Dimensionar a lâmina d´água: Parte 3 - Os 5 estágios de desenvolvimento da cultura
Autor: Ívena Carlos Passarella - Data: 09/06/2020
Estágios de desenvolvimento vegetal
Na fase do desenvolvimento das culturas, deve ser adotado práticas de manejo e cuidados a partir da germinação e emergência das plantas na lavoura, o que inclui as etapas de desenvolvimento vegetativo, florescimento, ponto de maturidade fisiológica até a colheita. O ambiente deve ser favorável à planta fornecendo estruturas como água, temperatura e luz, também deve ser feito controle de pragas e doenças, e plantas espontâneas. A tabela a seguir mostra os 5 estágios de desenvolvimento vegetativo da planta.
10% do desenvolvimento vegetativo (inicial ou de estabelecimento)
O período crítico de estabelecimento da planta vai da germinação até o estabelecimento do sistema radicular. Após o processo de germinação, vem o estádio vegetativo, e a planta irá começar a emergir, sendo bem suscetível a fatores de estresse, pragas e doenças. A figura a seguir mostra a emergência da planta após sua germinação, sendo perceptível a vulnerabilidade aos fatores externos, principalmente as plântulas 3 e 4 que estão em desenvolvimento. A fase de estabelecimento das plantas é de fundamental importância para obtenção de elevados rendimentos de grãos, pois, determinará o número de plantas por área e a formação do dossel compostos pelas folhas e ramificações do caule.
80% do desenvolvimento vegetativo ( de crescimento vegetativo rápido)
Este período é compreendido pela emissão das folhas ao longo do caule. O caule possui nós e em cada um há uma gema axilar meristemática, como mostra a figura a seguir, que pode ficar dormente ou originar flores, grãos, e ramos. O número de ramos laterais varia de acordo com o cultivar, nutrição, espaçamento entre plantas, disponibilidade de água, temperatura e radiação solar. É durante essa etapa que são determinados importantes componentes do rendimento de grãos.
Florescimento ( estádio intermediário ou de pleno desenvolvimento vegetativo)
É o período compreendido entre a polinização e início da frutificação. O florescimento se inicia nos nós superiores do caule, com surgimento de flores nos demais nós do caule e dos ramos. Durante o florescimento ocorre acúmulo de matéria seca e nutrientes nas partes vegetativas (folhas, pecíolos ramos e raízes).
Ponto de maturidade fisiológica ( final do ciclo anual)
O ponto de maturidade fisiológica (PMF), é alcançado quando a semente atinge os valores máximos de massa seca, poder germinativo e vigor (Popinigis, 1985). Quando a semente chega neste ponto, ela não recebe mais os nutrientes da planta, e passa ter influência dos fatores externos. É o ponto mais indicado para a colheita, pois, a semente possui qualidade máxima, como representada na figura a seguir.
Colheita
Quando a semente atinge o ponto de maturidade fisiológica, ela já está pronta para ser colhida. Porém, nesta fase, a colheita mecânica é difícil, pois as plantas podem apresentar maiores quantidades de ramos e folhas verdes, e durante o processo elas podem sofrer danos.
Confira os 3 artigos sobre cálculos hidráulicos
1 de 3: Dimensionar a lâmina d´água: Parte 1 - Conceitos
2 de 3: Dimensionar a lâmina d´água: Parte 2 - Cálculos
3 de 3: Dimensionar a lâmina d´água: Parte 3 - Os 5 estágios de desenvolvimento da cultura
Anterior Próximo