, ele começou a pesquisar, mas se deparou com a falta de profissionais e materiais no mercado local.
Em parceria com seu irmão, Reyler enxergou uma oportunidade de preencher essa falta no mercado. A partir da demanda por sistemas de irrigação, a ideia de abrir uma loja especializada começou a ganhar forma. A vontade de transformar a dificuldade em oportunidade guiou os irmãos a mergulhar no negócio de materiais de irrigação.
Eu comecei a plantar lúpulo aqui na região e precisei de irrigação. Fui em busca de alguém que pudesse cumprir essa necessidade, mas praticamente não encontrei quem fizesse o projeto ou tivesse material.
Originada no interior de Minas Gerais, Sosten, é uma referência em sustentabilidade e inovação na irrigação.
Plantação de Lupulo de Reyler
Da Necessidade a Inovação
Com o crescimento do negócio ele sentiu a necessidade de oferecer produtos e serviços de excelência para seus clientes, Reyler investiu então no seu aprimoramento profissional. Fez cursos especializados em projetos de irrigação, incluindo técnicas avançadas de aspersão e gotejamento, o impulsionaram e permitiram que ele fornecesse soluções ainda mais eficazes.
Uma das chaves do sucesso da Sosten é a colaboração com importantes empresas do setor, como a Rain bird e a Irritec. Essas parcerias não apenas aprimoraram seu conhecimento, mas também permitiram a oferta de soluções de irrigação mais avançadas e eficientes para os clientes.
Durante minhas conversas com os consultores da Rain bird, surgiu uma pergunta: Será que há alguma maneira de simplificar o processo? Foi então que eles me apresentaram a AuE e o HydroLANDSCAPE. Ao perceber que o HydroLANDSCAPE era uma opção, levei em consideração o fato de ser um software brasileiro, o que me instigou com a possibilidade de contar com um suporte sólido e confiável para questões técnicas e dúvidas. Assim, motivado por essa recomendação, decidi entrar em contato com a AuE.
uma ferramenta que segundo ele, que melhorou seu fluxo de trabalho, otimizando a criação de projetos e proporcionando economia de tempo significativa.
Após começar a utilizar o programa, notei uma considerável redução no tempo necessário para concluir meus projetos, variando de três a cinco dias, dependendo da complexidade. Hoje em dia, em certos casos, consigo até elaborar dois ou três projetos em um único dia, desde que disponha do tempo necessário. Esse ganho de tempo foi uma vantagem significativa, assim como a funcionalidade da lista de materiais, que proporciona uma visão prévia do orçamento. Isso é particularmente útil, pois minha prática envolve apresentar um orçamento ao cliente, que então decide se deseja prosseguir com o projeto. Portanto, a criação desse primeiro projeto serve como uma base sólida para a avaliação do cliente e para a tomada de decisão.
Projeto de Reyler Araújo
Conhecimento Amplo é Necessário
O grande leque de opções de materiais de irrigação, aliado à falta de compreensão dos clientes sobre suas próprias necessidades, é um desafio enfrentado na loja. Reyler destaca a importância de não apenas vender produtos, mas também fornecer soluções personalizadas.
A maior dificuldade está em entender o problema do cliente. Porque muitas vezes o cliente não sabe te passar qual que é o problema por falta de conhecimento.
O profissional destaca ainda como a automação e o uso adequado de produtos de irrigação podem fazer a diferença. Ele demonstra o valor de projetos bem executados, não apenas economizando água, mas também promovendo economia financeira para seus clientes.
Projeto de Reyler Araújo
O começo de um novo capítulo
Atualmente, Reyler lidera a parte de projetos da empresa, enquanto seu irmão cuida das compras. Com três anos de atuação no mercado, a pretensão é daqui seis anos começar a dar lucro o qual ele possa viver apenas da loja sem precisar ter outro emprego.
A minha pretensão é ficar "full time" por conta da loja, é que daqui a 6 á 7 anos eu possa estar dedicando o tempo integral para a irrigação com os projetos. Na parte de execução também, a gente pretende entrar também na parte de execução, então a gente está pegando esse know-how, esse feeling de projeto e de materiais para chegar bem na parte de execução.
Na parte agrícola a Sosten hoje é voltada para o pequeno e médio agricultor, segundo o profissional de irrigação, esse é um nicho que não é atendido pelas grandes empresas, já que as grandes fabricantes não tem tempo para se dedicar a projetos pequenos.
A gente viu que os grandes fabricantes, não é que eles não dão atenção, eles não têm tempo pra poder atender o pequeno produtor com pequenos projetos, e foi que aconteceu no meu caso com o Lúpulo
explica Reyler sobre a dificuldade que encontrou sendo pequeno produtor.
Compromisso com a Sustentabilidade
Reyler é defensor da conservação ambiental, ele ressalta como a eficiência da irrigação não apenas beneficia os clientes financeiramente, mas também contribui para a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade do meio ambiente. O profissional enfatiza como projetos bem planejados ajudam a otimizar o uso da água, contribuindo para a conservação e o uso sustentável desse recurso valioso.
Cuidar do meio ambiente é parte da nossa busca como projetista, como lojista e como produtor rural também
Foco no Futuro
Olhando para o futuro, Reyler não apenas espera expandir a Sosten, mas também aspira a compartilhar seu conhecimento através de cursos e treinamentos. Seu objetivo é capacitar outros profissionais e fomentar uma mentalidade de inovação e responsabilidade ambiental.
A nossa aposta, é que as próximas gerações de produtores, de pequenos produtores rurais, que são de jovens que terão um pouco mais de paciência , abertura para a tecnologia, para a automação. E aí, com essa abertura, busca-se o aprendizado. E buscando esse aprendizado, começa-se a fazer projetos mais adequados para irrigação.
Projeto de Reyler Araújo
assista a entrevista completa:
Veja também
* Orgulho e trabalho duro: Mateus Gonçalves fala sobre constante expansão da DM Irrigação
* Mauro Ádrian Cali: do campus para o campo - uma conversa desde a faculdade
* Douglas Canhete: da irrigação agrícola a jardins - as várias camadas de um trabalho bem feito.

Anterior Próximo